O venerável e clássico RPG Tunnels & Trolls está prestes a ganhar uma edição de luxo, publicada através de um Kikstarter lançado pela Flying Buffalo Games.
A nona encarnação do jogo terá, no mínimo, 200 páginas, com “novas regras, incluindo novas opções de criação de personagem, melhores métodos de desenvolvimento, novas raças jogáveis e novos personagens, como o Paragon, Especialista e e Cidadão”.
Para quem não sabe, Tunnels & Trolls é o segundo RPG mais antigo de todos os tempo, lançado poucos meses após o Dungeons & Dragons. O que torna este Kickstarter ainda mais interessante é o fato da equipe original do projeto, Ken St Andre, Liz Danforth e Bear Peters, terem unido forças mais uma vez para publicar esta nova edição.
O projeto atingiu e ultrapassou sua meta em poucos dias de financiamento coletivo. Rick Loomis, presidente da Flying Buffalo Games já anunciou que os livros e premiações serão entregue, na pior das hipóteses, em Agosto de 2013 – mas o plano é o novo Tunnels & Trolls esteja pronto até a Origins deste ano.
Num evento reservado a jornalistas convidados, a Nvidia apresentou o Shield, o “primeiro console portátil de games de plataforma aberta do mundo”. Sua aparência lembra um controle de Xbox 360 com tela embutida. Segundo a fabricante, o console oferece entre 5 e 10 horas de atividade contínua.
Seguindo a mesma linha do Ouya e do GameStick, o aparelho é controlado pelo SO Android, e como tal, tem acesso à loja de app do Google. Aliás, esse parece ser um dos pontos-chave da estratégia da Nvidia para entrar no mercado competitivo mercado dos videogames.
O CEO mundial da empresa, Jen-Hsun Huang fez questão de destacar: «o Shield é puro Android, trabalha com todos os padrões abertos».
O Shield tem um slot capaz de receber cartões de memória SD, mas o que chama a atenção é o seu processador Tegra Quad-Core e sua capacidade de interagir com a nuvem. Não apenas com a Google Play – o novo aparelho poderá fazer downloads de jogos exclusivos da Nividia, a partir da Tegra Zone Games, bem como aqueles desenvolvidos para PCs.
“Fomos inspirados por uma visão em que a ascensão das tecnologias móveis e em nuvem nos libertará de nossas caixas permitindo que joguemos em qualquer lugar, em qualquer tela”, disse Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia.
O Shield ainda é um protótipo e não tem data certa para chegar às lojas, mas causou impacto na plateia de jornalistas do evento.
Domo, o mascote do canal de TV japonesa NHK se tornou uma espécie de fenômeno cultural e agora pode ser encontrado em todos os lugares, dos videogames aos mangás e bichinhos de pelúcia.
Criado em 1998 durante o aniversário de 10 anos da NHK, o monstrinho de boca grande aparecia em vinhetas de 30 segundos com a animação stop-motion, exibidas entre os programas da grade.
O último alvo do monstrinho foi a DC Comics. Em fevereiro de 2013, Domo e a DC se unirão para lanças o Domo vestido de Batman, Superman e outros heróis DC (e vilões). As figuras serão distribuídas aleatoriamente e custarão 5,95 dólares cada (EUA).
Outros heróis incluem Aquaman, Robin, Flash, Lanterna Verde, Shazam, Charada e Duas-Caras.
O museu de artes e antiguidades de Tatton Park, no noroeste da Inglaterra vai expor um conjunto de desenhos inéditos feito a lápis por Walt Disney.
As imagens feitas por Disney fizeram parte do storyboard de filmes realizados pelo estúdio entre as décadas de 1930 e 1940. A exposição também inclui um desenho original de 1933 da criação mais famosa da Disney, Mickey Mouse. Confira:
O novo trailer do remake de Evil Dead escrito por Fede Alvarez, Rodo Sayagues e Diablo Cody traz todos os elementos que tornaram o filme original famoso: grandes quantidades de sangue, motosserra, sangue, a mão encapetada, sangue, a floresta estupradora, sangue, o porão assustador e muito mais sangue.
Confira:
Evil Dead acompanha um grupo de amigos que se hospeda numa cabana isolada em uma floresta e lá descobrem um exemplar do Livro dos Mortos e libertam acidentalmente um espírito demoníaco.
A protagonista é Mia, uma viciada em drogas que procura se reabilitar – e os sintomas de sua desintoxicação se misturam com os eventos estranhos que ela passa a presenciar no local.
O filme é dirigido pelo uruguaio Fede Alvarez, que realizou o curta “Ataque de Pánico!” em 2009. Rob Tapert, que produziu o original, e Bruce Campbell, o astro da franquia original, assinam como produtores.
Evil Dead tem estreia marcada para 12 de abril de 2013, pela Sony Pictures.
A Arcane Wonders anunciou que lançará em Janeiro dois novos produtos para o jogo de tabuleiro Mage Wars. Um Spellbook Pack com dois novos livros de feitiços personalizados: branco e dourado para a Sacerdotisa, e verde e dourado para o Mestre das Feras.
AArcane Wonders também vai lançar o 4-player Action Marker Pack, que inclui duas novas cores de marcadores de ação (verde e amarelo), para uso ao jogar Mage Wars no formato multi-player.
Gamestick, o console de videogame mais portátil do mundo precisa de sua ajuda para ser fabricado. Com uma campanha lançada há apenas dois dias no Kickstarter, o projeto já conta com mais de 1.000 apoiadores e 97 mil dólares arrecadados (de uma meta de 100 mil).
Gamestick é um console e um controlador para a TV, um híbrido entre a plataforma móvel e os videogames. Existem milhares de jogos – que valem a pena ser jogados – mas não estão disponíveis nos consoles de 500 dólares.
A grande maioria da comunidade gamer concorda que estes jogos funcionariam perfeitamente em um grande aparelho de TV ao invés de pequenas telas de 7 a 13 polegadas.
“Existem mais de 1.416.338.245 TVs do mundo, mas menos de 1% são usadas para jogar!”. Essa declaração encabeça a descrição do Gamestick em sua página no Kickstarter.
Um forte grupo de desenvolvedores já anunciou seus títulos para o console: Medfinger (Shadowgun and Dead Trigger), Hutch (SmashCops), Supersecret Software (Cannabalt), First Star (Boulder Dash XL), FGOL (Hungry Shartk, Grabatron, Pool Bar) e Relentless Software (Quiz Climber, Blue Toad Murder Files).
Se você perdeu a campanha do Ouya, esta é sua chance de redenção.
Saiba mais sobre o GameStick em sua página no Kickstarter. Com menos de 100 (frete já incluso) dólares você já garante o seu Gamestick.
A cortina se fechou sobre o mais recente Humble Indie Bundle. Apesar de sua sétima edição não ter quebrado recordes em termos de arrecadação, a coleção de títulos para download conseguiu angariar 2,6 milhões de dólares para os desenvolvedores e para a fundação Child’s Play. Foram mais de 395 mil pacotes vendidos, ao preço médio de 6,69 dólares.
Se você não está familiarizado com o Humble Indie Bundle, a ideia é a seguinte: São oferecidos vários jogos no sistema “pague quanto quiser”. Você pode baixar as versões completas desses títulos, independentemente de quanto você estiver disposto a doar. Se você pagar acima do valor médio de doação, você ainda ganha um bônus com jogos extras. Após decidir o quanto quer pagar, você pode escolher que porcentagem deste valor vai para os desenvolvedores e quanto será doado para as instituições de caridade.
De acordo com os dados de vendas do pacote 7, os usuários do sistema operacional Linux são os mais generosos, doando em média 10,48 dólares. Os usuários de Mac ficaram em segundo lugar, com uma média de pagamento de 7,94 dólares. Em último lugar, mas não menos importantes, já que representam o maior volume arrecadado – ficaram os usuários do Windows, com 6,23 dólares em doações.
Diversas novas expansões de Pokémon TCG serão lançadas em 2013, começando em fevereiro nos EUA com a expansão Plasma Storm, composta pelos decks Plasma Claw (apresentando Druddigon) e Plasma Shadow (apresentando Giratina).
O novo set com mais de 130 cards (com 8 cards Pokémon EX, que incluem Articuno EX, Zapdos EX e Lugia EX ) engloba a expansão japonesa Plasma Gale e o Kyurem Battle Strength Decks.
No Japão, a nona expansão da era Black & White já foi anunciada. Trata-se de BW9 Megalo-Cannon, que apresentará o Pokémon Genesect como um Pokémon EX e contará com 76 cards. O lançamento do novo set está previsto para o dia 15 de março.
Aqui no Brasil, a Copag já prepara o lançamento das próximas expansões de Pokémon TCG em português. Em Janeiro teremos o lançamento da expansão Black & White – Exploradores da Escuridão e nos próximos meses teremos a chegada do BW Dragões Exaltados e do BW Limites Cruzados.
A coleção Exploradores da Escuridão apresentará os temíveis Pokémon Noturnos, incluindo ainda seis Pokémon EX: Entei EX, Kyogre EX, Raikou EX, Groudon EX, Darkrai EX e Tornadus EX.
Já o set Dragões Exaltados trará os inéditos Pokémon Dragão. Os decks de Hydreigon e Garchomp contarão com os poderosos Rayquaza EX e Giratina EX, além de Ho-Oh EX, Mew EX, Terrakion EX e Registeel EX. Já a expansão Limites Cruzados será baseada em elementos de Black 2 & White 2 e apresentará as novas formas do Pokémon Kyurem.
Depois de mais de um mês de trabalho inclemente preparando, encaixotando e despachando os Dungeon Monsters, consegui finalizar grande parte dos referentes ao financiamento coletivo do jogo (ficou o pessoal de Curitiba, para quem entregarei o jogo pessoalmente).
Optei por enviar posteriormente o protótipo do Adoradores de Cthulhu. Desta maneira posso entregar uma versão mais polida e com arte mais bem acabada do jogo. Então, se o seu pacote incluía esta premiação, não se preocupe. Você irá recebê-la em breve.
Apesar da trabalheira e da falta de tempo para atualizar o blog (ou responder e-mails), o saldo final da campanha foi extremamente positivo. A partir de agora a ideia é focar mais na editora, na loja e no lançamento de novos jogos – então podem aguardar boas novidades para 2013!
Minha busca pessoal por aumentar o poder de minha centelha foi um caminho longo e árduo que necessitou em sua etapa etapa final toda minha atenção exclusiva e esforço digno de um arquimago.
Basta dizer que fui bem sucedido e que essa quest terminou.
Estamos de volta (bem a tempo dos spoilers de Gatecrash) e temos novidades.
As Guildas de Gatecrash:
Gatecrash, com pré-lançamento marcado para o final de Janeiro (26-27) trará as 5 guildas restantes de Ravnica: Simic, Gruul, Boros, Orzhov e Dimir.
Cada guilda contará com uma nova mecânica, mas… quais?
Imagens valem mais do que palavras:
Eu suspeito que as cartas acima serão as promos de cada guilda para o pre-release, mas nada confirmado.
Agora, vamos ver comentários individuais para cada uma.
Simic: Evoluir (Evolve): Toda vez que uma criatura entrar no campo de batalha sob seu controle, se essa criatura tiver poder ou resistência maiores do que o dessa criatura, coloque um marcador +1/+1 sobre ela.
A mecânica Simic parece bastante divertida e, caso apareça alguma carta com a habilidade de transferir marcadores +1/+1, Fathom Mage parece muito bom para compra de cartas.
Gruul: Fluxo Sanguíneo (Bloodrush): 1RG, discarte Rubblehulk: a criatura atacante alvo recebe +X/+X até o final do turno, onde X é o número de terrenos que você controla.
Essa mecânica parece ser do tipo ‘{custo variado, descarte}:efeito variado’ ou ainda ‘{custo variado, descarte}:efeito envolvendo número de terrenos controlados’. Efeitos debuff surpresa combinam bastante com uma guilda vermelha e verde, mas sinto que caso a forma adotada diga sempre respeito a quantidade de terrenos, talvez isso represente uma mudança de postura de aggro para ramp (o que poderia ser apoiado ao vermos o custo do lider Borgorygmos). Particularmente, vou ter esperanças que a guilda continue aggro…
Boros: Batalhão (Battalion): Toda vez que Firemane Avenger e pelo menos mais duas outras criaturas atacam, Firemane Avenger causa 3 pontos de dano à criatura ou jogador alvo e você ganha 3 pontos de vida.
Lightning Helix! Mas calma, não se empolguem. Provavelmente, essa vai ser uma mecânica que caso acarta com a habilidade e pelo menos duas outras criaturas ataquem, ela desencadeia efeitos variados. Considerando a quantidade de tokens que o branco está gerando no ambiente atual, sem contar as criauras white weenies, a mecânica parece bem poderosa e vai reforçar a guilda como sendo uma das favoritas do quinteto.
Orzhov: Cifrar (Cipher): Toda vez que você conjura um feitiço, você pode pagar W/B. Se o fizer, cada oponente seu perde 1 ponto de vida e seu você ganha vida igual ao total.
Acho que essa inescrupulosa guilda de mercadores achou uma mecânica perfeita em termos de flavor. Muito forte para jogar um multiplayer, mas não sei se vai fazer muito verão no 1×1 limitado. Tenho esperança dessa mecânica contribuir em decks detokens. De qualquer forma, se o trol for a carta promo, tenho medo!
Dimir: Extorquir (Extort): Então você pode exilar essa carta codificada numa criatura que você controla. Toda vez que essa criatura causar dano de combate ao um jogador, seu controlador pode conjurar uma cópia da carta codificada sem pagar seu custo de mana.
Se o flavor de Orzhov estava bom, o de Dimir atingiu a perfeição. Nada melhor para uma guilda secreta de assassinos e espiões do que um código secreto para fazer magia de forma sutil e furtiva. Minha previsão é da Chave Rúnica Dimir vir com a habilidade de ser inbloqueável. Sem contar Invisible Stalker, de Innistrad. Essa promete ser uma mecânica muito forte, com possibilidade de efeitos variados muito interessantes.
Bem, por hoje é isso. Voltamos bem a tempo para os spoilers de Gatecrash, então acompanhem a partir de segunda-feira, dia 31/12, no Keep Planeswalking (http://keepplaneswalking.blogspot.com.br/).
A PlaidHat Games anunciou recentemente pelo twitter, que em 2013 lançará novos decks para o card game Summoner Wars.
Por enquanto, foram anunciados os novos decks para as facções: Guild Dwarves, Cave Goblins, Tundra Orcs e Phoenix Elves (Second Summoner Faction Deck).
A Gale Force 9 anunciou que lançará no início de 2013 Spartacus: The Serpents and the Wolf, uma expansão para o jogo de tabuleiro Spartacus: A Game of Blood and Treachery.
A expansão adiciona duas novas casas, a do respeitado pretor, Varinius e do arrogante nobre, Seppius; novos Esquemas; Escravos com novas habilidades e talentos; novas armas e armaduras; poderosos novos Gladiadores, e o Primus, que envolve batalhas de gladiadores em duplas.
O jogo de tabuleiro Spartacus: A Game of Blood and Treachery um jogo de tabuleiro de politica, intriga e combates sangrentos, inspirado na série de sucesso Spartacus, produzida pela STARZ.
No jogo os participantes assumem o papel do Dominus de uma grande casa, competindo por influência na Roma antiga. Os jogadores disputam o domínio através de cuidadosa diplomacia, astuta intriga e da glória na Arena, minando as maquinações dos rivais, alavancando sua riqueza para obter vantagem no mercado e colocando seus gladiadores em sangrentas competições; tudo com o objetivo de ver a ascensão de sua casa rumo à supremacia.
Jamie Foxx confirmou hoje que assumirá o papel do vilão Electro na sequência de “O Espetacular Homem-Aranha”.
As especulações de que Foxx assumiria o papel começaram em outubro, quando o ator se vestiu de Electro para o Halloween. O diretor Marc Webb também já havia dado pistas: “Acho Jamie Foxx eletrificante! Vocês entenderão em breve.”
Nos quadrinhos Electro tem poderes elétricos e pode controlar ferro, aço e metal. Seu nome verdadeiro é Max Dillon. Ganhou seus poderes quando trabalhava com fios de alta tensão e acidentalmente sofreu uma descarga e se transformou num gerador de eletricidade humano. A partir daí enveredou para o crime, procurando enriquecer com seus poderes, mas sempre teve frustrado seus planos pelo Homem-Aranha.
Segundo a “NME”, as filmagens da sequência de “O Espetacular Homem-Aranha” devem começar no ano que vem em Nova York. O longa-metragem, ainda sem título, tem estreia marcada para maio de 2014.
O canal por assinatura Fox exibe hoje às 22:15 o capítulo final da primeira parte da terceira temporada de “The Walking Dead.
Ao longo da terceira temporada, o grupo de Rick encontra uma prisão desativada, limpa-a dos zumbis e se instala em seu interior. Ao mesmo tempo, Andrea, desgarrada do grupo, é salva por Michonne – uma guerreira de espada samurai com dois zumbis (mutilados) de estimação
Interceptadas por um novo grupo fortemente armado, elas são levadas para uma cidade fortificada liderada por um homem apelidado de Governador . Com mão de ferro, ele comanda a população como se fosse uma espécie de messias moderno, mantendo o mal fora dos muros a todo custo.
O episódio exibido hoje encerra um ciclo importante na série inspirada nos quadrinhos de Robert Kirkman. O conflito entre os grupos de Rick e o Governador finalmente se concretiza com a invasão da cidade fortificada liderada por este último.
Destaque especial para Merle Dixon, que ressurge entre os lugares-tenentes do Governador e vai se esbarrar perigosamente com seu irmão e para Carl Grimes, que assume uma posição cada vez mais importante na trama, tomando decisões e atitudes que o colocam como o segundo líder no grupo de Rick. Será ele que irá recepcionar um novo grupo, que traz um personagem conhecido dos quadrinhos.
Eu sou notoriamente contra a mentalidade Assassin´s Creed de lutar contra a pirataria punindo os jogadores que realmente pagaram pelo jogo. Ainda por cima os preços aqui no Brasil depois das taxas alfandegarias e custos de importação são ridículos.
Por isso alternativas corajosas devem ser valorizadas, ainda mais quando elas não só ajudam as empresas, mas o mundo. Acompanho fascinado cada nova edição da Humble Bundle, comprei todos desde que tomei conhecimento, é uma empresa sem fins lucrativos que busca coletar doações para caridade e ao mesmo tempo apoiar a causa dos jogo indie e liberdade intelectual.
A cada 3 meses mais ou menos eles juntam jogos de diversas empresas e os “vendem” pelo preço que você quiser pagar. Isso mesmo… um real, 10 reais, 1000 reais… você diz o quanto pagar. E melhor, você ainda pode escolher para onde seu dinheiro vai, o sugerido é dar 65% para os desenvolvedores dos jogos, 20% para a caridade e 15% para a Humble Bundle manter os servidores no ar – mas você quer dar 100% pra caridade? No problem! É isso mesmo, você paga R$10 reais pra caridade e ainda ganha jogos para ajudar. É muita moleza…
E se você está pensando que só jogos indie bizarros e coisas esquisitas são lançadas ali pode pensar de novo, são só jogos Best-Sellers com altíssimas notas na crítica especializada como Braid, Trauma, Trine, Zen Bound, Bastion, Limbo, Psychonauts, Amnesia, Lone Survivor, Super Meat Boy e outros jogos consagrados.
Dessa vez eles fizeram uma parceria com a gigante desenvolvedora de jogos THQ para trazer alguns títulos realmente impressionantes. Há alguns meses atrás eu paguei U$20 apenas na edição do Company of Heroes sem a última expansão e agora ela está aqui no Bundle! Mesmo que você queira apenas um dos jogos já valeria a pena… raios, mesmo que você não vá jogar nenhum dos jogos já valeria a pena doar uns trocados pra caridade!
Além do Company of Heroes – que eu acho o melhor Real Strategy Game do últimos anos, você ainda leva:
– Darksiders, um jogo super bem conceituado em que você joga com Guerra dos 4 cavaleiros do apocalipse durante o fim do mundo;
– Red Faction: Armageddon, um shooter em terceira pessoa da consagrada série;
– Metro 2033, um shooter em primeira pessoa passado num futuro apocalíptico;
E (se você pagar mais que a média de U$6)
– Saints Row: The Third, terceiro jogo na série de jogos de mundo aberto como GTA, mas muito, muito mais louca.
Comprando o download no Steam você pagaria:
– Company of Heroes Complete R$85,00
– Red Faction R$35,00
– Darksiders R$35,00
– Saints Row: The Third R$70,00
– Metro 2033 R$35,00
Duzentos e sessenta reais! E se for comprar nas lojas aqui no Brasil garanto que vai sair ainda mais caro! Pode conferir, R$260,00 no Steam, no Humble Bundle você compra por U$6. Teoricamente você poderia comprar por U$0,01 mas deixa de ser pão duro!
As duas entidades favorecidas por esse bundle são a Cruz Vermelha dos Estados Unidos e a Child´s Play, instituição criada por Gabe e Tycho (Penny Arcade) que doa videogames e jogos para hospitais e outras instituições para divertir as crianças.
Não tem nem o que pensar… essa promoção vai só até o dia 12 de dezembro, nem que seja para você doar todo o dinheiro para a caridade vá lá comprar agora!
A Cryptozoic Entertainment anunciou que lançará em fevereiro 2013 Timewalkers, Betrayal of the Guardians, o segundo set do bloco Timewalkers.
A nova coleção apresenta personagens lendários de Warcraft e Warcraft 2. Os jogadores serão capazes de adicionar ainda mais Humanos, Night Elves, Orcs e Tauren a seus decks raciais, e usufruir de novas habilidades e aliados. A nova mecanica “Rift” permitirá que a integridade dos “timeways” seja mantida e garanta acesso mais rápido a habilidades, aliados e equipamentos.
O set Timewalkers, Betrayal of the Guardians é composto por 232 cartas. Cada booster pack contém 16 cartas, 15 cartas de jogo padrão (10 comuns, 4 Incomum, um 1 Rara, além de uma carta crafting/token).
Três cartas “loot” serão inseridas aleatoriamente na coleção: “Floating Spellbook” (comum), “Dark Portal Hearthstone” (incomum) e “Ghostly Charger” (rara). Estas cartas podem ser trocadas por vantagens no WoW.
A Cryptozoic também vai lançar a Timewalkers, Betrayal of the Guardians Epic Collection, que contém uma caixa de armazenamento com divisórias, playmat e deck box temáticos, seis boosters, um guia de bolso, cinco cartas foil aleatórias do bloco Timewalkers e um “loot” card comum (‘Floating Spellbook).
Nick Fury (Samuel L Jackson) e Os Vingadores não darão as caras em Homem de Ferro 3. A informação foi dada pelo próprio Jackson ao site Total Film.
“Acho que minha próxima vez como Nick Fury será em Capitão América 2. Porque não estou em Homem de Ferro 3. Nenhum dos Vingadores está. É um filme solo do Homem de Ferro”, esclareceu.
Nick Fury já marcou presença em cinco filmes da Marvel, nos dois primeiros longas do Homem de Ferro, em Thor, Capitão América e em Os Vingadores. Agora, além das sequências destes dois últimos, ainda existe a possibilidade de que ele ganhe seu próprio filme.
Jackson também está no elenco de Django Livre, de Quentin Tarantino, que estreia no próximo dia 25, além de trabalhar na nova versão de RoboCop e no remake americano de Oldboy.
Quanto aos heróis da Marvel, o calendário prevê o lançamento de Homem de Ferro 3 em 3 de maio de 2013, Thor: The Dark World em 22 de novembro de 2013, Capitão América 2 em 4 de abril de 2014 e Os Vingadores 2 em 1 de maio de 2015.
Um episódio de “Os Simpsons” onde Deus aparece servindo uma xícara de café a Satã rendeu uma multa de 22.600 euros ao canal de televisão turco CNBC-E.
O Alto Conselho do Audiovisual, órgão governamental responsável pela aplicação da multa, justificou sua decisão alegando que o episódio “debocha de Deus”. Segundo o jornal Hurriyet, o episódio também mostra Deus encorajando o consumo de álcool por ocasião do Ano Novo e a morte é incentivada por “ordem divina”.
“A Bíblia é publicamente queimada e Deus e Satã são mostrados sob a forma de humanos“, denunciam as autoridades citadas pelo jornal.
No passado, o RTURK já tomou outras decisões controvertidas, como condenar outro canal de televisão que mostrou o capitão Haddock, um dos principais personagens do desenho Tintin, fumando um cachimbo.
Ouvi falar de Cosmic Encounter pela primeira vez em uma entrevista (ou um artigo, não lembro bem) onde Richard Garfiel dizia que o jogo havia inspirado a criação do Magic: the Gathering. Este comentário despertou automaticamente meu gatilho gamer e alojou Cosmic Encounter no hall dos jogos lendários – que um dia eu teria a obrigação de conhecer.
Como nos anos 90 o acesso a jogos de tabuleiro importados era extremamente difícil e no começo do século 21eu tive um “pequeno” hiato gamer, acabei conhecendo o jogo somente após a Fantasy Flight Games assumir o título em 2007.
Fico feliz por tê-lo conhecido em sua melhor versão, mas triste por ter perdido muitos anos deste sensacional jogo. Hoje posso dizer que Cosmic Encounter ocupa facilmente um lugar na minha “top tem list” de jogos de todos os tempos.
Cosmic Encounter é absurdamente divertido. A primeira vista pode não parecer muito impressionante, pois os jogadores basicamente se revezam comprando cartas e empilhando pequenos discos voadores coloridos em planetas – mas é nessa aparente simplicidade que reside toda a genialidade do jogo.
Todo mundo começa com um “home system” de cinco planetas – cada um com uma cor diferente (Amarelo, Vermelho, Azul, Verde e Roxo). O objetivo é obter cinco colônias nos planetas dos demais jogadores – sem escolher diretamente quem será o alvo do seu ataque, pois isto é definido através da compra de um card. E se você está pensando em complexos sistemas de batalha (ou em mecânicas similares aos do Magic) para definir a conquista das colônias, esqueça. Em Cosmic Encounter você ganha porque seus amigos deixaram.
Claro, eles podem não deixá-lo ganhar, e é aí que a beleza Cosmic Encounter entra em jogo. Mais do que qualquer outra coisa, Cosmic Encounter é sobre escolher o momento certo para ajudar, e o momento certo para ceder.
Cada vez que você envia naves para estabelecer uma colônia no planeta de outro jogador, você pode convidar outras pessoas para ajudá-lo no ataque e em caso de sucesso, partilhar a vitória. Seus aliados ajudam então a convencer as demais pessoas a ajuda-lo – ou não.
Então, em um turno o verde pode ajudar o roxo, e depois ajudar o amarelo a atacar o roxo no próximo turno. Tudo depende do que o verde precisa para chegar à vitória. Se o verde está tentando impedir que o vermelho fixe uma colônia no planeta roxo, ele vai ajuda-lo neste turno. Em seguida, ele pode precisar de uma colônia no roxo, então ele vai se aliar ao amarelo para obtê-la. É um pouco caótico, mas muito inteligente e balanceado.
E além disso você tem mais de 60 alienígenas diferentes. Na maioria dos jogos, poderes especiais são uma espécie de segundo plano, ou algo que acrescenta uma ligeira variação nas regras. Mas em Cosmic Encounter cada jogador tem uma habilidade completamente revolucionária e única, que irá causar caos total e mudar completamente a forma como o jogo é executado.
Por exemplo, o alienígena Oracle tende a vencer grande parte das batalhas, pois pode olhar as cartas na mão dos outros jogadores. Já o alienígena Vacuum pode obter benefícios ao ser derrotado, pois às vezes ele pode lucrar mais perdendo do que vencendo, basta jogar as cartas certas e destruir os inimigos certos. Com tantos alienígenas disponíveis, a lista de poderes é monstruosa. Você precisa jogar algumas dezenas de vezes para ver todos os poderes em ação.
Há muita sorte envolvida no jogo. Em vez de simplesmente atacar o jogador mais fraco, você compra uma carta que lhe diz onde você tem que ir. Portanto, não importa se o jogador amarelo acabou de lhe ajudar e se o jogador roxo está absolutamente indefeso. Se a carta mandar, você deve atacar o amarelo.
Isso o obriga a cooperar, fazer e destruir alianças estratégicas e se manter flexível enquanto jogo progride. É sorte, com certeza, mas sem ela, este jogo seria chato. Este fator sorte torna Cosmic Encounter brilhante e altamente viciante.
Para um jogo que a princípio parece tão simples, Cosmic é brilhantemente profundo e cheio de estratégia. Jogue a carta especial errada na hora errada, e você corre o risco de expor sua mão – ou, pior, perder uma colônia chave.
Você pode perder seu poder alienígena se você perder muitos planetas. Você pode segurar uma mão incrível em um minuto, e no minuto seguinte você está entregando o jogo para o seu adversário em uma bandeja de prata enquanto ele usa todas aquelas cartas contra você mesmo.
E o elemento mais crítico jogo – você sempre deve fazer as melhores alianças possíveis, porque sem uma pequena ajuda de seus amigos, você nunca vai ganhar. Com alguma ajuda, você provavelmente vai apenas deixar outra pessoa ganhar junto com você (sim, pode haver mais do que um vencedor). Mas você se divertir muito fazendo isso.
Cosmic Encounter é um dos meus jogos de tabuleiro favoritos. É intensamente divertido, sem desperdício de tempo e com uma estratégia tão profunda que você gostaria de ter um segundo cérebro para ajudar. É um daqueles jogos que eu poderia jogar uma vez por mês, sem cansar, durante anos.
Resumindo: Cosmic Encounter possui excelentes componentes, arte fantástica, é simples, mas possui uma estratégia incrivelmente profunda. Garantia de diversão e rejogabilidade quase infinita. Recomendadíssimo…