Conforme relatado no TheOneRing.net , uma carta escrita por J.R.R. Tolkien, dirigida a um casal que ele e sua esposa Edith encontraram em um feriado infeliz, foi vendida para um comprador anônimo por £1.700, ou quase cinco mil reais.
“É um completo mistério como ela apareceu”, declarou Adrian Rathbone, um associado da Richard Winterton, a casa de leilões do Reino Unido onde a carta foi vendida. Rathbone afirmou que a pessoa que vendeu a carta a encontrou inesperadamente em lugar improvável – escondida em um livro do próprio vendedor: “Um dia ela simplesmente caiu”.
“Não era nem mesmo um livro do Tolkien. Levamos a carta para vários especialistas, e todos disseram que ela é real”, disse Rathbone.
A carta pode ser facilmente identificável por qualquer pessoa que já tenha visto os mapas da Terra Média feitos por Tolkien.
“Um feriado caro e desagradável, mas que para nós, sobre qualquer perspectiva, tornou-se memorável por sua companhia e amabilidade“, Tolkien escreve para o casal. “Pensamos em vocês ontem, e esperávamos que sua jornada para casa fosse menos desagradável do que o vento gelados e a neve que tem nos agourado“.
Junto com a carta estavam um cartão de Natal e uma fotografia de Tolkien junto com o casal (Wilfrid e Nora) que os Tolkiens conheceram durante a viagem.
O nome do vendedor e o nome completo do casal a quem a carta foi endereçada não foram revelados pela casa de leilão. Então, como a carta acabou nas mãos do vendedor é um mistério que poucas pessoas conhecem – talvez o vendedor e a casa de leilões. E o fantasma do próprio Tolkien.
Tem coisas que são explicadas apenas na Terra-média. Em nosso mundo chamado Terra, ficam no mistério!
Ah, o melhor escritor de todos os tempos, na minha opinião. Tomara que outros escritos seus sejam encontrados, é sempre bom ler algo que Tolkien escreveu mesmo que informalmente :D