Senet – O Mais Antigo Jogo de Tabuleiro do Mundo

Posted by:

Senet, cujo o nome significa “Jogo de Passagem” era um jogo de tabuleiro egípcio (dos períodos pré-dinástico e Antigo) extremamente popular em todas as camadas da sociedade. Muitos historiadores crêem que ele seja um antepassado do Gamão.

O mais antigo hieróglifo representando um jogo de Senet é datado entre 3100 e 3500 AC, o que faz dele o jogo de tabuleiro mais antigo registrado pelo homem.

Nefertiti - Senet

Ilustração da Tumba de Nefertiti

A popularidade do jogo pode ser medida a partir do número de tabuleiros de Senet encontrados em túmulos egípcios, dos plebeus aos dos Faraós.

Referencias ao jogo foram encontradas nas tumbas de Merknera (3300–2700 BC), Hesy (2686–2613 BC) da Terceira Dinastia e Rashepes (aproximadamente 2500 AC).

Até agora, quase cinqüenta conjuntos foram descobertos, muitos deles em perfeito estado com as peças e “dados” ainda intactos.

Na época do Império Novo (1567-1085 AC), o jogo tornou-se uma espécie de talismã para a jornada após a morte. Por causa dos elementos de sorte do jogo e da crença egípcia no determinismo, acreditava-se que um bom jogador de Senet estava sob a proteção dos principais deuses do panteão egipcio: Ra, Thoth, e Osiris.

Por conseguinte, os tabuleiros de Senet eram freqüentemente colocados no túmulo ao lado de outros objetos úteis para a perigosa viagem através do pós-morte, com o jogo sendo citado até mesmo no Livro dos Mortos.

Curiosamente, nunca foram encontradas regras para o Senet, seja em papiros ou pintadas em paredes de túmulos. Acredita-se que pelo jogo ter sido tão popular, foi ensinado exclusivamente de um jogador para outro, porque de qualquer maneira quase todo mundo sabia como jogá-lo.

Ainda assim, com base em pinturas do jogo em túmulos, nas referências feitas a ele na escrita egípcia e olhando para os seus descendentes modernos (como o gamão), historiadores criaram o que se acredita ser a mais próxima reconstrução das regras de Senet.

Apesar deste assunto ainda serem um tópico de debate acalorado entre historiadores, aqui estão elas:

Tabuleiro de senet com o nome de Amunhotep III

Tabuleiro de Senet com o nome de Amunhotep III Gravado

Regras

Objetivo do jogo:

O objetivo do Senet é retirar as suas peças do tabuleiro antes que o adversário, avançando suas próprias fichas e capturando e bloqueando as peças do adversário.

Descrição do tabuleiro, das fichas e o uso das “tablillas”:

É um jogo para dois participantes, com um tabuleiro de três fileiras paralelas com dez casas e um número de peões, que pode variar entre dez e vinte.

Normalmente as peças de ambos os jogadores eram distintas, sendo as formas mais comum de diferenciação as cônicas e as cilíndricas, ou cores escuras e cores claras.

No jogo Senet ao invés de dados são utilizadas 4 tablillas, pequenas tábuas com um dos lados pintados de preto e o outro de branco. A combinação dos seus resultados são as seguintes:

Se houver 1 cor branca para cima, o resultado será 1;

Se houver 2 cores brancas para cima, o resultado será 2;

Se houver 3 cores brancas para cima, o resultado será 3;

Se houver 4 cores brancas para cima, o resultado será 4;

Se houver 4 cores pretas para cima, o resultado será 6;

O Tabuleiro:

Primeiramente deve-se situar os peões em suas casas de partida (1 á 10) nas seguintes posições: casa 1: preto, casa 2: branco, casa 3: preto, casa: 4 branco,  até a décima casa.

O Objetivo do jogo é tentar retirar os peões das casas de partida (1 á 10) e introduzi-los na casa 11 e retirá-los do tabuleiro o mais rapidamente possível ao término da terceira linha chamada de “Chegada”.

Jogam-se as tablillas e aquele jogador que obtiver 4 ou 6 primeiro terá o direito de começar á partida jogando com os peões pretos.

Senet Posição inicial de jogo

Posição inicial de jogo: Aqui pode-se ver como se dispõem as fichas para começar o jogo na variante de cinco peões por jogador, e as casas especiais coloridas. Em verde as que protegem, em azul a que obriga o peão a retornar para a casa vermelha.

O jogador vai então avançar, independente do número obtido nas tablillas, da casa 10 para á 11. Após esta jogada inicial o jogador continuará a jogar e a movimentar seus peões conforme os resultados obtidos nas tablillas.

Caso este jogador tirar nos dados 2 ou 3, ele andará e passará á vez de jogar para seu adversário.

Os peões poderão, independentemente de sua cor, saltar por cima de seus adversários.

O segundo jogador, conforme o número obtido nos dados, irá retirar seu peão branco da casa 9. Caso deseje, após andar com o peão da casa 9, poderá ainda andar com os seus demais peões. Caso obtenha nos dados 2 ou 3, após ter percorrido seu número de casas, irá passar á vez de jogar ao seu adversário.

Se um peão cai em uma casa ocupada por um peão adversário, o peão adversário atacado é obrigado á recuar para casa anteriormente ocupada pelo peão atacante.

Dois peões da mesma cor não podem ocupar a mesma casa, no entanto podem ocupar uma casa anterior, formando uma barreira contra o adversário. Quando esta barreira é formada por 2 peões ou mais, o adversário não poderá atacar e nem mesmo pular estes peões. Esta barreira porem não impede a movimentação das suas peças.

Senet - Direção de Jogo

Direção de jogo: Nesta ilustração podemos ver em que direção se movimentam as fichas no tabuleiro.

Cada vez que o adversário se deparar com esta barreira, terá de recuar uma casa e o peão que recuar desta forma, não poderá ocupar uma casa já ocupada por outro peão, independente da sua cor. No caso da impossibilidade de jogar, devera passar a vez.

Caso um peão caia na casa 27, terá de recuar para a casa 1. As casas 26, 28, 29 e 30, são refúgios e os peões que estiverem nestas casas não poderão ser atacados.

Quando um jogador conseguir avançar com os seus peões para á última linha, obtendo o número exato no dado, poderá retirar suas peças do tabuleiro na medida em que forem chegando á casa 30.

Se um peão for atacado e enviado para a primeira ou Segunda linha, os peões da mesma cor deverão esperar o regresso do peão atacado para a terceira linha, para somente então continuarem saindo.

O primeiro jogador a retirar todas as peças do tabuleiro será o vencedor da partida.

Pontuação:

O jogo Senet pode ser jogado várias vezes, utilizando a seguinte pontuação: 5 pontos por cada partida ganha, 1 ponto por cada peão adversário que se encontrar na Terceira linha, 2 pontos por cada peão adversário que se encontrar na Segunda linha, 3 pontos por cada peão adversário que se encontrar na primeira linha.

Senet Fichas protegendo-se

Fichas protegendo-se: Se é o turno das fichas cônicas e estas tiram um 2 ou um 3 na movimentação, não poderão mover-se a frente, já que as fichas claras cilíndricas que estão contíguas se protegem. Neste caso a ficha escura terá que recuar . Neste caso, caso um 2 na movimentação, vai capturar a ficha cilíndrica atrasada. Caso o resultado seja um 4 ou um 6, poderá saltar por as fichas.

7
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Daniel "Talude" Paes Cuter  maio 29, 2010

    Belo post!
    Adoro esses jogos antigos! Um dia s aprenderei, com certeza. O http://www.jogos.antigos.nom.br é um dos meus sites preferidos.

    reply
    • Helio Greca  maio 30, 2010

      Obrigado!
      Também sou fascinado por esse tema, já estou preparando mais textos sobre o assunto.
      Fique na espreita que na semana que vem tem mais…

      reply
  2. Fernando Valadares  maio 30, 2010

    Esse jogo tá parecendo com o que Jacob e Samuel (o homem de preto) jogavam em LOST!

    reply
    • Helio Greca  maio 30, 2010

      Cara, que bacana. Sabe que eu não tinha me dado conta disso?
      Vou checar…

      reply
    • mikemwxs  março 12, 2013

      Se trata do mesmo jogo, na verdade.

      reply
  3. André  junho 2, 2010

    Não parece o jogo que apareceu em Lost, é, já tem até página na Lostpedia:

    reply

Add a Comment