Há quarenta anos atrás, Nolan Bushnell e Ted Dabney fundaram a Atari – e mudaram para sempre a forma como nos relacionamos com nossos televisores.
Enquanto estudava engenharia na Universidade de Utah, Bushnell dividia suas horas pós trabalho entre um parque de diversões e Spacewar, um antigo jogo de computador popular entre nerds com acesso aos mainframes de universidades. Foi quando a primeira lâmpada se acendeu no cérebro de Bushnell: incorporar componentes computadorizados em meio ao parque de diversões analógico. Uma boa ideia, mas …
“Quando você divide 25 centavos em um computador de US$ 8 milhões, não há nenhuma maneira“, percebeu Bushnell antes de se formar em 1967 e se mudar para a Califórnia para trabalhar para uma empresa de eletrônicos.
Noites em claro passadas em uma unidade de pesquisa ad hoc, anteriormente o quarto da filha de Bushnell, culminaram na criação de Computer Space, um jogo stand-alone similar a Spacewar, produzido por um pequeno fabricante de arcades chamado Nutting Associates.
Apesar da inovação – Computer Space foi o primeiro vídeo game a funcionar com moedas – o jogo não decolou. Sua curva de aprendizado era muito grande e seu retorno financeiro muito baixo para atrair investidores.
Não se deixando abater pelo fracasso, Bushnell contratou um jovem engenheiro chamado Al Alcorn, e como treinamento pediu-lhe para construir o que se tornaria um blockbuster.
“Nós íamos construir um jogo de direção”, disse Bushnell em uma entrevista para a Playboy de 1983. “Mas eu pensei que esse seria um passo demasiado grande para alguém que não sabia nada de video games. Então, defini o jogo mais simples que eu poderia pensar, um jogo de tênis, e disse-lhe como construí-lo. Eu achei que ficaria um lixo, mas quando ele ficou pronto, acabou se mostrando divertidíssimo.”
A Nutting Associates, assim como outros fabricantes de jogos, não se interessaram pelo produto, de modo Bushnell decidiu publica-lo sozinho. O nome de sua nova empresa? Atari.
“No jogo oriental do GO dois adversários lutam pelo território e pelo poder num tabuleiro bidimensional. A cada novo movimento a vantagem passa de um jogador para o outro. Mas à medida que o jogo avança, chega uma hora em que um jogador assume o controle e o resultado do jogo se torna visível. Existe um apalavra para esse momento; um apalavra que mais do que o sinal do objetivo alcançado, significa o anúncio do inevitável. Essa palavra é ATARI.”
Em novembro de 1972, Pong foi acomodado no ventre de uma besta high-tech, em um bar chamado Andy Capp, no Vale do Silício – e assim nasceram os Arcades (fliperamas).
A aurora da era digital foi brilhando em Bushnell. Ele construiu uma cultura corporativa que atraiu os mais brilhantes nerds no vale, incluindo Steve Wozniak, que viria a ser co-fundador da Apple Computer.
Em 1973 a Atari encerrou seu ano fiscal com US$ 3,2 milhões em vendas, o sinal de força de uma cultura capaz de afetar para sempre as imagens exibidas em uma tela de TV…