RuneQuest em Promoção no RPG DriveThru

A licença da Mongoose para publicar o RPG RuneQuest está prestes a expirar. Até o final de novembro você pode comprar no RPG DriveThru qualquer título das linhas RuneQuest II e RuneQuest Classic com até 80% de desconto .

Confira:

RuneQuest II

Classic RuneQuest

Runequest clássico Capa

RuneQuest é RPG de fantasia lançado em 1978 pela Chaosium. Criado por Steve Perrin e ambientado no mundo mítico de Glorantha (Greg Stafford) RuneQuest alcançou rápida popularidade graças ao seu sistema de jogo, desenvolvido através de um sistema de porcentagem e de habilidades. Foi também um dos primeiros RPGs a romper com o sistema de classes originalmente estabelecido pelo Dungeons & Dragons.

Seu sistema serviu como base para diversos outros grandes RPGs publicados pela Chaosium, como Call of Cthulhu, Stormbringer, Pendragon, Nephilim e Elric!.

Runequest passa agora a ser publicado pela The Design Mechanism.

O Fim Esta Próximo – Munchkin Apocalypse

A Steve Jackson Games anunciou seu próximo core set para o jogo de cartas Munchkin – Munchkin Apocalypse.

Com lançamento previsto para 2012, Munchkin Apocalypse trará 168 novas cartas e será ambientado no fim dos tempos – um momento perfeito para subir de nível e roubar coisas das pessoas, afinal o mundo está caindo aos pedaços e você deve encontrar uma maneira de sobreviver.

Confira a apresentação de Munchkin Apocalypse:

É o fim do mundo!

Em Munchkin Apocalypse, todos os desastres naturais (e antinaturais) possíveis que podiam acontecer, aconteceram….

Você é um sobrevivente robusto em um mundo cheio de pessoas – e coisas – que querem matá-lo e tirar suas coisas. Então faça isso primeiro!

E que são todos estes selos correndo por aí? Eles não sabem que o mundo está prestes a acabar? Você realmente deveria manter um olho no sétimo deles…

Munchkin Apocalypse

Munchkin Apocalypse estará disponível no segundo semestre de 2012. O que deve lhe algumas semanas para jogá-lo antes que o mundo realmente acabe, isso se os Maias estiverem certos. . . 

Runewars: Banners of War

A Fantasy Flight Games lança nesta semana Banners of War, a primeira expansão para o jogo de construção de deck Runewars.

Com 120 novas cartas e mais de 50 miniaturas, Banners of War acrescenta novos níveis de estratégia e diplomacia ao jogo.

Confira a apresentação da nova série:

A guerra continua a assolar o continente de Terrinoth. As cidades livres mudam de mãos e tiranos sangram a terra exaurida com um número de mortos que não era visto desde as grandes guerras dos séculos passados. Cada nação sabe que não pode retardar a passagem do tempo, ou deixar os exércitos dos seus aliados sem ajuda. E acima de tudo, eles sabem que a guerra está longe de terminar …

Banners of War

Volte para as terras devastadas pela guerra de Terrinoth com Banners of War, uma emocionante expansão para Runewars! Com 8 novas de unidades – 2 para cada facção – você pode personalizar seus exércitos como nunca. Novas cartas de Desenvolvimento permitem que você atualize as suas unidades existentes e compre novas habilidades de facção, enquanto os Comandantes permitem que seus heróis mais valentes conduzam suas forças para a vitória.

A série apresenta novas cartas de Herói, Objetivo, Recompensa e Ordem, além de mais de 50 novas miniaturas, Banners of War acrescenta novos elementos no caminho daqueles que qeurem se tornar o governante de Terrinoth!

Banners-of-War-Componentes

The Mummy Online inicia Beta Teste

Uma boa notícia para os fãs de aventuras pulp. O MMO The Mummy Online abriu inscrições para o seu beta teste fechado. De acordo com a Bigpoint, o estúdio desenvolvedor do jogo, o MMO contará com campanhas PvE e PvP.

Após se inscrever, o jogo é iniciado com um nível tutorial, que termina com a escolha de sua fidelidade, como um Raider ou um Cultist. A partir daí seu personagem está livre para explorar os cenários do Mummy Online.

 anubis-the-mummy-online

Confira a apresentação do jogo:

Com tesouros e fortuna em jogo, esta é uma batalha épica da qual vale a pena se envolver. Inspirado na popular franquia de filmes, The Mummy on-line é um novo, dinamico e divertido RPG free-to-play.  

Na sequência dos eventos retratados em na franquia de filmes A Múmia, múmias e outros monstros foram libertados e vagam pelo nosso mundo. Você assume o papel de um Raider: em busca de riquezas e tesouro ou de um Cultist: buscando o domínio sobre poderes das trevas.

Faça aqui a sua inscrição para o The Mummy Online.

The mummy online

 

Strippers vs. Werewolves

Jeanette, zelosa proprietária de uma casa de striptease, acredita que clientes assassinados são ruins para os negócios, então após um “pequeno” incidente, ela ordena que o guarda-costas da casa de um sumiço no corpo. E a história deveria terminar aí, se o morto não fosse membro de uma sanguinária matilha de vingativos lobisomens.

Quando o corpo é descoberto, Jack Ferris, o charmoso líder dos lobisomens jura vingança e envia sua matilha a caça dos assassinos. Mal sabe ele que uma das strippers, Justice, é noiva de Scott, seu segundo em comando.

Strippers vs. Werewolves

Para piorar a situação, Scott morde Justice durante o calor do sexo e agora ela também pode estar infectada pela maldição da licantropia.

Adicione à esta mistura o lobisomem onanista Barker; o ocultista com baixa auto-estima Sinclair e um bando de mulheres bonitas com pouca roupa e você tem a receita perfeita para Strippers vs. Werewolves!

Agora fala sério…  Não tem como um filme com esse nome e essa sinopse ser ruim! Confira o trailer:

Valente – Primeiro Trailer da Nova Animação da Pixar

Após o decepcionante Carros 2 , a Pixar volta com uma história original, apresentando pela primeira vez uma protagonista feminina.

Valente (Brave), uma espécie de conto de fadas ambientada nas Terras Altas da Escócia. O filme tem estréia prevista para o 22 de junho de 2012.

Confira a sinopse e o trailer:

Desde os tempos antigos, histórias de batalhas épicas e lendas míticas são transmitidas de geração para geração através das misteriosas Terras Altas da Escócia.

Em “Brave”, um novo conto se une à tradição quando a corajosa Merida (voz de Kelly Macdonald) confronta a tradição, o destino e a mais feroz das bestas.

Mérida é uma das filhas do Rei Fergus (voz de Billy Connolly) e da Rainha Elinor (voz de Emma Thompson). 

Valente - Primeiro Trailer da Nova Animação da Pixar

Arqueiro habilidosa e determinada a trilhar seu próprio caminho, Merida desafia um antigo e sagrado costume dos ruidosos senhores daquelas  terras: o maciço Lorde MacGuffin (voz de Kevin McKidd), o mal-humorado Lorde Macintosh (voz de Craig Ferguson) e o briguento Senhor Dingwall (voz de Robbie Coltrane).

As ações de Merida lançam inadvertidamente o caos e a fúria no reino, e quando ela recorre a uma velha e excêntrica Bruxa (Julie Walters) a ajuda vem em forma de maldição. O perigo iminente força Merida a descobrir o significado da verdadeira coragem para que possa desfazer a terrível maldição antes que seja tarde demais.

Resenha de Conan, o Bárbaro (Livro)

Pela primeira vez, o público brasileiro terá a oportunidade de apreciar o único romance escrito por Robert E. Howard, criador do personagem Conan, o bárbaro. Neste livro, também são publicados três contos inéditos: “Além do Rio Negro”, “As negras noites de Zamboula” e “Os profetas do Círculo Negro”.

O leitor se deliciará com narrativas épicas, repletas de reviravoltas e de personagens complexos, guerreiros, batalhas espetaculares, piratas, monstros saídos dos golfos da noite, belas mulheres e feiticeiros, que irão hipnotizá-lo do início ao fim do livro.

Conheça as histórias que inspiraram gerações de leitores, escritores e roteiristas, e que também serviram de base para o filme Conan, o bárbaro.

Leitura obrigatória para apreciadores de literatura fantástica e do gênero espada & feitiçaria. Público-alvo: Apreciadores de cultura em geral e fãs de cinema e história em quadrinhos.

SOBRE O AUTOR Autor (1906-1936) é considerado um dos escritores mais brilhantes de sua geração, tendo criado dezenas de personagens conhecidos, sendo o pai indiscutível do gênero “espada & feitiçaria”.

Ao longo de sua carreira curta, porém prolífica, Howard escreveu histórias de aventura, terror, faroeste, ficção científica e erotismo, além das detetivescas, entre outras, mas foi com a criação de Conan, o bárbaro que seu nome se imortalizou.

Lançadas originalmente em revistas pulps norte-americanas, as histórias de Howard foram republicadas incontáveis vezes em mais de uma centena de países em todo o mundo, e hoje são consideradas um marco para a literatura fantástica, servindo de inspiração para os mais diversos escritores, desde J. R. R. Tolkien até George R. R. Martin.

Resenha de Conan, o Bárbaro

Logo nas primeiras páginas já se vê por que Robert Ervin Howard foi, talvez, o maior mestre da fantasia. Mesmo na ausência de Conan, é tudo tão fluente e cheio de ritmo, de filosofia mesclando com o fantástico, de vida. Um mundo imaginário toma forma como fosse real, e doeu no meu peito como no do antagonista a queda das torres púrpuras de Acheron, há 3 mil anos.

É impressionante como o autor criou um gênero, e foi tão imitado. Eis que, por exemplo, se fala neste romance da Mão Branca de Saruman… ops, da Mão Negra de Stygia. E a lista de obras que beberam da fonte de Howard ultrapassam a fronteira da fantasia: Conan se depara com uma vampira primordial em Khemi, na Stygia (Egito), chamada Akivasha. E Anne Rice (Crônicas Vampirescas) e sua Akasha.

As tramas e sub-tramas reservam boas surpresas, mesmo de início, um verdadeiro mundo hiboriano em que cão devora cão. E o Conan, mais velho e rei, é receoso como deveria, mas também impulsivo e temerário como um cimério.

Lendo, e acompanhando o repentino sucesso de Guerra dos Tronos por aqui, não consigo explicar o ostracismo dos escritos de Robert E. Howard no Brasil.

O estilo da trama se parece com o de Crônicas de Gelo e Fogo, porém com muito mais agilidade no desenrolar dos fatos, e contada de outra forma – enquanto Martin foca em diversos lados de um conflito, Howard se centra no rei que foi traído por diversos nobres e, enfeitiçado, incapaz de liderar suas tropas, viu seu reino ser invadido.

Frank Frazetta

É uma fuga alucinada e uma luta para recuperar sua posição. O mais incrível é que os escritos de Howard estão no domínio público (o autor se suicidou em 1936, aos 30 anos, somente 4 após criar o maior personagem da literatura fantástica), mas não há muita propaganda em cima deles, que estão entre o que há de melhor em tudo o que é importante numa litfan: bons personagens, surpresas, ambientação, conspirações, feitiçaria e seres mitológicos.

Conan foi construído em contos anacrônicos de sua vida como aventureiro, ladrão, mercenário e rei (o primeiro conto escrito é dele rei, já velho); neste romance, porém, a Era Hiboriana ganha muito em profundidade com a civilização perdida de Acheron e a descrição minuciosa do conflito entre Aquilônia e Nemédia, com os papéis de todos os estados envolvidos, e o jogo de interesses. E tudo sem Conan deixar de ser Conan (ousado, impulsivo, letal como uma lâmina e desconfiado como deve ser um rei), e sem perder a ação e a intensidade.

O romance “A Hora do Dragão” tem um desfecho satisfatório e poético, em certa medida, mas não é com ele que se encerra o livro. As três noveletas que se seguem se diferem muito entre si, e parecem apresentar o cimério em fases distintas de sua vida. Todas são violentas, cheias de ritmo e com conclusões agridoces, característica do estilo de Howard. Também são notórias por trazerem lugares inusitados da Era Hiboriana.

O livro, somado aos dois volumes já publicados pela Conrad há alguns anos, provavelmente terá tiragem limitada e se tornará item raro de colecionador. Um “corpus conanescum” que, embora bem conhecido e à disposição no estrangeiro, está à margem do mainstream no Brasil. Aos que apreciam uma boa literatura fantástica – com boas estórias, embasamento, maturidade e um mundo complexo e bem descrito -, a sugestão é que adquiram o mais rápido que puderem. Antes que se torne impossível.

Fantasy Flight Games – Lançamentos de Dezembro

No próximo mês a Fantasy Flight Games lança três novos títulos: o card game Cold War: CIA vs KGB, o jogo de tabuleiro Kingdoms e Forbidden Alchemy, a primeira expansão autônoma de Mansions of Madness.

Confira a apresentação dos jogos:

Cold War: CIA vs KGB coloca dois jogadores no controle das maiores superpotências do mundo em uma época de medo. Neste tenso jogo de cartas de política, guerrilha e truques sujos, cada jogador deve estabelecer o domínio e superioridade da visão de mundo do seu país enquanto constrói sua própria visão do futuro.

Cold War: CIA vs KGB

Desenvolvido por Reiner Knizia, Kingdoms é um dinâmico jogo de tabuleiro em que 2-4 jogadores tentam espalhar sua influência e construir fortalezas maciças sobre todo o reino.

Ao construir de castelos nas regiões mais ricas, os jogadores colhem mais recompensas. Mas as regiões mais procuradas podem ser infestadas de dragões, trolls, ou outros perigos que podem roubar as riquezas do seu reino.

Publicado pela Fantasy Flight Games em 2002, Kingdoms foi atualizado em uma nova e abrangente versão, que apresenta detalhadas miniaturas de castelos, um conjunto de regras simplificadas e outras melhorias bem-vindas ao jogo.

Reiner knizia kingdoms

“Dentro de hospitais abandonados, laboratórios secretos e celas esquecidas, cientistas estão conduzindo experimentos depravados que vão arrastar a humanidade para beira do abismo. Apenas um pequeno grupo de investigadores pode descobrir a verdade e pôr fim a estes atos insanos antes que seja tarde demais…”

Forbidden Alchemy é uma expansão que adiciona ainda mais mistério e horror para Mansions of Madness com três novos contos de horror científico.

Aprimore seu jogo com novos pesquisadores, Trauma, Mythos, e Cartas de Combate, peças de tabuleiro, monstros, miniaturas, itens, pistas e obstáculos.

Forbidden-Alchemy

Novo Jogo de Tabuleiro: Arcanum

Em uma cidade medieval, dominada por  quatro casas nobres (uma para cada naipe do tarô), seremos chamados para jogar com o destino a fim de determinar qual delas terá maior prestígio. 

Arcanum Tarot Game

ElfinWerks lançará em dezembro Arcanum, um jogo de tabuleiro baseado nos clássicos baralhos de Tarot.

O foi desenvolvido por Andrea Chiarvesio (Kingsburg , Olympus) e Zizzi Pierlucca (??Caligula) e terá arte de Patrizio Evangelisti.

Os jogadores usam as cartas do Tarot para manipular as quatro casas que controlam a cidade, enquanto tentam ganhar o controle das demais  famílias.

Arcanum Cartas

Não foram revelados muitos detalhes sobre a jogabilidade de Arcanum, mas sua mecânica envolverá a escolha de cartas, que deverão ser designadas a uma pilha para aumentar secretamente a influência do jogador sobre uma facção, ou obter efeitos especiais concedidos abertamente pela carta.

O objetivo é ser capaz de atingir uma boa pontuação sem usar cartas demais e tentando entender as reais intenções dos adversários.

Arcanum Board Components

Divulgação: O Reino de Bundhamidão (FastPlay)

O Reino de Bundhamidão é um cenário de humor, digamos, turvo. Um mundo de fantasia sem muito amor próprio, repleto de bestas ferozes e raças não tão inteligentes. Neste mundo, onde os elementos clássicos da fantasia tradicional foram virados do avesso, a luta pela sobrevivência é intensa – e corriqueira – e os desastres costumam andar de mãos dadas com o humor negro e a falta de bom senso de seus habitantes.

Bundhamidao Logo

Venha conhecer as fazendas élficas de Váasphavas, o conglomerado urbano do Condado Devint-Ladhos e a mortal rede de túneis da Toca D’Ís-Koz. Aventure-se espalhando urucubacas, vendendo quinquilharias, contando piadas infames, cobrando impostos de devedores, batendo um papo com os deuses, e encurtando a própria vida nos arredores do mais bem humorado cenário nacional de RPG.

Encarne na pele de energúmenos, meio-energúmenos, troll-has, fardas e todas as demais raças café-com-leite da fantasia medieval. Conheça monstros bizarros, como o Golem de Papel Machè, o Bucéfalo Gigante, e o Elemental do Tabaco. Associe-se à organizações e grupos únicos, como o Totem Fumegante, a Ordem da Antítese e os Cavaleiros do Leão-de-Renda, dentre muitas outras.

E se depois destas propostas, você ainda preferir chafundar em outros mundos (Se é que existem outros!), eu e você vamos ter uma conversinha em particular lá no temível Beco da Bosta…

O Reino de Bundhamidão é uma obra de caráter duvidoso criado e desenvolvido por André Luis Mousinho da Costa e Silva e Matheus Bueno de Bueno Funfas (vide imagem abaixo).

Os Autores

OFastplay de O Reino de Bundhamidão visa apresentar aos jogadores a temática do jogo e uma parte do sistema de regras Perfil, desenvolvido exclusivamente para o cenário.

Ele também servirá como playtest, então, aqueles que jogarem (mestres), por favor encaminhe o questionário para nosso email. Além disso, e tão importante quanto, a RetroPunk vai cadastrar grupos para playtest do cenário completo. Interessados, também devem entrar em contato por email (só serão aceitos grupos que jogaram o fastplay e preencheram o questionário).

O Reino de Bundhamidão

Daemon Editora Se Renova Com Trevas: Campanha Épica

O mercado brasileiro dos role-playing games, ou RPGs, atingiu seu auge nos anos 90, mas nunca deixou de produzir cenários e regras para todos os gostos.

Prova disto é o lançamento do livro “Trevas: Campanha Épica”, pela Daemon Editora. Expandindo e renovando o cenário de Trevas, o suplemento apresenta regras para jogar com personagens épicos contra ameaças apocalípticas e diversas opções para conduzir as aventuras, sem definir um curso único para os eventos.

Escrito por Henrique Santos e Hatalibio Almeida, o livro aborda diversas mitologias e lendas sobre o fim do mundo e o destino da humanidade. O livro possui quase 200 páginas e inclui uma ilustração de Leonardo Lopes feita especialmente para o livro.

A venda do livro se dará através do site Loja de RPG.

Trevas: Campanha Épica

Velhos companheiros do fórum da Editora, Henrique e Hatalibio discutem sobre RPG e especialmente sobre os cenários que utilizam as regras da Daemon Editora (Trevas/Arkanun, Invasão, RPGQuest, Tormenta Daemon, Maytréia e Rebelião) desde que se conheceram virtualmente em 2006. Até o momento, todos os projetos que já conduziram juntos foram feitos à distância, sem nunca terem se encontrado pessoalmente.

A paixão dos dois autores pelo cenário é tamanha, que chegaram a produzir um filme-teaser como forma de chamar atenção na época para o conto “A Morte de Pyros”, personagem importante para os eventos do livro.

Título: Trevas: Campanha Épica

Autores: Hatalibio Almeida e Henrique Santos

Segmento: RPG

Editora: Daemon Editora

Capa: Renata Bressan

Download Grátis: Ancible Magazine # 12

A AKR Productions disponibilizou para download gratuito a nova edição da revista Ancible, especializada em jogos de Ficção Científica e Fantasia.

Confira os destaques desta edição:

– Review do jogo de tabuleiro Discworld: Anhk Morpork;

– Review do war-game WarGods

– Guia de Pintura de Miniaturas: Doctor Who;

– Cenário completo para o jogo de tabuleiro Incursion;

-E muito mais…

Faça aqui o download da Ancible # 12.

Ancible Magazine # 12

Magic: The Gathering – Dark Ascension

Dark Ascension (Ascensão das Trevas) será a segunda série do bloco Innistrad de Magic: the Gathering. A expansão dará continuidade ao clima sombrio do bloco e promete mais criaturas malignas e cartas cheias de más intenções.

A Wizards of the Coast anunciou programou os pré-lançamentos da série para 28-29 de Janeiro e o lançamento oficial para 03 de Fevereiro de 2012.

Dark Ascension tará 158 novas cartas e será disponibilizada através de Fat Packs, Booster Packs e Intro Packs.

Magic: The Gathering - Dark Ascension

Gerações de Cavernas & Dragões (Matéria Gazeta do Povo)

Materia Gazeta do Povo
Para Renan Nadalini, os RPGistas formam uma sociedade à parte

Pode até parecer coisa de nerd ou mesmo algo mais underground, mas o RPG – Role Playing Game, ou jogo de interpretação de personagens, em português – está mais presente na cultura pop do que se possa imaginar. Quem lê esse texto e nunca ouviu falar em O Senhor dos Anéis ou no game Diablo, que rogue a primeira maldição. Afinal, como algumas pessoas até agora talvez não suspeitassem, todos esses exemplos ou surgiram dos tabuleiros ou inspiraram a criação dos RPGs – leia mais nesta página. E por mais que a modernidade tenha engolido e digitalizado o formato tradicional desse divertimento, jogado por grupos de cerca de seis pessoas com dados e tabuleiro e em que as ações são centradas na interpretação de uma lista de personagens mitológicos, os amantes do gênero continuam firmes por aí.

Eles se dividem hoje em pessoas das mais diferentes gerações, que vão desde os que começaram nos anos 90 e não pararam mais, até os mais jovens, que carregam consigo a missão de manter viva a tradição do RPG. O biólogo Carlyle Sguassabia, de 38 anos, faz parte da primeira leva de jogadores de Curitiba, surgida há pelo menos 20 anos. Considerado um dos papas do gênero na cidade, Carlyle organiza o RPG Fest, evento anual para amantes dos tabuleiros, faz palestras sobre o tema em escolas locais e administra o blog Eu Gosto de Jogar (http://eugostodejogar.wordpress.com). Ele tem em casa uma coleção de mais de 500 livros de RPG, que comprou ao longo de 20 anos de paixão. “Um dos benefícios do RPG é que ele aumenta o gosto pela leitura. Além disso, o jogo incentiva o aprendizado de uma nova língua, já que grande parte dos livros é em inglês e não foi traduzida para o português.”

Pai de dois filhos – um de 17 anos e outro de 18 –, Carlyle conta que joga com os garotos desde que eles eram crianças, embora a preferência atual dos garotos seja pelos videogames. Por outro lado, ainda há jogadores que não trocam por nada o ato de imaginar os cenários e personagens pela tela do computador. Henrique Bevervanso Lensi, de 12, é um exemplo. O jovem, que conta não ser tão ligado nos jogos eletrônicos, ficou vidrado no RPG há dois anos, depois de aprender a jogar com o irmão, de 22. “Adoro histórias de fantasia e da Idade Média, então acabei me interessando por RPG. A galera da minha idade até sabe do que se trata o jogo, mas tem preconceito. Diz que é coisa de nerd. Só que eles não sabem o que estão perdendo”, brinca Henrique.

Bom momento

Mesmo com a presença maciça dos games entre os jovens, o analista de sistemas Helio Greca – integrante da turma das antigas do RPG em Curitiba –, acha que o jogo passa por um bom momento. “Temos mais títulos em português e editoras especializadas no Brasil. Há mais gente que sabe o que é o RPG e, consequentemente, mais jogadores. E a internet tem ajudado muito para isso”, avalia Helio, que de1994 a2001 administrou a loja Rocky Raccoon, direcionada para os amantes desse tipo de jogo, e que possui um blog só para esse público (https://raccoon.com.br).

Por algum tempo, a loja foi um dos pontos de encontro dos RPGistas da cidade, assim como a Gibiteca de Curitiba e a Itiban Comic Shop, lugares em que os jogadores se encontram até hoje. O estudante Renan Nadalini, de 19 anos, se mudou para a capital há um ano e meio, e tem o costume de frequentar a loja de quadrinhos. Para ele, os RPGistas compõem “quase uma sociedade à parte” e unida. “Quem gosta de RPG pode ser encontrado em eventos de cultura japonesa, como o Hana Matsuri, e até na rua, na sem querer, a partir de expressões e conversas típicas dos jogos.”

Games, séries e livros no centro do tabuleiro

O RPG é um jogo mais pop do que parece ser. Tanto que há muitos produtos por aí que têm tudo a ver com ele. Na televisão, o maior exemplo disso é o desenho animado Caverna do Dragão, que em sua versão em inglês tem o nome do precursor dos jogos do estilo, Dungeon & Dragons – o primeiro para tabuleiro. Mais recentemente, também na televisão, a série Game of Thrones, que segue o mesmo estilo de O Senhor dos Anéis, fez a cabeça dos loucos pelos enlatados norte-americanos, com seus seres fantásticos e cenários que remetem à Idade Média e ao RPG. Aliás, tanto Game of Thrones quanto O Senhor dos Anéis surgem a partir da literatura, arte que nutre e é fomentada também pelo jogo.

Entretanto, é nos videogames e jogos para PC que o gênero crava as suas garras com mais força. Além do já citado Diablo, que possui a mesma plataforma dos jogos com rolagem de dados e interpretação, há o game World Of Warcraft, que é igualmente muito famoso entre os aficionados pelo gênero. E o que ilustra essa popularidade do jogo é o recente lançamento oficial de sua versão em português para o mercado brasileiro, em julho deste ano. Um termômetro do sucesso que esse estilo de jogo faz entre os gamers daqui, sejam eles RPGistas ou não.

Jogue os dados

Criado na década de 1960, o RPG é um pouco mais complexo do que parece. Entenda alguns dos seus conceitos

RPG

Sigla para Role Playing Game, ou jogo de interpretação de personagens. Surgiu na década de 60, com o jogo Dungeon & Dragons (D&D), a partir de uma série de referências da literatura fantástica, como as obras de J. R. R. Tolkien (O Senhor dos Anéis) e Fritz Leiber, nas quais habitam magos, elfos e outros seres. Mais de 40 anos depois, há uma infinidade de estilos de RPG, que se inspiram na idade média, em mundos futuristas ou em seres como vampiros e lobisomens.

Cenários e personagens

O cenário do RPG é o mundo imaginário em que se passa o jogo – a Terra Média no caso de o Senhor dos Anéis, por exemplo. É dentro desse mundo que cada jogador movimenta o seu personagem – que tem características e habilidades próprias.

Mestre e campanhas

As aventuras interpretadas pelos jogadores são ditadas pelo mestre do jogo, que é responsável por conduzi-los pelo cenário e impor os desafios a serem enfrentados, como combates e obstáculos. Essas aventuras são conhecidas como campanhas.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo.

Download Grátis Dragon Age RPG – Faces of Thedas: Tallis

A Green Ronin dispobibilizou para download gratuíto o pdf Faces of Thedas: Tallis.

Como o nome sugere, Faces of Thedas: Tallis se concentra em Tallis, personagem interpretado por Felicia Day desde Dragon Age 2 – Mark of the Assassin e da web série Dragon Age: Redemption.

Faces of Thedas: Tallis

Além de estatísticas e sugestões sobre como usar a personagem, o PDF também inclui uma entrevista com Felicia Day falando sobre a personagem que ela ajudou a criar.

O PDF está disponível para download aqui.

Magic: The Gathering – Base de Jogadores Continua Crescendo

John Frascotti, diretor de Marketing da Hasbro, declarou durante o Hasbro Annual Investor Day que o volume de vendas do jogo de cartas Magic: The Gathering quase dobrou desde 2008 – e não mostra sinais de abrandamento. Este crescimento veio de duas fontes: a base de jogadores cresceu mais de 80% durante esse período e os gastos por jogador cresceram 16%.

Magic-Cards

Frascotti também falou sobre a natureza única dos consumidores de Magic. O jogador típico de Magic tem de 16 a 35 anos, é do sexo masculino e estudante do nível médio ou superior. Ele é familiarizado com tecnologia e se envolve com o jogo de várias maneiras: online, console, em lojas ou eventos competitivos.

 

A WotC tem alinhado com competência os formatos físicos e digitais dos produtos nos últimos anos. Frascotti falou sobre como esse processo tem acontecido a partir do ponto de vista da Hasbro:”Para os mais de 12 milhões de jogadores ao redor do mundo, Magic é mais do que um produto e mais do que apenas um jogo, é um estilo de vida. O período médio de consumo de um jogador de Magic é de mais de oito anos. E quanto mais engajados os consumidores de Magic se tornam … mais valor eles agregam para o nosso negócio enquanto eles migram sucessivamente para níveis mais profundos de envolvimento com experiências complementares, analógicas e digitais”.

Os 20 Melhores Jogos de Todos os Tempos

Baldur's Gate

Uma recente pesquisa realizada com 1.000 desenvolvedores de jogos concedeu ao Baldur Gate, da BioWare, o título de melhor jogo de todos os tempos. Em segundo e terceiro lugar vieram respectivamente Diablo e  Monkey Island.

A listagem abrange todos os gêneros de jogos, desde as aventuras aponte e clique até jogos de tiro primeira pessoa, e apresenta algumas surpresas e algumas exclusões (nenhum jogo da App Store).

Confira o ranking com os 20 melhores jogos:
1) Baldur’s Gate (série)
2) Diablo (série)
3) Monkey Island (série)
4) Shadow of the Colossus
5) Mass Effect (série)
6) Batman: Arkham Asylum
7) StarCraft
8) The Legend of Zelda
9) EverQuest
10) Devil May Cry
11) Tomb Raider (série)
12) BioShock
13) Metal Gear Solid
14) World of Warcraft
15) Deus Ex
16) Super Mario (série)
17) Call of Duty: Modern Warfare
18) Silent Hill
19) Assassin’s Creed
20) Dead Space

A pesquisa foi realizada pela rede The World Gaming Executive para a primeira edição da sua revista WGE.

Fundada a cerca de quatro anos, a rede já inclui mais de 30.000 membros, entre eles gigantes como a Blizzard, Apple, Virgin Games e Ubisoft.

Stan Lee Recebe Homenagem

Producers Guild of America vai premiar o ícone das histórias em quadrinhos Stan Lee com o Vanguard Award. O prêmio reconhece conquistas em novas mídias e tecnologia.

Durante a sua carreira na Marvel Comics Lee ajudou a criar super-heróis como Homem-Aranha, Incrível Hulk, X-Men, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e os Vingadores. Estes personagens foram transportados para livros, séries de televisão, vídeo-games, web series, shows da Broadway e alguns dos mais lucrativos filmes da última década.

Stan Lee

Lee co-fundou a POW! Entertainment em 2001 para desenvolver propriedades para múltiplas plataformas. Recentemente a POW! Se juntou ao Vuguru para produzir conteúdo digital original. “A visão criativa e imaginação de Stan Lee produziram alguns dos personagens mais amados e visualmente deslumbrante e aventuras da história“, declararam os co-presidentes da Producers Guild Awards, Paula Wagner e Michael Manheim, ao anunciar o prêmio nesta manhã.

Ele não só criou o conteúdo que estará para sempre em nossa cultura, mas continua a fazer progressos no domínio digital e das novas mídias, mantendo a indústria de quadrinhos renovada e emocionante. Suas realizações verdadeiramente englobam o espírito do Prêmio Vanguard e estamos orgulhosos por homenageá-lo.”

A cerimônia de entrega da premiação será realizada no dia 21 de Janeiro.

Novo Card Game: Panic Station

A Stronghold Games lançou nesta semana o jogo de cartas Panic Station.

Este é o primeiro jogo da linha Ally, uma série dedicada a projetos conjuntos com editoras parceiras da Stronghold fora dos EUA. Panic Station foi publicado originalmente pela holandesa White Goblin Games. David Ausloos, o desenvolvedor do jogo, incluiu um “traidor” infiltrado na versão americana do jogo.

Panic Station

Panic Station é um jogo cooperativo onde os participantes controlam dois personagens do Corpo de Extermínio, enviados pelo governo para investigar a presença de diabólicas formas de vida alienígena. Os jogadores movem tanto os seus Andróides quanto os seus Troopers através do tabuleiro, explorando e coletando equipamentos que irá ajudá-los a completar sua missão: encontrar e destruir o ninho Alienígena escondido em algum lugar nas profundezas deste lugar condenado. O jogador que destruir o ninho ganha o jogo – para os seres humanos.

Panic Station

No entanto, durante a partida um dos jogadores será infectado e se tornará um hospedeiro. Ele deve manter essa identidade em segredo, infectando o maior número possível de membros da equipe para ganhar aliados e impedir que os seres humanos de completar sua missão. Somente os jogadores que observarem atentamente o comportamento dos membros da equipe terão uma chance contra os infectados.

Panic Station está a venda aqui.

Locke & Key: The Guide To The Known Keys

A IDW Publishing liberou um preview Locke & Key: The Guide To The Known Keys.

Escrita por Joe Hill e ilustrada por Gabriel Rodriguez, Locke & Key conta a história de Tyler, Kinsey e Bode, que na tentativa de se recuperarem do drama causado pelo assassinato do pai, mudam-se para uma suspeita mansão na ilha de Lovecraft, em New England, Estados Unidos.

O local é repleto de intrigantes portas que fazem com que as pessoas que a cruzam sofram estranhas transformações de sexo, idade, raça e outros aspectos. Durante uma de suas brincadeiras com os irmãos, Bode descobre a existência de uma porta ainda mais excêntrica que conduz ao impossível e que deverá ser mantida fechada a todo custo, a despeito da vontade de desvendá-la.

The Guide To The Known Keys é uma edição única, ambientada no início de 1900. Como o título indica, ela apresentará um resumo sobre as novas chaves, além de levar alguma luz sobre a história mostrada na série.