Hardware – O Destruidor do Futuro (Hardware, 1990, EUA)

Aqui está mais um filme daqueles que eu chamo de indispensáveis em qualquer videoteca, ainda mais para os fãs de ficção cientifica e terror: Hardware.

Em um futuro pós-guerra nuclear, um andarilho encontra um crânio de um robô e o leva até a casa de uma artista plástica para que ela o utilize em uma escultura. Mas o que ela não sabe é que ele tem um nome e uma função: matar qualquer ser humano. Como o planeta está devastado pela guerra nuclear, o exército criou Mark 13, nome dado ao robô em referência à passagem bíblica do capítulo 13 de São Marcos (leiam que vocês entenderão). E além de ser programado para matar, Mark 13 também se autorregenera, tornando-o praticamente indestrutível.

Hardware - O Destruidor do Futuro (Hardware, 1990, EUA)

O filme ganhou o Festival do Cinema Fantástico de Avoriaz em 1991 e ele pode parecer meio comum, mas é rico em detalhes como as evocações bíblicas, a radioatividade como a doença terminal do futuro e etc. Ele tem também um clima mórbido, pessimista e extremamente sádico, então se preparem para ver muito sangue e tripas na tela. A fotografia abusa do uso do infravermelho, mas perde um pouco em vídeo. Ah, ele não saiu em DVD no Brasil, somente em VHS, se conseguir encontrar alguém que tenha (eu tenho os dois, filme e aparelho VHS, mas não empresto) assista e se divirta, mas cuidado para não ficar deprimido. E pensar que ele foi criado originalmente para ser um robô-agrícola…

4 respostas para “Hardware – O Destruidor do Futuro (Hardware, 1990, EUA)”

  1. Sem dúvida, mais um filme na lista para assistir.
    Gosto muito de filmes antigos sobre o futuro do mundo, chega a ser meio assustador que as vezes realmente acertam alguns palpites.
    Toda essa tecnologia que eles usavam a um tempo atras me encanta e a fotografia desse tipo de filme – fantasia/cientifica – me encanta bastante.
    Ótima indicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *