Planet Four – Ajude Cientistas a Explorar Marte

Posted by:

Um grupo de cientistas que estuda o clima de Marte pede a ajuda de voluntários para fornecer poder de processamento em um projeto que está fora do alcance da computação atual.

A tarefa de Identificar os ‘leques’ e ‘manchas’ na superfície marciana é realizada com mais eficiência por olhos humanos, porém o grupo de cientistas é pequeno demais para revisar as milhares de imagens disponíveis. Além disso, os “leques” e “manchas” são difíceis de identificar através de análise computadorizada.

planet four

Fazer uma média da área que voluntários identificarem como um “leque” ou “mancha” irá produzir uma medição aproximada confiável dos dados – e permitir que os cientistas continuem com seu trabalho real de identificar padrões climáticos. Como um pequeno bônus, os voluntários poderão ser os primeiros seres humanos a ver muitas das áreas fotografadas de Marte.

Os cientistas acreditam que estes “leques” e “manchas” sejam resultado da forma como o dióxido de carbono congela e sublima no polo-sul de Marte – jorrando gás e poeira na atmosfera – que é arrastada pelo vento, permitindo assim que cientistas controlem sua direção de sua propagação, e assim controlem os padrões de vento. As fotografias foram tiradas da câmera HiRISE do Mars Reconnaissance Orbiter.

Planet Four
Os cientistas acreditam que no inverno marciano uma camada de dióxido de carbono congela sobre o polo. Ao longo do inverno, o gelo de dióxido de carbono – comumente chamado de gelo seco – se transforma em placas translúcidas. Quando chega a primavera, a luz solar penetra a camada de gelo de CO2 e aquece o chão. Uma vez que o solo é aquecido, a camada mais baixa de gelo sublima diretamente do estado sólido para gasoso. A medida que o gás se acumula, o gelo se parte e o gás irrompe como um gêiser, levando com ele poeira da superfície. A poeira da superfície é soprada a favor do vento, e os cientistas podem controlar a forma como o vento estava soprando no momento em que o pó foi distribuído.

No momento desta publicação, 15.543 cientistas cidadãos já haviam classificado 547.858 imagens. Você pode ajudar agora acessando o Planet Four.

planet four

0
  Artigos Relacionados
  • No related posts found.

Add a Comment