Mazes & Minotaurs – Prévia do Livro do Mestre

Dando continuidade ao projeto de tradução do RPG Mazes & Minotaurs, apresento a primeira prévia do Livro do Mestre, com a versão texto dos seus dois primeiros capítulos.

Para quem pegou o bonde andando e não faz a menor idéia do que é esse M&M, segue um recapitula do RPG e do projeto de tradução:

Caso você ainda não conheça o RPG Mazes & Minotaurs, os amigos do Dungeon Compendium deram a ele uma ótima descrição:

Este é provavelmente um dos mais curiosos artefatos da OSR. Trata-se de uma espécie de “o que aconteceria se” o Dungeons & Dragons tivesse sido inventado usando como inspiração o filme Fúria de Titãs e as lendas gregas, ao invés das histórias de Espada & Magia.

As regras não são exatamente iguais às do D&D, mas o livro é escrito como se nunca houvesse existido um D&D, e Mazes & Minotaurs fosse o primeiro RPG da história. É uma espécie de recriação do D&D, usando a mitologia grega como fonte de inspiração para suas classes de personagem básicas, equipamentos e monstros, e não a Europa Medieval e as obras de autores como Tolkien.

Livro do Mestre Mazes & Minotaurs

Mazes & Minotaurs já possui versões em Inglês, Russo e Espanhol. Com uma sólida base de jogadores é um dos mais importantes e originais RPGs do movimento Old School Renaissance, com material produzido colaborativamente por diversos jogadores ao redor do mundo, e agora do Brasil também.

Na página aonde são realizados os downloads gratuitos dos livros, o visitante é convidado a colaborar com qualquer valor para a Associação Lar Moises, uma casa-lar que abriga crianças em risco social e em custódia do Estado devido a abandono, maus tratos, abuso e qualquer outro tipo de violência. Em adição a isto, o Raccoon.com.br se compromete a doar R$1,00 por download efetuado, em livros, jogos e brinquedos para a Biblioteca da instituição.

Faça aqui o download da primeira prévia do Livro do Mestre – Mazes & Minotaurs.

Mazes & Minotaurs - Livro do Mestre

Conteúdo da prévia:

Capítulo I : Conhecimento Mítico

A primeira seção deste capítulo descreve brevemente os 12 Deuses do Olimpo, que foram apresentados, mas não descritos no Livro do Jogador.

A próxima seção descreve o cenário padrão de M&M, o mundo ficcional de Mythika. O mapa do mundo nomeia regiões, apresenta sua história e enumera os seus vários idiomas.

Como convém a temática do jogo e de uma forma que lembra muito a Hyboria de Robert E. Howard, Mythika está repleto de referencias a várias culturas históricas.

O mapa do mundo está centrado no Mar do Oriente e na terra das Três Cidades, muito parecido com região do Mediterrâneo, mas sem a Itália.

Existem outras terras, como os reinos com temática egípcia e árabe, as terras congeladas e lar dos bárbaros de Hiperbórea, a terra dos centauros, o reino feminino de Amazonia e remanescentes do reino perdido de Atlantida. A maioria destas regiões já foi detalhada através das edições do Minotaur Quarterly)

As seções sobre cosmogonia e história mítica são baseadas – mas apresentam características próprias – na mitologia grega. A história recente é principalmente uma relação das várias guerras ocorridas em Mythika.

Mythika

Capítulo 2 : Criaturas

Este capítulo abrange as regras básicas para descrição e construção de criaturas, que são divididas em cinco tipos: Povos, Feras, Monstros, Espíritos e Animados. Estas classificações funcionam como rótulos descritivos e possuem certos efeitos no jogo.

As criaturas têm status simplificados compostos por estatísticas de tamanho, Ferocidade, Astúcia e Misticismo. Os três últimos têm classificação numérica que variam de 0 à 3 e que são combinados para formar vários outros escores.

Após os traços básicos serem descritos, são apresentadas as fórmulas para calcular os escores de combate: Iniciativa, Combate Corporal, Classe de Defesa e Resistência Total (Armas de Disparo exigem uma habilidade especial) e as Jogadas de Salvamento (Detecção, Evasão e Fortitude Mìstica), e então as regras sobre o efeito do tamanho em combate.

O capítulo apresenta também várias habilidades especiais, seguidas de exemplos de como criar novas criaturas ou personalizar as listadas e as regras para o cálculo dos Pontos de Glória, Sabedoria e Experiência.

Medusa e Perseu

Download Grátis – Cthulhu d100

A Three Fourteen Games publicou o Cthulhu D100, um RPG de horror Lovecraftiano baseado no sistema Basic Roleplaying da Chaosium.

O sistema possui novas regras de declínio para loucura que representam a perda gradual de sanidade com maior realismo e são compatíveis com todo o material baseado no sistema d100 da Chaosium,

O jogo em espanhol é gratuito, tem licença aberta e está disponível para download aqui.

Cthulhu d100

All Stars take on the Mega Dungeon

A Gaming Paper, editora especializada na produção de mapas para RPG e wargames, reuniu quatro estrelas da Indústria do RPG para desenvolver aventuras compatíveis com a linha Gaming Paper Adventures: Mega Dungeon.

Confira a apresentação das aventuras para Pathfinder escritas por Monte Cook (Ptolus), Brian Cortijo (Academy of Secrets), Ed Greenwood (The Elminster Series) e Steven Schend (Cormanthyr: Empire of the Elves):

All Stars take on the Mega Dungeon

Temple of the Half-Born – Monte Cook: Atendendo ao pedido de ajuda de um estranho velho, você viaja por debaixo de um enorme cemitério para investigar e erradicar o mal que lá se esconde. Mergulhe profundamente no templo para enfrentar demônios, ghouls híbridos, projetos cadavéricos que deram errado, e o cérebro por trás de tudo. Aventura para personagens de nível 7 ou 8.

Arena of Souls – Brian Cortijo: Você foi seqüestrado! Lute para abrir caminho através da arena e para encontrar uma maneira de escapar. Cuidado! Você começa desarmado e aprisionado. O traiçoeiro sacerdote é mais do que parece, ele fornece entretenimento para os perversos moradores e a arena tem um propósito ainda mais sinistro. Aventura para personagens de nível 3 ou 4.

Lost Coins and Flying Bones – Ed Greenwood: Muitos anos atrás, um grupo de mercadores teve um fim trágico. Durante décadas rumores têm circulado sobre a riqueza e a magia mantida abaixo da cidade, dentro dos porões de armazenamento dos comerciantes. Você descobriu a localização da única entrada para estes porões. O que eles contém? Bens, riqueza, e magia? Você vai viver tempo suficiente para descobrir? Aventura para personagens de nivel 5 ou 6.

Keep Away From the Borderlands – Steven Schend: Fazem duas noites desde a Vigília Corith, uma noite santa que ocorre apenas uma vez a cada 120 anos. A lua cheia brilhava azul e coisas estranhas aconteceram. Pessoas desapareceram. Incêndios azuis rasgaram a mata. Algumas pessoas não foram mais vistas desde aquela noite, incluindo os guardas do posto de vigilância local. Você foi contratado para investigar o que aconteceu! Uma aventura para personagens de nível 1.

All Stars take on the Mega Dungeon está disponível aqui.

 

JediCon Paraná 2011

Neste final de semana (08 de outubro) acontece em Curitiba a quinta edição da JediCon Paranaense, organizada pelo Conselho Jedi Paraná.

O evento será realizado no Shopping Omar e tem entrada franca.

 JediCon Paraná 2011

Confira as atividades:

A Jedi Arena já se consagrou como um sucesso nos eventos do CJPR então não poderia faltar na JediCon 2011! Venha treinar suas habilidades com o sabre de luz com os mestres Jedi e Sith na Jedi Arena em um ambiente totalmente contralado.
No Stand de tiro Mandaloriano você terá a oportunidade de treinar a sua pontaria com o auxílio dos caçadores de recompensa do Manda Akaan’ade.
Star Wars 3D Anaglyph: Em fevereiro de 2012 teremos A Ameaça Fantasma estreiando nos cinemas com a mais nova tecnologia 3D, mas que tal dar uma revisitada na tecnologia Anaglyph? Sim, aquela dos óculos vermelhos e azuis! Neste espaço você poderá conferir imagens superbacanas de Star Wars nesta tecnologia!
Estúdio fotográfico: Venha participar de mais esta atividade interativa da JediCon!
A área de exposições contará com 4 grandes vitrines “recheadas” com os ítens mais interesantes e curiosos da saga de Star Wars.
Quiz Wars! Mais uma edição do Trivia Game sobre o Universo de Star Wars! Com premiação para os vencedores!
Concurso de Fantasias com temática Star Wars. Com premiações para o primeiro, segundo e terceiro lugares de cada categoria.

Confira a programação completa do evento aqui.

Ares Games Anuncia Sails of Glory

A novata Ares Games anunciou que lançará Sails of Glory, um jogo de tabuleiro baseado na mecânica do popular Wings of War.

Os direitos do jogo Wings of War foram recentemente adquiridos pela Ares, que relançou o jogo como Wings of Glory.

Criado por criado por Andrea Angiolino e Mainini Andrea, Sails of Glory é um jogo tático que recria a era das grandes navegações (1650-1815).

Sails of Glory

O jogo utiliza cartas de manobra, escolhidas previamente por todos os jogadores. As cartas são simultaneamente colocadas na frente de um navio na mesa (ou de um avião, em Wings of War). Todos os navios, em seguida, se movem de acordo com a imagem na carta.

Um dos autores do jogo explicou as diferenças entre Sails of Glory e Wings of Glory: A personalidade distinta e comportamento de um grande navio é muito diferente em comparação com um avião do século 20 e nos permitiu reinventar o jogo através de ideias inovadoras, mas ainda mantendo-o consistente com a lógica e os princípios que inspiraram Wings of Glory.

De acordo com o anúncio, o primeiro conjunto de modelos de navios será lançado em 2012 e terá como tema a era napoleônica.

Wings of War

Vampire the Masquerade 20th Anniversary Edition eBook

Esta disponível no DriveTrhu RPG a versão PDF da edição comemorativa dos 20 anos de Vampiro: A Máscara.

O livro com mais de 500 páginas vem recheado de conteúdo:

– Todos os 13 Clãs originais, Clãs variantes, linhagens e suas disciplinas;

– Regras clássicas atualizadas da Edição Revisada;

– Criação de personagens e evolução, do Neonato ao Matusalém;

– Todas as Disciplinas, do nível um ao nove;

– Cenários atualizados das noites modernas;

– Arte colorida original de Tim Bradstreet e de outros artistas clássicos.

Vampire the Masquerade 20th Anniversary Edition eBook

Confira a apresentação do livro:

Vampiro: A Máscara explodiu no mundo dos jogos em 1991 e inspirou uma geração de fãs de que a indústria de jogos nunca tinha visto antes ou depois.

O significado cultural que Vampiro: A Máscara deixou não ficou restrito ao mundo dos jogos, mas sobre toda a cultura pop moderna relacionada aos vampiros, podendo ser visto e sentido hoje em praticamente todas as formas de mídia.

Vampire: The Masquerade – 20th Anniversary Edition traz toda a experiência do ciclo completo do Mundo das Trevas e serve como o marco de aniversário perfeito para celebrar duas décadas de jogos depois da alvorada. Este é o Vampiro original em toda sua glória, e nossa maneira de dizer obrigado e bem-vindos.

Compre aqui o seu Vampire: the Masquerade – 20th Anniversary Edition eBook

Vampire The Masquerade 20th Anniversary Edition - Setita

 

The Walking Dead: Novo Trailer da 2ª Temporada

A AMC lançou um novo trailer de um minuto e meio da 2 ª Temporada de “The Walking Dead”. O vídeo mescla cenas da temporada anterior com algumas cenas inéditas da nova temporada. Confira:

A segunda temporada da série estréia dia 16 de outubro (nos Estados Unidos) com um episódio especial de 90 minutos. Internacionalmente, a AMC continua sua parceria com a Fox, que mais uma vez distribuirá o programa no Brasil, com uma semana de diferença.

The Walking Dead - Segunda Temporada

Agora É Oficial: O Iluminado Terá Uma Sequência

Stephen King tem tentado os fãs de O Iluminado com a possibilidade de uma sequência desde 2009. Falando ao Under The Dome, o autor comentou que queria escrever uma sequencia chamada Dr. Sleep, contando a história de um Danny Torrance (o garoto da história original) adulto e mostrando as conseqüências trazidas pelos seus poderes psíquicos.

O Iluminado Capa

Apesar dos rumores iniciais sobre o livro terem sido rapidamente desfeitos na época, agora é oficial – Stephen King está oficialmente trabalhando em uma seqüência de O Iluminado, e ela ainda se chama Dr. Sleep.

O vídeo abaixo mostra uma aparição de King na George Mason University, onde ele leu um trecho do livro. O site oficial do autor também reconheceu que a seqüência está de fato acontecendo:

“Agora é oficial – Stephen está trabalhando em Dr. Sleep, a seqüência de O Iluminado. Neste fim de semana Steve leu um trecho do livro durante aparição na George Mason University…”. O enredo de Dr. Sleep  inclui um grupo itinerante de vampiros chamado The Tribe, que faz parte da passagem lida pelo autor.

Na continuação Danny Torrance cresceu e virou um homem de 40 anos de idade que trabalha com doentes terminais e usa seus poderes paranormais para ajudá-los.  Em alguma momento da trama ele terá contato com um grupo de vampiros que suga a energia de “pessoas especiais”.

O livro ainda não tem um data de lançamento definida.

Esta Promoção É um Fiasco!

Em outubro o Raccoon vai sortear um exemplar do Fiasco RPG, mais um grande lançamento da RetroPunk Game Design.

Fiasco RPG

Confira a apresentação do Fiasco:

…talvez algum de seus amigos de juventude o convidou para cheirar benzina, mas agora seu primo está morto em um pântano e foi você quem o matou.

…talvez você e sua amante concluiram que poderiam obrigar sua espoa a um divórcio, mas as coisas fugiram do controle e agora uma gangue de mexicanos usando luvas de latéx barra pesada e um cachorro pitbull está atrás de você.

As coisas podem dar errado, e rapidamente… as você não faz ideia o quanto uma cagada pode se tornar perigosa!

Fiasco é inspirado nas histórias cinematográficas de pequenos golpes que deram desastrosamente errados – particularmente filmes como Gosto de Sangue, Fargo, A Sangue Frio, Queime Depois de Ler e Um Plano Simples.

Você interpretará pessoas comuns dotadas de ambição poderosa e pouco controle dos próprios impulsos. Serão sonhos grandiosos e execuções pífias. As coisas não irão bem, para dizer o mínimo, e no fim tudo acabará desembocando em uma gloriosa sequência de ciúme, assassinato, e recriminação. Vidas e reputações serão perdidas, dolorosa sabedoria será adquirida, e se você for muito sortudo, seu cara pode terminar exatamente no ponto onde começou.

Fiasco é o primeiro jogo totalmente colaborativo, sem a figura do mestre do jogo, a ser publicado no Brasil. O jogo é projetado para 3 à 5 jogadores que serão responsáveis em criar as relações entre seus personagens, as necessidades em jogo, bem como as locações e objetos que em algum momento entrarão em cena, além, é calor, das situações desastrosas que o conjunto disso irá criar.

É um jogo 100% de improvisação recheado de humor negro, ganância, medo e desejo… E sobre as pessoas que não conseguem resistir a elas.

 

Para concorrer ao livro é muito simples, basta se inscrever por e-mail no FEED do Raccoon no link abaixo:

Informe seu e-mail:

Delivered by FeedBurner

O sorteio será realizado dia 15 de Outubro. Não perca tempo, inscreva-se e participe!

 

Mas que diabos é um FEED?

É um sistema que permite que atualizações (como meus posts) cheguem até o usuário através dos readers (leitores), ou até mesmo através de e-mail.

O FEED poupa o tempo do usuário quando está online. Em vez dele ter que clicar todos os dias em todos os sites que marcou como favoritos, os sites é que mandam através dos FEEDS as informações para os leitores de que há conteúdo novo.

Fantasy Flight Games Anuncia Nova Edição de Nexus Ops

A Fantasy Flight Games anunciou que lançará em novembro uma nova edição do board game de ficção científica Nexus Ops. No jogo os participantes devem levantar exércitos de bestas alienígenas e defender seus territórios das corporações rivais, que lutam pelo controle do precioso rubium.

Nova Edição de Nexus Ops

Confira a apresentação de Nexus Ops:

Nexus Ops é um jogo de tabuleiro de ferozes batalhas sci-fi e fantásticas criaturas alienígenas em que 2 a 4 jogadores controlam facções de tropas corporativas e estranhas formas de vida em uma lua alienígena.

Os jogadores designam as tropas de sua base para explorar o terreno, extrair recursos minerais, comprar tropas, vencer batalhas e cumprir as missões – tudo em uma tentativa de reunir energia suficiente para reivindicar a lua para si mesmos.

A nova edição deste clássico apresenta miniaturas detalhadas, nova arte, novo livro de regras, um conjunto completo de poderes alternativos de unidade e uma série de regras opcionais e variantes.

Com 160 miniaturas, 90 cards, 17 peças de tabuleiro hexagonais, Nexus Ops garante horas de diversão em uma só caixa.

Nexus Minis

Black Lodge 2600

Twin Peaks, obra prima criada por David Lynch e uma das melhores séries para TV dos anos 90 (e definitivamente a mais surreal) finalmente foi retro-convertida para o clássico Atari 2600.

No jogo criado por Jak Locke você assume o papel do agente especial Dale Cooper, que como o título sugere está preso no Black Lodge, um estranho reino de escuridão profana – e com uma grande quantidade de cortinas rubro-negras e piso branco em ziguezague. Você precisa encontrar o caminho para sair deste lugar perturbador e evitar o doppelganger que vem a seu encalço.

Black Lodge 2600 cartridge

Os fãs identificarão imediatamente a situação proposta no jogo, mas ele deve parecer estranho para quem nunca assistiu a série. Então não perca tempo, use isso como desculpa e assista Twin Peaks. Garanto que você não vai se arrepender.

Faça o download do Black Lodge 2600 aqui.

 

Halo HeroClix 10 Anniversary Booster

Para celebrar os 10 anos do game Halo, a WizKids lançou esta semana o Halo HeroClix 10 Anniversary Booster. A coleção é composta por 45 miniaturas e introduz novas mecânicas ao jogo, incluindo a Granada como arma especial.

Halo HeroClix 10 Anniversary Booster

Confira a apresentação do Halo HeroClix:

Defenda a humanidade da ameaça teocrática e lute pela sobrevivência contra o mortal Dilúvio! Equipe-se com as mais recentes armas e parta para a batalha nas linhas de frente da galáxia!

Comemore o 10º Aniversário da série HALO com esta emocionante adição para o universo HeroClix! As 45 miniaturas lhe darão tudo o que você precisa para levar a batalha para a sua mesa, assumindo o papel do Master Chief e seus Espartanos, do Convenant e dos monstros do Dilúvio!

Compre aqui o Halo HeroClix 10 Anniversary Booster

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The People: I Remember The Home

Interessante. É o mínimo que posso pensar em relação ao que vou contar agora pra quem entrar aqui. Há muitos anos, mais especificamente nos idos de 70 assisti um filme de ficção científica (daqueles da sessão da tarde) que me marcou, possivelmente exibido na Rede Globo, mas não conseguia lembrar do nome. Visto que sempre apreciei em demasia livros e filmes de ficção científica acabei adquirindo inúmeras enciclopédias importadas sobre o gênero, mas nada encontrei sobre ele.

Com o advento da internet, procurei informações sobre o filme mas sempre em vão. Certo dia resolvi questionar outros cinéfilos da área em uma comunidade do Orkut da qual participo que tem relação com filmes antigos. Para minha surpresa alguém lembrou do filme me indicando seu nome “The People” e até me enviou alguns links do youtube com pequenos trechos dele. Surpresa dupla ao descobrir que um dos protagonistas do filme era William Shatner, o conhecido capitão Kirk da série televisiva Jornada nas Estrelas que tanto admiro.

The People:  I Remember The Home

Se você não se importar com spoiler o filme The People narra a história de uma professora (Kim Darby) que veio da cidade grande para o interior dos EUA para lecionar a um pequeno grupo de crianças de uma pequena aldeia filhos de fazendeiros. O povo que lá vive, lembra muito os Amish, que abandonaram a tecnologia para viver do trabalho simples do campo.

The PeopleO problema maior da professora foi evidenciar que as tímidas crianças, agora seus alunos, não brincavam, não corriam e evitavam cantar. Mesmo para crianças do interior aquilo era no mínimo bizarro. Pra aumentar o mistério, todas arrastavam seus pés ao caminhar, fazendo pequenas nuvens de poeira ao caminhar pelos arredores. Com o tempo, naturalmente a professora veio a descobrir toda a verdade sobre aquele povo. Eram alienígenas que perderam seu planeta por conta de uma explosão e sem muitas alternativas sua nave veio parar no planeta Terra.

No início estavam expostos mas por conta de sua natureza alien dominavam poderes paranormais e assim entre outras coisas podiam flutuar livremente. Incompreendidos pela população local onde viviam, acabaram sendo torturados e mortos. Os poucos sobreviventes que fugiram, criaram aquela pequena comunidade coibindo seus poderes de forma rígida para sobreviverem sem ficarem expostos.

Da mesma forma, exigiam que as crianças arrastassem seus pés para não saírem voando por ai. Também não poderiam brincar ou correr, o que explicava os “mórbidos recreios”. Ao final do filme, a professora e o médico vivenciado por Willian Shatner, mesmo sabendo de sua origem alienígena, resolvem ficar por ali e viver em harmonia com a pequena aldeia agora mais segura com relação a sua natureza diferenciada.  (fim do spoiler)

Depois de assistir novamente ao filme, voltei a internet para outra pequena pesquisa sobre a origem da história. Descobri que originalmente foi um romance publicado, um livro denominado “Pilgrimage”, que fora escrito em 1961 por Zenna Henderson, que nasceu em 1917 e faleceu aos 66 anos de câncer em 1983. Nessa procura encontrei um blog americano que narra aspectos particulares da vida da escritora e que valem a pena serem mencionados aqui.

Zenna Henderson
Zenna Henderson

A profissão da escritora de romances de ficção científica era a de professora e por muitos anos foi adepta da religião mórmon. Ora, muitos grupos mórmons americanos vivem afastados da tecnologia e seu sustento é a base do que criam e plantam. Essa influência é denotada pelo que consta nos depoimentos dele e de seus leitores em outros dois livros que ela escreveu, onde sempre uma professora e seus alunos são os protagonistas de suas fantásticas histórias de ficção científica.

Possivelmente ela como escritora e professora, acabava analisando o comportamento das pessoas a seu redor (seus alunos e o povo mórmon), que lhe serviram de inspiração para seus personagens misteriosos que viriam a enriquecer suas obras literárias. Imagino que em 1972 deve tera ficado feliz de saber que o mais famoso de seus livros se tornaria um filme para televisão. Pena que não fez tanto sucesso como seus livros o fizeram por lá. Mas, de uma coisa tenho certeza. Seus livros, como o filme, marcaram na época, a vida de crianças e jovens (como eu), que viriam a apreciar o fantástico e o maravilhoso.

Se você ficou curioso e não se importa de assistir filmes antigos (qualidade VHS), acompanhe o filme na íntegra pelo Youtube sem legendas aqui:

Texto de Carlos Machado, via FuturAntiqua.

 

Tschak: Dungeon Crawl com Cara de Eurogame

Em Tshak um grupo de aventureiros adentra em sombrios dungeons para explorar, lutar contra monstros e depois voltar (ou não) com os bolsos repletos de ouro.

Se ao ler isso você imaginou conjuntos de dados, fichas de personagem e uma noite regrada a alimentos não saudáveis junto com seus amigos, errou.

Tschak: Dungeon Crawl com Cara de Eurogame

Criado por Dominique Ehrhard, Tshak combina elementos dos Eurogames ao clássico jogo de exploração de masmorras.

Em cada jogo os jogadores devem explorar quatro dungeons, cada um com três níveis. Para isto eles controlam três magos, três guerreiros, três anões e um artefato mágico com poderes especiais.

Tschak Cartas

O jogo começa após todos os jogadores alocarem seus monstros e tesouros nos três andares do dungeon. As cartas que você está enfrentando são visíveis, assim você pode concentrar suas forças no dungeon que parecer mais rentável e iniciar a sua exploração.

Esta escolha deve ser feita cuidadosamente, pois enquanto a equipe mais poderosa recebe o tesouro do dungeon, a equipe mais fraca recebe o seu monstro.

Os monstros devem ser evitados pois reduzem os pontos do grupo de aventureiros no final da exploração. Tesouros valem 2-5 pontos, desde que não sejam amaldiçoados. O aventureiro que voltar para casa com o máximo de ouro é o vencedor.

Tschak

Tschak: Um jogo de Dominique Ehrhard
Ilustrado por Vincent Dutrait
Editado por Gameworks
Distribuído por ASMODEE
Para 2-4 jogadores pelo menos 13 anos
Tempo médio anunciado: 30/40 minutos
Lançamento: Essen 2011 (Novembro)

Tschak

Lionsgate Anuncia Filme Baseado no Game Dead Island

A Lionsgate adquiriu os direitos para produzir um filme baseado no game Dead Island. O produtor Sean Daniels (A Múmia, O Escorpião Rei) irá dirigir o projeto.

Em comunicado, a Lionsgate declarou: “O filme Dead Island será inovador no gênero zumbi por causa de seu foco na emoção humana, laços familiares e na forma não-linear de contar histórias”.

dead-island

Como as centenas de jornalistas e milhões de fãs que estavam tão apaixonados pelo trailer de Dead island, nós também ficaram impressionados“, acrescentou Joe Drake, Diretor de Operações da Lionsgate. “Este é exatamente o tipo de propriedade que estamos procurando para adaptar na Lionsgate – é sofisticada, impetuosa, e uma elevação real de um gênero que conhecemos e amamos. Também construiu uma marca reconhecida em todo o mundo, e uma potencial franquia“.

As observações feitas pela Lionsgate indicam que o filme será centrado em temas semelhantes a crise familiar vista no trailer primeiro trailer do jogo:

Dead Island é um game de mundo aberto ambientado em um resort paradisíaco que vira um inferno depois de uma praga zumbi. A Lionsgate não informou a data de lançamento do filme.

 

Resenha de Conan, o Cimério

Sinopse (por Conrad): Pela primeira vez no Brasil, as histórias originais de Conan, de Robert E. Howard, serão publicadas integralmente e na ordem em que foram redigidas pelo autor.

As primeiras histórias de Conan, foram publicadas pela revista Weird Tales, em 1930, nos Estados Unidos. Mas, muito da obra de Robert E. Howard foi adaptado, ou até reescrito, por outros autores – nem sempre tão talentosos quanto Howard.

Agora, os fãs de Conan podem conhecer a verdadeira história do personagem, imortalizado no cinema por Arnold Schwarzenegger.

Conan O Cimério traz as histórias originais e materiais exclusivos, entre eles a primeira história de Conan, The Phoenix on the Sword (A Fênix da Espada) que nunca foi publicada – foi rejeitada pelos editores da Weird Tales.

O livro ainda tem ensaios de Howard sobre o mundo de Conan, como ´´A Era Hiboriana´´ e ´´Lugares e Nomes Hiborianos´´; rascunhos e contos inacabados; dois mapas do mundo de Conan, desenhados pelo próprio autor, e ilustrações originais do premiado artista Mark Schultz.

De todos os grandes personagens que habitam as páginas de Howard, Conan, o Cimério, é o herói dos heróis: um gigantesco aventureiro bárbaro, nascido nas inóspitas terras do norte da Ciméria. Lutando, ele percorreu metade do mundo de seu tempo, enfrentando inimigos naturais e sobrenaturais, até tornar-se rei do império de Aquilônia.

Schultz Conan

Confesso que durante boa parte da minha vida torci o nariz para Conan. Conheço muitas pessoas que são fãs do cimério, entre elas minha mãe e meu padrasto, mas não sentia a mínima vontade de ler os gibis da Marvel. Talvez um preconceito gerado pela imagem que ficou do bárbaro: um gigante musculoso e monossilábico, como foi imortalizado no cinema por Schwarzenegger.

Aos poucos, fui tendo contato com a Era Hiboriana, e a cada nova imersão, uma nova impressão era formada. Não demorou para ficar claro que Conan não era só o pioneirismo na literatura fantástica; a Era Hiboriana era simplesmente um dos mais complexos, incríveis e coerentes mundos já criados. A política e as pitadas de decadência que costumam faltar em obras de fantasia têm muita força no universo criado por Robert Ervin Howard, e sem perder espaço ou força para feiticeiros, bestas mitológicas e aventuras cheias de ação e reviravoltas.

E Conan… ah, Conan! Um personagem bem definido, articulado, profundo, complexo, teimoso, impulsivo e ao mesmo tempo temeroso de feitiçaria. A Marvel se desviou um pouco do original, e os filmes se desviaram muito. A fantasia que há nas noveletas originais de Howard, escritas entre 1932 e 1936 (ano de seu suicídio), é completa em todos os sentidos, e sua narrativa é vigorosa. Além disso, ele influenciou autores que viriam mais tarde, alguns assumidamente (como Michael Moorcock e seu Elric de Melniboné), outros nem tanto (em 1932, Thoth-Amon não fazia ideia de quanto tempo ficou curvado sobre seu anel do poder, absorvendo sua essência, como um certo hobbit alguns anos mais tarde…).

Para a minha sorte (e a de todos os brasileiros), a Conrad resolveu publicar na última década dois volumes contendo as noveletas, publicadas originalmente em pulps, na ordem em que foram escritas, além de ensaios do autor e sobre o autor. Como são dois livros, falarei de ambos separadamente.

Conan, o Cimério, vol. 1

Conan, o Cimério, vol. 1:

As estórias apresentadas nesse volume estão entre as melhores já escritas sobre Conan e, sem exagero, entre todas as existentes de fantasia. O livro abre com o poema “Ciméria”, que define muito sobre Conan, sua terra e os motivos de sua vida desregrada. Passamos por várias fases da vida do cimério: ele mais velho como rei, como mercenário, ladrão, pirata… E sua personalidade é profundamente explorada, com um destaque especial para seu diálogo com Bêlit em “A Rainha da Costa Negra”, no qual sua filosofia de vida é dissecada: “Se os homens encontram prazer, é apenas no fulgurante desatino da batalha. (…) Que os sábios se questionem sobre o que é real e o que é ilusão. Se sou uma ilusão, ela é real para mim. Eu vivo, eu estou cheio de vida, eu amo, eu mato, eu sou feliz assim.”

Todos os contos trazem narrativas com boas surpresas e cheias de ritmo, com elementos clássicos da fantasia épica.

Dos materiais extras do volume, de longe o ensaio “A Era Hiboriana” é a mais grata surpresa. Um texto ao longo de milhares de anos que Howard escreveu para não se perder enquanto criava seus contos, o pano de fundo histórico do cenário. Ele vai desde o cataclismo da Atlântida até o fim do tempo de Conan, quando então se dá a aurora das civilizações do mundo real.

As ilustrações também são um ponto a parte. Um trabalho magnífico de Mark Schultz, que, como todo o resto, tem o ápice neste volume.

Conan, o Cimério, vol. 2

Conan, o Cimério, vol. 2:

Após o brilhantismo das estórias narradas no volume anterior, a expectativa criada foi enorme, porém há uma certa irregularidade. O livro abre com o retumbante “A Cidadela Escarlate”, uma narrativa que é a cara do Conan Rei – o Rei é traído numa batalha e capturado, e precisa escapar e salvar a Aquilônia -, tanto que foi retomada e ampliada no único romance escrito por Howard, “A Hora do Dragão”.

Contudo, em boa parte das noveletas deste livro se vê uma fase mais comercial da escrita de Howard. Ele mesmo dizia, como se observa no primeiro volume, que seus trabalhos eram aceitos sem ressalva pela Weird Tales (a pulp que publicava Conan) se o conto fosse simples de tal modo que o protagonista vencia o vilão e possuía a donzela.

Mas mesmo o trabalho mediano de Howard é superior a muito do que há na fantasia: permanece a personalidade forte de Conan, ainda há as tramóias e reviravoltas, a escrita é fluente e intensa, e os desfechos ainda são capazes de surpreender.

A superioridade do primeiro livro também fica por conta dos extras: enquanto aquele trazia textos de Howard sobre povos da Era Hiboriana, o ensaio homônimo que explicava tudo sobre ela, e outros textos sobre Howard, o volume 2 mostra roteiros, fragmentos e contos inacabados, que não vieram a ser publicados. Algo que só virá a ser valioso para o mais apaixonado fã.

A arte de Mark Schultz mantém sua qualidade, contudo, talvez pelos acontecimentos dos contos do livro anterior serem mais memoráveis, não é neste que ele atinge o auge de seu brilhantismo.

Pelo que parece, os dois volumes não fizeram muito sucesso no Brasil. Talvez, se tivessem sido embalados por um lançamento no cinema (há um livro “novo” no mercado, mas é assunto para outra resenha), ou houvesse propaganda intensa, ou quem sabe fossem vendidos em bancas, a situação fosse diferente.

Robert E. Howard se suicidou em 1936, aos 30 anos, e seus trabalhos já estão no domínio público. Se comparados com outros clássicos da literatura fantástica de mais popularidade, como O Senhor dos Anéis e Crônicas de Gelo e Fogo, possui características que foram replicadas em tais obras, porém muito mais a oferecer.

Há, com certeza, um potencial mercadológico enorme a ser explorado – sem contar que é tudo de uso livre, sem custos. Contudo, ao ver um filme como o que saiu neste ano (apesar de Jason Mamoa ter sido 10x mais Conan que Arnold Schwarzenegger), resta a pergunta: será algum dia esse potencial explorado devidamente?

Microsoft Patenteia Celular com Controles Modulares

Uma nova patente registrada pela Microsoft apresenta um telefone celular tipo slider com esquemas de controle personalizável – na forma de dispositivos múltiplos que se encaixam em uma cavidade no telefone. “O segundo dispositivo pode incluir um ou mais controles de jogo, baterias, teclados físicos e/ou aparelhos de telefone celular com display”, explica a patente.

winphone

Os desenhos da patente incluem como exemplo um teclado QWERTY, um controle de jogo com um pad circular e quatro botões, uma bateria extra e alguma coisa que a patente especifica um segundo display.

O registro da patente não garante que o próximo Windows Phone terá esta funcionalidade, mas este é um conceito interessante e que provavelmente colocaria alguma atenção sobre os combalidos celulares da Microsoft.

D&D Miniatures: Dragon Collector’s Set

No mundo de Dungeons & Dragons, nenhuma criatura é tão incrível e aterrorizante quanto os dragões.

Para celebrar sua criatura mais icônica, a Wizards of the Coast lançará em novembro o Dragon Collector’s Set, sua próxima edição limitada de miniaturas para Dungeons and Dragons.

D&D Miniatures-Dragon Collector's Set
O Dragon Collector’s Set será composto por 5 miniaturas plásticas de dragões (2 inéditas): um Dragão Negro, um Dragão Azul, um Dragão Verde, um Dragão Vermelho e um Dragão Branco. Todas pré pintadas, com cards de estatísticas e prontas para jogar.

Segundo a Wizards: “Cada dragão representa um encontro mortal para um grupo experiente de aventureiros”.

O Dragon Collector’s Set está em pré-venda aqui.

Crimes da Semana Envolvendo Jogos

Listagem semanal de crimes relacionados a jogos cometidos ao redor do mundo. Esta relação pode ser a mais remota, incidental ou sem fundamento possível – para figurar na listagem basta somente que os componentes jogo/crime estejam presentes na notícia.

A listagem não atende a nenhum propósito e não serve para absolutamente nada além de prover uma fonte de informação inútil e geralmente bizarra.

Feita a apresentação, confira as bizarrices da semana:

Rowesville, Carolina do Sul, EUA: Homem tem salário roubado depois de um jogo de cartas. (fonte)

Hunstville, Alabama, EUA: Homem sob fiança por assassinato rouba carga e molesta alguém durante jogo de cartas. (fonte)

Norwalk, Connecticut, EUA: Homem é assaltado com um bastão durante jogo de cartas. (fonte)

Beijing, China: Polícia chinesa prende 2.200 pessoas em uma operação contra quadrilhas que, entre outras atividades, promovia jogos ilegais. (fonte)

Monterrey, México: Gangue incendeia cassino, matando 52 pessoas. (fonte)

Bacolod, Filipinas: 15 pessoas presas por apostar durante jogo de cartas (Tong-its). (fonte)

Gallatin, Tennessee, EUA: Homem atraia crianças para jogar LARP (live action role-playing) e as molestava sexualmente. (fonte)

Internacional: Empresa de poker online acusada de desviar 322 milhões de euros dinheiro dos apostadores. (fonte)

Niterói, Rio de Janeiro: Agentes estouram pontos de jogo do bicho em bairro nobre de Niterói. (fonte)

Belo Horizonte, Minas Gerais: Polícia faz operação contra cassinos de luxo em BH. (fonte)

Crimes da Semana Envolvendo Jogos

Ranking:

– Jogos de Cartas: 49 ocorrências;

– Dados: 24 ocorrências;

– Jogos de Tabuleiro: 16 ocorrências;

– Jogo do Bicho: 11 ocorrências

– Dominó: 5 ocorrências;

– Cassino e Bingo: 9 ocorrências;

– Magic: The Gathering: 3 ocorrências;

– Jogos para PC e Video Game: 5 ocorrências;

– RPG: 2 ocorrências;

– Miniaturas, Mahjong e Jogos para PC: 1 ocorrência.

 

Fontes: Google AlertsPurple Pawn.

 

Game of Thrones 2ª Temporada: Primeiras Imagens

A segunda temporada da série Game of Thrones esta sendo filmada em Dubrovnik na Croácia, que servirá de cenário para Porto Real e Qarth.

As primeiras imagens dos sets de filmagem, que incluem o vencedor do Emmy Peter Dinklage, começaram a ser divulgadas hoje em sites croatas de notícias. Confira algumas delas abaixo.

As filmagens até agora parecem ter incluído uma cena no mercado, em que Tyrion inspeciona um mercado em Porto Real com o fiel Bronn ao seu lado.

Confira mais imagens aqui.