Novo Card Game – Saboteur

Posted by:

Apresentação:

Em Saboteur os jogadores fazem o papel de anões. Eles podem ser mineradores cavando os seus túneis cada vez mais profundos na montanha em busca de um lendário tesouro ou sabotadores que tentam colocar obstáculos no caminho dos mineradores.

Os membros de cada grupo devem se ajudar, ainda que não estejam seguros de quem é o que. Se os mineradores conseguem criar um caminho para o tesouro, serão devidamente recompensado com pepitas de ouro, enquanto os sabotadores têm de sair com as mãos vazias.

No entanto, se os mineradores falham, são os sabotadores que recebem a recompensa. Quem é o que é revelado somente na hora de dividir o ouro.

O jogador com mais pepitas de ouro ao final de três rodadas é o vencedor.

Saboteurs é um Card Game para 3 a 10 jogadores criado por Frederic Moyerson e publicado pela Z-Man Games.

O box de Saboteur  contem 110 cards e um manual de regras. Os cards são divididas em cards de personagem, ação, caminho, pepitas de ouro e cards de início e final. Todos coloridos com arte e impressão de boa qualidade.

Os Cards:

Personagens: Total de 11 cards, com 7 deles retratando mineradores e 4 os sabotadores.

Pepitas de Ouro: 28 cards de recompensa, cada um deles mostrando 1, 2 ou 3 pepitas de ouro.

Cards de Início e Final: Estes quatro cards de caminho definem o contorno da área de jogo, que funciona de maneira muito similar a um tabuleiro.

O card de início mostra quatro saídas de caminho desbloqueadas e os cards de final, também com 2 ou 4 caminhos de saída, podem mostrar uma grande pedra negra ou uma enorme pepita de ouro.

Caminho: Estes 40 cards são usados para formar os caminhos escavados na mina durante o jogo. Eles a mina escavada com caminhos de uma a quatro passagens. Estas passagens podem ser interconectadas ou bloqueadas.

Ação: Estes cards podem ser utilizados para quebrar ou consertar as ferramentas de mineração, causar desabamentos, ou sondar os cards de final.

Os cards não possuem texto, a própria arte e iconografia ilustram a sua ação e funcionalidade em jogo. Cada tipo decard possui também uma arte diferenciada em suas costas para facilitar a sua identificação no jogo.

Livro de Regras e Embalagem:

As regras estão em português, são claras, ilustram exemplos com imagens, fáceis de ler e muito boas para referência durante o jogo.

Em geral, a qualidade de produção do jogo é muito boa. Possuem componentes de qualidade, resistentes e de fácil utilização.

Gameplay:

O objeto de Saboteur, caso você seja um minerador, é a construção de túneis para mineração em busca de uma lendária pepita gigante. Se você for um sabotador seu objetivo é impedir que seus colegas encontrem este tesouro.

Preparação: O card inicial de caminho é colocado de face para cima na mesa. Os três cards de final são embaralhados e colocados virados para baixo.

Entre o card de início e os de final deve haver um espaço vago de 8 cards, com um espaço entre cada card de final.

Os cards de personagem são embaralhados e distribuídos entre os jogadores, sem que sejam revelados os papeis.

Estes cards vão mostrar se o jogador é um sabotador ou um minerador. O número de sabotadores é incrementado de acordo com o número de participantes em jogo, mas como são distribuídos cards de personagem acima do numero de participantes em jogo, nunca se sabe ao certo o numero de sabotadores em jogo.

O deck com as cards de caminho e ação são embaralhados e os cards são distribuídos aos jogadores.

Os cards de ouro, que mostram de uma a três pepitas, são embaralhados e separados para uso posterior.

Ordem de Jogo: Durante seu turno o jogador pode jogador ou descartar um card e em seguida comprar um novo card.

Jogando um Card de Caminho: A maioria dos cards que compõe o jogo sãocards de caminho, que mostram túneis escavados e devem ser jogados para se interconectar a outros cards de caminho em jogo.

Um jogador pode utilizar um destes cards em seu turno desde que ele não tenha ferramentas quebradas à sua frente e desde que este card se encaixe com algum outro card em jogo.

Se um card de caminho alcança um card de final, formando um caminho interrupto de 8 cards desde o card de início, o card de final é revelado. Se ele é o card de tesouro, os mineradores vencem o jogo.

Cards de Ação: Estes cards podem ser jogados em si mesmo ou em outros jogadores.

Alguns destes cards quebram as ferramentas (lanterna, vagonete ou picareta), impedindo o jogador de colocar cardsde caminho em jogo até que seu item quebrado seja consertado. Isto é feito com os cards de conserto.

Um de desmoronamento permite remover qualquer card de caminho, com exceção dos cards de início e final.

Um card de mapa permite ao jogador olhar secretamente para um card de final.

Encerrando uma Rodada:

Uma rodada termina quando um caminho contínuo é formado a partir do card de início até o card de final com o tesouro (neste caso os mineradores vencem) ou quando a pilha de compra se esgota e todos os jogadores passam a vez (neste caso os sabotadores vencem).

Se os mineradores vencem o jogo, são comprados um número de cards igual ao numero de participantes em jogo. Quem colocou o ultimo card de caminho em jogo escolhe um dos cards e passa os restantes ao próximo minerador em sentido anti-horário, até que os cards se esgotem.

Alguns jogadores receberão mais de um card e cada card pode valer de um à três pontos. A distribuição em sentido anti-horário dá um toque agradável ao jogo, pois incentiva você a ajudar o próximo jogador a chegar ao tesouro.

Se os sabotadores vencem, cada um deles recebe um número fixo de pepitas, variando de acordo com o número de sabotadores em jogo.

Terminando o Jogo:

O jogo termina após três rodadas do jogo (cada rodada resultando nos jogadores recebendo novos cards de personagem e construindo uma mina diferente).

O jogador com um maior numero de pepitas de ouro vence.

Relação com ouros jogos:

Saboteur é um card game de personagens secretos. Como em A Cidade Dorme (conhecido também como Máfia ou Mafioso), comporta um grande número de participantes e basicamente divide os jogadores em dois grupos, com cada um deles podendo colaborar para uma vitória conjunta.

Porem, a utilização de cards e a sua interconectividade fazem dele um jogo único, que incorpora também elementos de jogos de tabuleiro (como Carcassonne) e o blefe dos jogos de cartas.

Conclusão:

Saboteur é um jogo de personagens secretos, blefe e construção muito divertido de jogar. Une com perfeição elementos de jogos de tabuleiro, cooperação e card game.

O blefe é um dos elementos que faz o jogo acontecer: nas primeiras partidas é muito fácil descobrir quem é o Sabotador, mas a medida que os jogadores assimilam a mecânica do jogo, os papeis são revelados somente nas ultimas rodadas ou no final da rodada.

A interpretação e utilização dos cards é muito simples, não dependendo de texto. O encaixe das cartas de caminho é até mesmo mais simples que um jogo de dominó.

Há uma quantidade razoável de aleatoriedade no jogo, mas sem comprometer em nada o fator estratégico. Os cards comprados, o número de sabotadores, a mecânica elegante e a distribuição das pepitas de ouro garantem um novo jogo a cada partida.

2
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Anderson  janeiro 1, 2011

    Ficou bem completo esse artigo, parabéns! Achei a mecânica do jogo muito legal e suficientemente simples para jogar com a família. O preço está muito bom; certamente adquirirei o meu.

    reply
  2. Saulo  dezembro 3, 2011

    O jogo é muito bom! Diversão garantida… até meu filho de 6 anos já está participando… ele ainda precisa melhorar as estratégias dele, mas já conhece todas as regras.

    Mas tenho que registrar… a expansão (Saboteur 2) deixa o jogo muito mais divertido, rápido e com novos “mineradores”. Muito legal.

    reply

Add a Comment