Tomb of Horrors é uma aventura para o Dungeons & Dragons, escrita por Gary Gygax e originalmente criada para ser utilizada na convenção Origins de 1975.
Gygax desenvolveu a aventura para testar a habilidade dos jogadores em sua própria campanha e também para testar os que se gabavam de ter personagens poderosos capazes de se dar bem em qualquer desafio.
O módulo foi o primeiro da série “S” (de “special series”) da TSR e recebeu várias versões da aventura, a sendo primeira publicada em 1978 e a mais recente publicada para a quarta edição, em 2010. Tomb of Horrors também serviu como base para um romance publicado em 2002.
A trama da aventura gira em torno do túmulo do demi-lich Acererak. Os jogadores devem batalhar através do seu caminho, enfrentando uma variedade de monstros e armadilhas, com o objetivo final de destruir Acererak.
Tomb of Horrors é considerado um dos maiores e mais difíceis módulos de Dungeons & Dragons de todos os tempos. Desde seu lançamento o livro tem influenciado uma série de produtos e foi seguido por outros três módulos independente da série “S”: S2: White Plume Mountain, S3: Expedition to the Barrier Peaks e S4: Lost Caverns of Tsojcanth.
Tomb of Horrors é ambientado no mundo de Greyhawk. Na aventura os jogadores são informados de que o maligno Feiticeiro Acererak permanece na forma de um morto-vivo em seu antigo túmulo.
Na forma de um poderoso lich, ele está prestes a se tornar um Demilich (fato que os jogadores desconhecem), uma forma mais poderosa de morto-vivo que transcendeu a necessidade de qualquer corpo físico, além do seu crânio.
Os jogadores devem sobreviver as elaboradas armadilhas mortais presentes no túmulo até chegar ao santuário interior do demilich, e destruí-lo de uma vez por todas.
A aventura é dividida em 33 encontros, começando com duas entradas falsas para o túmulo e terminando com “A Cripta de Acererak o Demilich”.
Como exemplo de encontros temos a “Huge Pit Filled with 200 Spikes” (Grande Cova com 200 Estacas) ou “The Cavern of Gold and Silver Mists” (A Caverna das Brumas de Ouro e Prata). A aventura termina (evidentemente) com a destruição de Acererak.
bom ,na minha opinião ficou maravilhiosa