Carcassonne é um fantástico jogo de tabuleiro – simples, divertido e altamente recomendado. Foi um dos responsáveis, juntamente com Settlers of Catan, pela popularização dos Eurogames ao redor do mundo.
Os Eurogames são jogos que enfatizam mais a estratégia do que a sorte e, via de regra, são mais elaborados, interativos e inovadores do que os tradicionais jogos de tabuleiro (Jogo da Vida, Banco Imobiliário, etc.).
Inspirado na cidade francesa de mesmo nome, Carcassonne foi premiado em 2001com o Spiel des Jahres (melhor jogo do ano) e desde então já vendeu mais de dois milhões de unidades.
A premissa básica de Carcassonne é a construção de um cenário medieval, com fortificações, campos, estradas e mosteiros.
A cada turno os jogadores compram aleatoriamente uma peça do tabuleiro e a encaixam nas peças previamente colocadas na mesa. Por fazer uso de peças modulares, o jogo nunca é o mesmo e o formato da sua cidade será diferente a cada partida.
Após a colocação da peça de tabuleiro, os jogadores tem a opção de colocar um seguidor sobre algumas das peças em jogo. Estes seguidores são os responsáveis pela pontuação em Carcassonne.
Você tem um número restrito de seguidores para colocar em jogo (embora eventualmente eles possam ser recuperados e usados novamente) – e aí reside a brilhante estratégia de Carcassonne. Devo colocar um seguidor neste módulo, ou esperar, na esperança de uma posição melhor mais tarde?
Se eu optar por colocá-lo, que lugar vai me garantir uma melhor pontuação?
A beleza da coisa é que a mecânica é simples o suficiente para uma criança aprender, e ainda assim interessante o suficiente para manter os adultos entretidos também. Além disso, existem dezenas de expansões e variantes de regras para expandir e acrescentar novos elementos ao jogo.
O tempo médio de jogo (sem expansões) é de cerca de meia hora. Dentro da zona de conforto de praticamente todos os seres humanos e rápida o bastante para repetir o jogo várias vezes.
É difícil encontrar algum defeito em Carcassonne. O jogo é divertido, simples e viciante. Vale a pena experimentar!
2 respostas para “Análise de Jogo – Carcassonne”