Para surpresa de ninguém, hoje a Wizards of the Coast oficializou que está desenvolvendo a 5ª Edição do RPG Dungeons & Dragons – e que um playtest aberto vai ajudar a definir o seu curso (o anúncio oficial pode ser lido aqui).
A versão inicial das regras será demonstrada durante o D&D Experience deste ano (26-29 de Janeiro). O playtest aberto será realizado a partir de março e o lançamento da nova edição provavelmente ocorrerá em algum momento de 2013.
Alguns especulam que a nova edição seria lançada em 2014, para coincidir com o 40º aniversário do jogo, mas isso significaria dois anos e meio de vendas de limbo, já que as pessoas não vão querer “investir” em produtos de uma edição que está com seus dias contados.
Mike Mearls, chefe da linha de produtos D&D declarou:
Queremos um jogo que se eleve acima das diferenças de estilos, cenários de campanha e edições, que carregue a essência fundamental do D&D e o leve para o primeiro plano do jogo. Em suma, queremos um jogo tão simples ou complexo quanto você queira, com ação focada no combate, intriga e exploração como você desejar. Queremos um jogo que seja inconfundivelmente D&D, mas que possa facilmente tornar-se o seu D&D, o jogo que você quer mestrar e jogar.
A proposta é bastante ambiciosa e certamente a Wizards terá bastante trabalho em reestruturar a sua base de jogadores, fragmentada após o tiro-no-pé da 4ª edição.
Como Gary Gygax apontou nos primeiros dias do hobby, os jogadores realmente não precisam de nada além das regras para jogar. Creio que toda comunidade espera um D&D baseado em suas necessidades e que não seja visto como somente mais um produto nas estatísticas de rendimentos da Hasbro.
“Em suma, queremos um jogo tão simples ou complexo quanto você queira…”
GURPS o quê? Hehehe, brincadeiras a parte, eu acredito na capacidade criativa e no potencial de Monte Cook, já do restante da equipe simplesmente não sei o que esperar. Mearls é um cara Old School e acho legal ele ter dado a cara a tapa pra dizer que não dava pra ir empurrando com a barriga, já que ele podia ter ficado lá, fazendo de conta que ía arrumar algo no sistema, mas ao invés disso ele trouxe de volta um nome marcante e resolveu inovar com uma proposta inédita (de levar em consideração as opiniões dos mestres e jogadores).
Acho que se alguém pode salvar o nome do nosso bom e velho Dungeons & Dragons, são esses dois (e o desenhista do módulo Planescape do AD&D!).