Lex Imperia – OpenQuest
Lex Imperia é um RPG de fantasia ambientado em um mundo onde dragões vivem e a magia existe e funciona! Os jogadores podem interpretar bravos guerreiros, astuciosos ladrões, misteriosos feiticeiros e qualquer outro tipo de personagem fantástico que eles possam imaginar.
Lex Imperia utiliza o sistema de regras OpenQuest. Enquanto alguns RPGs são sobrecarregados com camadas crescentes de regras, que efetivamente reduzem as opções dos personagens, em OpenQuest estas regras são mantidas num nível mínimo e simples de entender, fazendo com o que jogo flua facilmente e mantenha as opções dos jogadores o mais abertas possível.
Todas as regras do jogo estão sob o Open Gaming License e podem ser usadas da forma como as pessoas desejem como base para futuros produtos comerciais.
Características das Regras – Criação e avanço flexível de personagens
Em Lex Imperia você decide como o seu personagem será e escolhe suas habilidades, armas e magias nas quais ele é proficiente. À medida que o personagem evolui durante o jogo, o jogador escolhe que áreas o personagem deve avançar.
Em nenhum ponto o personagem fica preso a um conjunto determinado por caminhos predefinidos de tipos de personagem ou classe.
Jogadas percentuais
A base da mecânica do jogo são as jogadas percentuais. A chance do personagem ser bem sucedido em qualquer atividade é expressa como uma percentagem. Por exemplo, as chances de Rurik o Audacioso acertar um golpe com sua espada é 55%. Essa jogada é feita em um “D100”: dois dados de dez lados de cores diferentes jogados juntos, com um representando as dezenas e o outro as unidades. Os dados determinam se o personagem é bem sucedido em combate, acertando ou errando o oponente.
Simplicidade
Enquanto outros jogos de interpretação que usam o D100 modificam as chances de sucesso adicionando 10% aqui e tirando 5% ali, OpenQuest evita essa complicação. Se uma jogada é modificada então é adicionado um modificador significativamente grande, como 25% ou mesmo 50%. Isso não apenas remove uma quantidade de adições e subtrações sem sentido que os Jogadores têm de fazer, como também faz com que a aplicação de modificadores tenha sentido e efeitos significantes em jogo.
Risco e combates perigosos
As regras para armas e armaduras são mantidas no mínimo para preservar o objetivo do jogo de manter as coisas simples. O jogo modela um mundo onde o combate é sempre um risco e os personagens enfrentem danos graves e permanentes se optarem pela opção violenta.
Três abordagens para magia
Em Lex Imperia existem três sistemas de magia, que modelam diferentes sistemas de crenças comumente utilizadas por conjuradores de magia.
Magia de Combate é o tipo básico de magia, representando um sistema de magia pessoal que todos os personagens jogadores tem acesso no início de suas carreiras. De todas as abordagens esta é a menos poderosa e menos flexível.
Magia Divina vem direto dos deuses! Esta é uma abordagem poderosa, mas disponível apenas para aqueles personagens que adoram os caminhos de uma divindade escolhida.
Feitiçaria é a magia dos magos e feiticeiros, que usam as leis da magia arcana que governam como o mundo funciona. Feitiçarias são potencialmente as mais poderosas e certamente as mais flexíveis magias, mas requerem maior dedicação e habilidade do que qualquer outra abordagem para manipular as leis da magia a fim de atingir os resultados desejados.
Monstros também são pessoas!
Criaturas em OpenQuest tem acesso as mesmas magias e habilidades que os personagens jogadores, então suas habilidades são tão detalhadas e poderosas quanto. Assim como os personagens jogadores, eles tem esperanças, sonhos e personalidade. Monstros não são meros alimento de espadas, aguardando pacientemente em complexos subterrâneos para serem assassinados. Em OpenQuest eles são os aliados, adversários, antíteses e seguidores com os quais os personagens dos jogadores interagirão em suas aventuras.
– Lex Imperia RPG: 175 Páginas (aprox.), Brochura
– Previsão de Lançamento: Novembro 2012
Terá um fastplay ou um demo gratuito do sistema?
As imagens ficaram legais, bem romanas, já o estilo do texto de apresentação não passa esse ar romano! achei estranho isso…
Salve Pablo!
Como a tradução está bem no início, ainda não temos um demo do sistema – mas ele será disponibilizado assim que possível (até porque TODO o sistema será disponibilizado gratuitamente em formato digital).
A ambientação terá uma \”pegada\” mais romanizada, fugindo um pouco do padrão Tolkeniano. Nesta primeira apresentação me ative somente ao sistema, mas aos poucos irei liberando informações sobre o cenário.
Show de bola Raccoonin!!! Eu adoro RuneQuest, e OpenQuest deriva diretamente dele, sendo muito aprecido.
Fora que um jogo a lá Roma Antiga lembra muito a pegada Glorantha que tinha o RuneQuest. Pode ser um jogo muito bom esse de vocês. Por favor continuem!
Valeu o apoio Nerun!
É idéia é essa mesmo, usar Glorantha como refência.
Abraço!
Olha então que bom!
É tradução? Achei que era coisa “da casa”!
Boa sorte e sucesso pra vcs!
Helio,
O Livro é de sua autoria?
Salve Shingo;
Não. O cenário será próprio, mas o jogo utilizará o sistema d100 (OpenQuest), baseado no Runequest (da Moongose e Chaosium) e Stormbringer.
Bacana!! Eu conhecia o sistema do Runequest, não conhecia o OpenQuest. Fico no aguardo, curti muito o tema do jogo :D
salve amigo!
parabens pelo titulo, realmente, uma otima adição ao cartel nacional!
fiquei curioso mesmo sobre as imagens romanas, e fico no aguardo de um preview ou algo assim.
tera versao impressa a venda?
abraço!
Salve amigo Rafael!
Sim, a ideia é disponibilizar o livro gratuitamente em formato digital e comercialmente no formato impresso.
E prepare-se para o Roman Steampunk.
Nunca gostei muito de coisas romanas! Mas que vcs terem pego pra trazer o Open quest a nós o tão famoso sistema de % da Chaosium! Issso sim já tem meu total respeito e gratidão!
Opa, então certamente você não tem visto as coisas romanas certas ;-)
Veja a série ROMA!
Caras, eu iniciei há um tempoa trás, uma tradução do RuneQuest SRD da Mongoose (o MRQ I), ams nunca terminei. Se você acha que vai ajudar o trabalhod e vocês, eu passo por e-mail o que já fiz. É pouco, mas pode ajudar sei lá.
kkk quem joga mago: a ascensão diria q foi um efeito de sincronia (entropia e tempo), por que de fato eu estava buscando ambientar uma campanha de fantasia num cenário de antiguidade clássica, pra variar do idade média e para ver como ficaria o jogo