Mazes & Minotaurs – Prévia do Livro do Mestre

Posted by:

Dando continuidade ao projeto de tradução do RPG Mazes & Minotaurs, apresento a primeira prévia do Livro do Mestre, com a versão texto dos seus dois primeiros capítulos.

Para quem pegou o bonde andando e não faz a menor idéia do que é esse M&M, segue um recapitula do RPG e do projeto de tradução:

Caso você ainda não conheça o RPG Mazes & Minotaurs, os amigos do Dungeon Compendium deram a ele uma ótima descrição:

Este é provavelmente um dos mais curiosos artefatos da OSR. Trata-se de uma espécie de “o que aconteceria se” o Dungeons & Dragons tivesse sido inventado usando como inspiração o filme Fúria de Titãs e as lendas gregas, ao invés das histórias de Espada & Magia.

As regras não são exatamente iguais às do D&D, mas o livro é escrito como se nunca houvesse existido um D&D, e Mazes & Minotaurs fosse o primeiro RPG da história. É uma espécie de recriação do D&D, usando a mitologia grega como fonte de inspiração para suas classes de personagem básicas, equipamentos e monstros, e não a Europa Medieval e as obras de autores como Tolkien.

Livro do Mestre Mazes & Minotaurs

Mazes & Minotaurs já possui versões em Inglês, Russo e Espanhol. Com uma sólida base de jogadores é um dos mais importantes e originais RPGs do movimento Old School Renaissance, com material produzido colaborativamente por diversos jogadores ao redor do mundo, e agora do Brasil também.

Na página aonde são realizados os downloads gratuitos dos livros, o visitante é convidado a colaborar com qualquer valor para a Associação Lar Moises, uma casa-lar que abriga crianças em risco social e em custódia do Estado devido a abandono, maus tratos, abuso e qualquer outro tipo de violência. Em adição a isto, o Raccoon.com.br se compromete a doar R$1,00 por download efetuado, em livros, jogos e brinquedos para a Biblioteca da instituição.

Faça aqui o download da primeira prévia do Livro do Mestre – Mazes & Minotaurs.

Mazes & Minotaurs - Livro do Mestre

Conteúdo da prévia:

Capítulo I : Conhecimento Mítico

A primeira seção deste capítulo descreve brevemente os 12 Deuses do Olimpo, que foram apresentados, mas não descritos no Livro do Jogador.

A próxima seção descreve o cenário padrão de M&M, o mundo ficcional de Mythika. O mapa do mundo nomeia regiões, apresenta sua história e enumera os seus vários idiomas.

Como convém a temática do jogo e de uma forma que lembra muito a Hyboria de Robert E. Howard, Mythika está repleto de referencias a várias culturas históricas.

O mapa do mundo está centrado no Mar do Oriente e na terra das Três Cidades, muito parecido com região do Mediterrâneo, mas sem a Itália.

Existem outras terras, como os reinos com temática egípcia e árabe, as terras congeladas e lar dos bárbaros de Hiperbórea, a terra dos centauros, o reino feminino de Amazonia e remanescentes do reino perdido de Atlantida. A maioria destas regiões já foi detalhada através das edições do Minotaur Quarterly)

As seções sobre cosmogonia e história mítica são baseadas – mas apresentam características próprias – na mitologia grega. A história recente é principalmente uma relação das várias guerras ocorridas em Mythika.

Mythika

Capítulo 2 : Criaturas

Este capítulo abrange as regras básicas para descrição e construção de criaturas, que são divididas em cinco tipos: Povos, Feras, Monstros, Espíritos e Animados. Estas classificações funcionam como rótulos descritivos e possuem certos efeitos no jogo.

As criaturas têm status simplificados compostos por estatísticas de tamanho, Ferocidade, Astúcia e Misticismo. Os três últimos têm classificação numérica que variam de 0 à 3 e que são combinados para formar vários outros escores.

Após os traços básicos serem descritos, são apresentadas as fórmulas para calcular os escores de combate: Iniciativa, Combate Corporal, Classe de Defesa e Resistência Total (Armas de Disparo exigem uma habilidade especial) e as Jogadas de Salvamento (Detecção, Evasão e Fortitude Mìstica), e então as regras sobre o efeito do tamanho em combate.

O capítulo apresenta também várias habilidades especiais, seguidas de exemplos de como criar novas criaturas ou personalizar as listadas e as regras para o cálculo dos Pontos de Glória, Sabedoria e Experiência.

Medusa e Perseu

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment