A máscara de Guy Fawkes, retratada por Alan Moore e desenhada por David Lloyd na HQ e no filme “V de Vingança” se tornou um símbolo de protesto ao redor do mundo, aparecendo junto ao grupo Anonymous, nos protestos Occupy, com Julian Assange do Wikileaks, e nas conferências do G20 e do G8. Seu uso está crescendo rapidamente, com os protestos Occupy como seu último vetor de proliferação.
O jornal The Guardian pediu que Alan Moore falasse sobre o fenômeno. “Isso transforma protestos em performances”, disse Moore. “A máscara é muito operesca e cria uma sensação de romance e drama.”
Moore aproveitou a oportunidade para alfinetar a DC Comics, que é subsidiária da Time Warner, por seu papel nas máscaras (que são mercadoria licenciada do filme). “Acho que é cômico, assistir a Time Warner tentar caminhar nesta precária corda bamba”, disse ele. “É um pouco embaraçoso ser uma empresa que está lucrando com um protesto anti-corporativo… E ainda assim eles não gostam de recusar dinheiro – isso vai contra todos os seus instintos.”
Em um ano foram vendidas mais de 100.000 máscaras no Reino Unido, o que significa que as vendas em todo o mundo provavelmente são alguns múltiplos disso. A graphic novel lançada em 1982 tem vendas significativas até hoje, figurando entre entre # 150 e # 200 no Top 300 das HQs mais vendidas.
Essa mascara tem cara de quem espera demais pra dar de comer a quem tem fome de bom e mal gosto.