Análise de Jogo: Thunderstone

Posted by:

Por séculos, os Cavaleiros da Destruição têm procurado os remanescentes das Thunderstones para cumprir uma antiga profecia de corrupção sobre as suas terras. Agora, a primeira Thunderstone foi descoberta nos calabouços de Grimhold e os Cavaleiros da Destruição enviaram os seus asseclas para reivindicar a relíquia.Os moradores de Barrowsdale estão convocando almas corajosas para enfrentar o calabouço e manter as Thunderstones fora das mãos dos Cavaleiros da Destruição.

Combata o mal nos calabouço de Grimhold para provar seu valor. Ganhe poderosos armamentos e níveis com novas e poderosas classes de heróis. Reivindique as melhores cartas e sobreviva para conquistar as Thunderstones.

thunderstone

Thunderstone é um card game não colacionável publicado pela Alderac Entertainment Group e  tem como tema a exploração dos Dungeons da vila de Grimhold.

Thunderstone, da mesma forma que Dominion, é um jogo de construção de Deck. Os jogadores competem para conquistar os cards que serão incluidos em um crescente conjunto, que será utilizado continuamente durante a partida.

O designer de Thunderstone, Mike Elliott, desenvolveu uma grande variedade de card games e jogos de miniaturas colecionáveis, como HeroClix, HecatombHarry Potter Trading Card Game.

Aspecto do Jogo:

O primeiro fator a chamar a atenção em Thunderstone é bela arte e layout dos cards, que não devem nada em relação aos melhores card game colecionáveis disponíveis no mercado.

O manual de regras poderia ser mais claro e possuir mais exemplos de jogo, mas ele cumpre bem a sua função e com a experimentação durante o jogo as regras acabam se tornando mais claras.

Game Play:

DoomgateThunderstone poderia facilmente ser definido como Dominion encontra Dungeons & Dragons.

Em Thunderstone você deve construir o seu deck no decorrer do jogo para adentrar nos calabouços, enfrentar monstros e conquistar pontos de vitória.

Isso traz uma série de desafios e criaturas diferentes, cada uma com características próprias. Algumas criaturas são imunes a ataques mágicos, outras só podem ser feridas através de combate físico e assim por diante. E somado a isto existe a necessidade de luz adicional para enfrentar as criaturas a medida que se avança no Dungeon.

Na Vila:

Você inicia o jogo com um conjunto de 21 cards, compostos de alimento, armas, tochas, e um grupo de meia dúzia de homens.

O deck de Dungeon é preenchido com 30 cards que contem três categorias selecionadas aleatoriamente de monstros – demônios, dragões, ou humanóides.

wrathNo terço final do deck de Dungeon é inserido aleatóriamente o card de Thunderstone, o objeto de sua missão. Como a peça do heliporto em Zombies!!! este card representa o final temático do jogo.

Três criaturas são reveladas e representam os monstros errantes que serão encontrados nos três primeiros níveis do Dungeon.

A vila é populada com quatro classes de personagens selecionados aleatoriamente, como clérigos, magos e rangers.

Existem três níveis de cada classe e vários heróis de todos os níveis. No início do jogo, como a sua reputação ainda é baixa, você só será capaz de recrutar heróis de primeiro nível. Conforme o jogo avança e você vai ganhando experiência e seu nível é incrementado, você se torna capaz de recrutar heróis com níveis mais altos.

A vila contém ainda cartas básicas que serão comuns a todos os jogadores, como equipamentos, armas, magias e mercenários que podem lhe ajudar em sua busca para encontrar as Thunderstone. Alguns destes cards vão ajudá-lo a ganhar vantagem no Dungeon, enquanto outros vão ajudá-lo na vila em sí.

As criaturas derrotadas no Dungeon tem um determinado valor em ouro. Quando você retorna para a vila e revela estes cards, eles geram um total em ouro, e com ele você pode adquirir armas, itens, magias, ou heróis.

Quando os cards da sua pilha de personagens acabam, você deve re-embaralhar sua pilha de descarte para iniciar uma nova pilha de personagens.

Thunderstone possui diversas mecânicas de jogo para remover permanentemente cards de seu deck. Como existem algumas cartas que provocam penalidades permanentes, ou que se tornam inúteis no decorrer do jogo, este recurso acaba sendo bastante útil.

No Dungeon:

Após reunir um numero suficiente de cards de personagens, preparados com suas armas e tochas, é hora de se aventurar na exploração do Dungeon.

A maioria dos cards não tem utilidade na Vila e vão gerar bônus de ataque ou algum tipo de iluminação no Dungeon.

As criaturas tem um determinado número de pontos de vida. Se a sua pontuação de ataque for igual ou superior aos pontos de vida da criatura, você pode matá-la.

Quando uma criatura do Dungeon é derrotada, outros monstros avançam para assumir a sua posição. Como resultado, geralmente existem três criaturas para você enfrentar a qualquer momento.

Como com as compras na Vila, criaturas derrotadas são adicionados à pilha de descarte do seu Deck, tornando-se uma parte regular de sua futura pilha de compra.

A maioria das criaturas derrotadas gera um determinado valor em ouro e em experiência, além dos pontos de vitória. O jogador com mais pontos de vitória ao final do jogo, é o vencedor.

Como a maioria dos cards de criatura não vão ajudá-lo na Vila ou em futuros combates no Dungeon, as vitórias tornam-se um processo de auto-limitação. Ter uma mão cheio de criaturas mortas, não vai gerar os recursos necessários para derrotar outras criaturas no Dungeon.

Como estas criaturas geram ouro, você terá que usar estes recursos para comprar mais e melhores cards na vila. Com isso se garante que os cards comprados sejam suficientes para que você saia vitorioso nos combates no Dungeon.

Um ponto interessante em Thunderstone é a mecânica de jogo referente a luz no Dungeon. Quanto mais você se aprofunda no Dungeon, mais escuro ele se torna, e conseqüentemente é mais difícil de se enxergar as criaturas com que você esta lutando.

Isso se traduz em reduções nos valor de ataque, que podem ser compensadas gerando iluminação suficiente no Dungeon.

Conclusão:

Considero Thunderstone mais divertido que Dominion, tanto pelo tema quanto pela maior interatividade que ele proporciona.

O preço recomendado pelo fabricante é de US$39,99, bastante justo por um jogo com 530 cards (quanto custa um deck de magic com 60 cards?), mas já pode ser encontrado por US$24,99 aqui.

Thunderstone é um ótimo investimento pois proporciona um grande valor de re-jogabilidade e possui uma sólida mecânica de jogo. Se você gosta de jogos com tema de fantasia e resolução de puzzles, esta certamente é uma boa opção.

Gostou deste Post? Dê a sua nota: http://www.rpg.blog.br/analise-de-jogo-thunderstone/48058

2
  Artigos Relacionados

Comments

Add a Comment