A Secular Games anunciou hoje que lançará em português o RPG Dungeon World. Esta é a primeira licença internacional da editora, fruto de uma parceria direta com os autores Adam Koebel e Sage LaTorra.
Dungeon World é um jogo que emula a sensação e o espírito dos RPGs da velha guarda (OD&D), porém, fazendo uso de mecânicas vanguardistas, baseadas no Apocalypse World, escrito por Vincent Baker (autor de Dogs in the Vineyard e Murderous Ghosts).
A modernização ocorre não apenas no sistema, mas também nos pontos de vista mais sarcásticos a respeito do papel dos aventureiros no mundo de jogo, como é o caso do Clérigo:
As terras de Dungeon World são um caos abandonado pelos deuses. Elas estão infestadas por mortos vivos, bestas de todos os tipos, e por vastos espaços anormais localizados entre as seguras terras civilizadas abençoadas pela presença de templos. O mundo lá fora é um lugar sem divindades. E é exatamente por isso que ele precisa de você.
Levar a glória de seu deus até os pagãos não é apenas sua natureza – é o seu chamado. Cabe a você convertê-los com sua espada, maça e magia. É preciso dilacerar o coração ignorante das terras selvagens e plantar nele as sementes da fé. Alguns dizem que o melhor lugar para manter seu deus é junto ao seu coração, mas você sabe que isso é besteira. Seu deus vive na lâmina de uma espada.
Mostre ao mundo quem é o Senhor.
Com mecânicas simples e ágeis que fazem uso de um único rolamento de 2d6, o clérigo é capaz de usar magias (algumas limitadas a certos deuses, como as terríveis magias de Morte), curar seus companheiros, comungar com sua divindade e levar sua palavra aos infiéis, quer eles queiram ouvi-la ou não.
Maiores informações a respeito do lançamento poderão ser obtidas na página da Secular Games ao longo dos próximos dia.