Portal

Você acorda em uma base ultra-tecnológica. Você é um prisioneiro. Uma voz computadorizada, mas agradável lhe conduz por límpidos labirintos subterrâneos fazendo você passar por testes simples com a promessa de liberdade… e de um bolo.

Os testes envolvem uma máquina que cria portais onde você quiser e mantém o momento de tudo que passa por eles. Os testes começam a ficar difíceis… depois começam a ficar perigosos… depois letais! E os corredores continuam limpos, a música continua agradável e a simpática voz computadorizada continua lhe falando coisas como:

Portal Valve

Avisos de perigo são obrigatórios em todos os equipamentos letais. Entretanto, foi descoberto que alarmes e luzes piscando causavam agitação na High Energy Pellet, logo eles foram desligados para sua segurança.

Por favor repare que nós adicionamos consequencias para falhas. Qualquer contato com o chão da câmara resultará em uma marca não-satisfatória em seu relatório oficial de teste. Seguido de sua morte. Boa sorte!

O Centro de Enriquecimento promete sempre lhe prover com ambientes de teste seguros. Em ambientes de teste perigosos, o Centro de Enriquecimento promete sempre lhe prover com conselhos úteis. Por exemplo, nesta sala o chão irá lha matar com o toque. Tente evitá-lo.

Devido a programação de manutenção obrigatória, a câmara apropriado para este teste está indisponível neste momento. Foi substituída com um percurso de tiro projetado para andróides militares a prova de fogo. O Centro de Enriquecimento pede desculpas pelo inconveniente, e lhe deseja boa sorte.

A essa altura você já percebeu que o único jeito de sair vivo dessa loucura é escapar dessa simpática voz robótica…

Portal Valve

Essa é a trama de Portal, um dos jogos mais originais que uma equipe de 8 pessoas já fez em toda história. A mecânica do jogo é legal pela sua simplicidade, mas ser simples não quer dizer simplório. De fato.. é difícil de explicar o sistema, portanto confira o vídeo:

Ou jogue sua versão em flash aqui.

Além da jogabilidade genial, a ambientação de humor negro é divertidíssima.

Portal foi lançado como um “Brinde” em um pacote da Valve chamado Orange Box que incluía como atração principal o Half-Life 2, mas logo se tornou um sucesso por si só e a equipe de 8 cresceu para mais de 40 para a produção de Portal 2.

Portal 2 é maior e com mais possibilidades que o jogo original, também tem um modo multiplayer que adiciona uma nova complexidade. Ou seja, para quem é fã, nada melhor que voltar para o mundo da “Aperture”. Mas por mais que eu goste do Wheatley e da versão “Potato” da Glados ainda prefiro a simplicidade da história do Portal original. Aquela parte em que você anda pelo passado do Centro de Enriquecimento me parece muito mesmo com uma versão Luzer de Bioshock.

É possível comprar os dois jogos por 55 dólares no Steam. O Portal 1 sozinho é uma pechincha, custa 10 dólares (uns 17 reais).

Um dos melhores jogos que já joguei mais barato que um ticket de cinema.

Portal Valve

Uma resposta para “Portal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *