Ultramarines – A Warhammer 40000 Movie

Ultramarines - A Warhammer 40000 Movie

A Codex Pictures lançou um novo trailer para divulgar o lançamento do Blu-ray de Ultramarines, um filme em CG ambientado no universo de Warhammer 40K que será lançado em março deste ano.

O roteiro de Ultramarines foi escrito por  Dan Abnett, autor de vários romances ambientados no universo do jogo. O filme é dublado pelos veteranos Terence Stamp eJohn Hurt e inclui como bônus um “making of” da animação e uma graphic novel digital com o prequel do filme.

A Origem dos Jogos de Tabuleiro

Temos mais em comum com povos que viveram na antiguidade do que imaginamos. Apesar das incontáveis eras que nos separam, o eco da existência destes povos ressoa em nossa essência e em nossos hábitos até os dias de hoje.

Podemos não saber muito sobre suas crenças, anseios e o que realmente acontecia no dia-a-dia das pessoas comuns há milhares de anos atrás, mas de uma coisa temos plena certeza: eles também jogavam!

Ânfora Gamer

O jogo de tabuleiro Senet era tão popular e importante no antigo Egito que o Faraó Reny Seneb foi sepultado com um deles. E antes dele, seus ancestrais já jogavam Senet e Mehen há incontáveis gerações.

Enquanto nos túmulos reais são encontrados luxuosos tabuleiros de Senet e Mehen, nos túmulos das pessoas comuns são encontradas versões mais simples e humildes destes mesmos jogos. Nobres e pessoas comuns, todos compartilhavam deste mesmo gosto pelos jogos.

Os romanos, tão distantes no tempo, mas tão parecidos com o que somos hoje, também eram apostadores inveterados do Duodecim Scripta, um jogo que provavelmente se desenvolveu a partir do Senet. E amavam o seu Astragaloi, jogo que eu, descendente de italianos aprendi com a minha família, muitos e muitos séculos depois.

Estatua Romana - Menina Jogando Astragaloi 14 AC
Estatua Romana – Menina Jogando Astragaloi 14 AC

Outro exemplo é o Chaturanga, jogado na Índia desde o século VI, antes de evoluir para o Xadrez alguns séculos depois. O tabuleiro e a maioria peças são as mesmas do Xadrez e embora as regras originais tenham se perdido (da mesma forma que aconteceu com o Senet) todos os elementos do Xadrez moderno estão ali: nada de fatores aleatórios, estratégia pura e complexidade quase infinita.

Todas as culturas desenvolvidas praticavam alguma forma de jogo. Geralmente, esta prática era um indicativo de estabilidade, organização e altos níveis sociais e culturais.

Olhando para o passado da humanidade e para os seus jogos, encontramos uma predisposição universal ao lúdico. É como se os seres humanos fossem programados para jogar, para se sentirem recompensados por estes desafios interativos.

Como esta pré-disposição nasceu e se desenvolveu? Da mesma forma que a religião, com os quais são frequentemente relacionados em culturas antigas, os jogos surgiram e se desenvolveram juntamente com a humanidade.

egtyptedieren

Um dos fatores chave para este desenvolvimento foi a forma como nos alimentamos. Nas comunidades primitivas, quando os homens ainda viviam ao ar livre em tribos nômades, a humanidade praticava atividades coletoras de subsistência. Dependiam da caça, da pesca e da coleta, pois ainda não haviam aprendido a produzir alimentos.

Não temos registros históricos claros e precisos deste período, mas da mesma forma que ocorre até os dias de hoje em comunidades indígenas brasileiras, a ludicidade nestas comunidades era essencialmente física.

Os jogos serviam como preparação para as atividades de caça e pesca ou de embates que viriam a ocorrer com outras tribos ou em eventuais encontros com animais selvagens. E assim como viria a acontecer com os jogos de tabuleiro, geralmente estas atividades se misturavam com ritos de passagem religiosos.

A liderança natural da tribo era exercida pelo mais forte. O conhecimento e as experiências adquiridas eram transmitidos coletivamente e incorporados à tradição comunitária, como por exemplo, as melhores estações de caça, a distinção entre plantas e a observação das fases da lua.

Como viviam em constante movimento, literalmente estes grupos possuíam somente o que pudessem carregar. Não existia o conceito de bem individual, tudo era da comunidade e a vida girava em torno da coletividade.

O fim da última da Era Glacial permitiu o aparecimento de novos tipos de comunidades. Trabalhando com a natureza, ao invés de somente explorá-la, essas comunidades concretizaram a Revolução Agrícola do período Neolítico.

Gobekli Tepe

Com isso, pela primeira vez em nossa história, a raça humana passou a acumular bens e desenvolver especialidades que anteriormente não eram possíveis, em virtude da vida nômade.

Não havia mais a necessidade de se viver em constante movimento, a fartura e a estabilidade possibilitadas pela agricultura permitiram que a sociedade se desenvolvesse e se desenvolvesse em vários aspectos, como na escrita, religião e nos jogos!

Os jogos físicos certamente sobreviveram e continuaram a ser praticados, mas ao longo dos séculos a estabilidade propiciou o surgimento de de maior complexidade, com tabuleiros, componentes e posteriormente, com dados – eficientemente difundidos pelos romanos através de todo o seu império.

Séculos mais tarde, o início da impressão mecânica difundiu de maneira irreversível os jogos de cartas, tabuleiro e posteriormente os de estratégia. Com o advento da eletricidade, surgiram os jogos eletrônicos e posteriormente, os videogames. E ao juntar um pouco de tudo isso, surgiu o RPG!

Antigos Dados Romanos

A cada nova tecnologia, lá estão os jogos, insistentemente caminhando ao nosso lado juntamente com a nossa necessidade de interação e competição.

Enfim, jogamos por que somos humanos, somos lúdicos e também, porque este hábito já esta incrustado em nossa essência há muito, muito tempo…

Os Novos Velhos Lançamento para Dungeons & Dragons

E a Wizards of the Coast segue adiante na estratégia de capitalização do seu colossal acervo de títulos fora de catálogo. Além da venda das primeiras edições do D&D através de downloads on-line, a empresa também lançará reedições de seus títulos vintage (Ad&D e D&D 3.5).

O ambicioso programa de reimpressão começa em maio com o trio de livros básicos para Advanced Dungeons & Dragons (Livro do Jogador, Livro do Mestre e Livro dos Monstros) que serão seguidos em junho pela clássica aventura: Dungeons & Dragons: Against the Slave Lords e em julho pelo Dungeons & Dragons Magic Item Compendium (3.5).

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Os módulos básicos de AD&D serão reimpresso em versões de luxo, com novas capas para os três livros. Essas edições foram as primeiras a ganhar versões em português, lançadas no Brasil no início dos anos 90 pela editora Abril.

Já a aventura D&D: Against the Slave Lords apresenta uma compilação de aventuras inter-relacionadas, compostas pelos módulos Slave Pits of the Undercity, Secret of the Slavers Stockade, Assault on the Aerie of the Slave Lords e In the Dungeon of the Slave Lords.

Já o Dungeons & Dragons Magic Item Compendium reúne os mais populares itens mágicos para D&D de todos os tempos, compilados em um volume de fácil referência. Esta reedição Premium apresenta nova capa e inclui errata das edições anteriores.

D&D: Against the Slave Lords

Financiamento Coletivo: Dragon’s Hoard

Dragon’s Hoard Card Game

Em Dragon’s Hoard os jogadores têm a oportunidade de se aventurar em um mundo de fantasia onde os papéis são invertidos. Em vez de combater os dragões, cada participante assume o papel de um deles em sua caça por tesouros.

Além do tema original e intuitivo (afinal, o que mais um Dragão faz?) o jogo é belamente ilustrado pelo talentoso artista Jonas Akerlund.

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Cada jogador procura reunir o maior tesouro possível, representado por determinadas cartas disponíveis no baralho de jogo. Quanto mais valioso o tesouro, mas difícil será para obtê-lo – mas também maiores serão as recompensas.

Roube ovelhas dos campos dos agricultores e use-as para trocar por outros itens, mas fique atento. Os oponentes podem jogar magos e multidões enfurecidas contra você. Você terá que lutar contra seus adversários, e impedi-los de jogar estas ações contra você. E se você roubar o tesouro de um dos oponentes prepare-se, pois ele tentará recuperá-lo de todas as maneiras.

Dragon’s Hoard Card Game

Defenda-se e trilhe seu caminho para a riqueza. No final da partida, o jogador com mais pontos de vitória de tesouros e bônus ganha o jogo.

Dragon’s Hoard é um jogo de cartas repleto de estratégia e muito fácil de aprender, e você pode ajudar a publica-lo. O projeto está sendo financiado coletivamente através do kickstarter, e com pouco mais de R$60,00 você já recebe uma cópia do jogo em sua casa.

Participe da campanha e saiba mais sobre o jogo em sua página oficial no Kickstarter: Dragon’s Hoard

Modern Masters Traz Clássicos de Volta para o Magic: The Gathering

Modern Masters

A Wizards of the Coast divulgou imagens do Magic the Gathering Modern Masters, uma série de 229 cartas reimpressas, válidas no formato Modern e desenvolvida pensando em campeonatos no formato booster draft.

A série limitada será disponibilizada através de boosters (15 cartas – uma carta premium por booster) que incluem as cartas mais poderosas e famosas publicadas nos últimos seis anos.

Magic - Tarmogoyf

A série será lançada somente em Inglês, em caixas com 24 boosters. Apesar da quantidade mais baixa de boosters por caixa, seu valor será mais alto do que o habitual – já que seus boosters serão vendidos a 6,99 dólares (contra os 3,99 dólares das edições normais).

A série será composta por reimpressões de cartas chave da 8ª Edição até Alara Reborn, retiradas do formato Modern. O conjunto inclui o cobiçado “Tarmogoyf” uma das cartas mais procuradas dos últimos anos. A série de alta potência é projetada para ser equilibrada com o formato Limited. A WotC também planeja lancer um “Modern Masters Gran Prix”.

Vinte a trinta cartas trarão arte inédita, além de novos tokens de criatura que ainda não haviam sido impressos anteriormente.

Modern-MastersFonte: Icv2

Fantasy Flight Prepara o Lançamento do Novo Star Wars RPG

A Fantasy Flight Games lançará em abril o aguardado Star Wars: Edge of Empire Core Rulebook, um RPG de 448 páginas que inclui tudo o que os jogadores e GMs precisam para começar jogar no universo Star Wars.

O conteúdo do livro é focado nas fronteiras do Império, onde se encontram os exploradores e colonizadores da Orla Exterior e se refugia a escória e a vilania de toda galáxia.

Fantasy Flight Prepara o Lançamento do Novo Star Wars RPG

O livro apresenta conteúdo extensamente detalhado e sobre o cenário, com toneladas de informações para que os jogadores e GMs criem aventuras ricamente detalhadas.

A FFG utilizou as características mais populares da mecânica do seu Warhammer Fantasy RPG e o adaptou para o universo Star Wars, o que resultou em um sistema dinâmico e bastante conciso, que tornam a criação e evolução dos personagens rápida e simples.

Além disso, o livro traz há uma aventura introdutória para ambientar até mesmo os jogadores mais inexperientes ao ritmo acelerado do Star Wars: Edge of Empire.

Além do livro de regras básicas, a FFG também lançará o Star Wars: Edge of Empire Role-Playing Game Master’s Kit , que inclui um escudo do mestre, diversas dicas úteis para GMs e uma aventura para levar os jogadores além dos eventos mostrados na aventura introdutória incluída no livro básico.

Star Wars Edge of the Empire Beginner Game

O terceiro livro da série, o Star Wars: Edge of Empire RPG Roleplay Dice, será lançado em Abril e trará um conjunto de 14 dados personalizados projetados especificamente para o Star Wars RPG .

Fonte: Icv2

D&D Classics Estreia em Grande Estilo

Fruto de uma parceria entre o DriveThruRPG e a Wizards of the Coast, a estreia do site dndclassics foi marcada por um índice de visitação acima das expectativas dos seus organizadores.

Um porta-voz do DriveThruRPG observou que a empresa tinha se preparado para o aumento do tráfego, mas que foram surpreendidos por um volume de visitantes muito maior do que o esperado.

D&D Classics

Anunciado durante a GenCon 2012, o dndclassics disponibilizará acesso à uma biblioteca completa de módulos, livros de regras e aventuras para Dungeons & Dragons, incluindo todos os clássicos produzidos pela TSR de 1974 até 1997.

O site conta atualmente com 80 itens, que vão desde as regras básicas de 1981 aos Livros de Regras produzidos na era WotC. Todos os itens podem ser comprados por download em formato PDF, pesquisáveis e de alta definição.

E para comemorar a estréia do site, a aventura clássica In Search of the Unknown está sendo disponibilizada gratuitamente. Se você já tem uma conta no DriveThruRPG.com, pode acessar o dndclassics com o mesmo login e senha.

Flashback Origins

É impossível não comparar Another World e Flashback, dois jogos clássicos de plataforma publicados pela Delphine Software nos anos 90. Apesar de Another World ser meu favorito, Flashback também tem muito a oferecer – prova disso é que, de acordo com o Guinness Book of Records, ele é o jogo francês mais vendido de todos os tempos.

Another World ganhou uma nova verão em 2006, como parte das comemorações pelo seu 15° aniversário. Agora tudo indica que Flashback seguirá o mesmo caminho, com um remake chamado Flashback Origins.

Flashback Origins

Gameblog.fr afirma ter a primeira imagem do jogo, cortesia de uma fonte anônima, bem como um link para uma página do Centre national du cinéma et de l’image animée (CNC) que lista Flashback Origins como “em pré-produção” pela desenvolvedora Vector Cell, um francês comandado por ninguém menos que Paul Cuisset, designer do Flashback original. O projeto recebeu € 300.000 em financiamento do governo francês.

Nenhuma informação adicional sobre o jogo foi divulgada até o momento, mas tudo indica que o remake é real, já que figura na relação de projetos financiados pelo CNC.

Os Jogos de Tabuleiro mais Importantes da História

Por milhares de anos os jogos de tabuleiro têm sido fonte de entretenimento para pessoas no mundo todo. Evidências arqueológicas indicam que seu surgimento é anterior ao desenvolvimento da escrita e que em muitas culturas eles possuíam um importante significado religioso.

Confira alguns dos principais títulos dessa biblioteca milenar de jogos.

Ludus Latrunculorum

Tafl

Tafl era muito popular entre os Vikings. No jogo um dos participantes assumia o papel do rei e tinha como objetivo fugir para os cantos do tabuleiro, enquanto o outro jogador (em posse de uma força maior) precisava capturá-lo.

Assim como os genes dos Vikings, Tafl  se espalhou por toda a Europa e tornou-se o xadrez daqueles tempos – nobres se orgulhavam em demostrar suas habilidade no tabuleiro.

O jogo possui inúmeras variantes, jogadas em grande parte do Norte da Europa em épocas anteriores ao século IV, até serem suplantadas pelo Xadrez no século XII.

Tafl

Vaikuntapaali

Vaikuntapaali era um jogo indiano do século XVI utilizado como ferramenta para ensino moral e espiritualidade. Foi popularizado no ocidente com o nome de Snakes and Ladders.

Na versão original, as escadas eram utilizadas para mostrar aos jogadores o valor das boas ações na busca de iluminação, e as cobras para mostrar como as más ações (como roubo e assassinato) trariam prejuízo espiritual ao pecador.

Os vitorianos suprimiram estes ensinamentos morais quando levaram o jogo para a Inglaterra no final do século XIX. Enquanto no jogo original os participantes tentavam alcançar um estado eterno de Nirvana, os britânicos simplesmente tentavam alcançar o “sucesso”.

Quando Milton Bradley lançou o jogo nos EUA em 1943, Snakes and Ladders se consolidou no formato em que permanece até hoje: uma corrida básica para o final do tabuleiro.

Vaikuntapaali

Ludus Latrunculorum

Ludus Latrunculorum (o Jogo de Bandidos) foi um jogo de tabuleiro extremamente popular e difundido através de todo Império Romano.

Apesar de não terem inventado o jogo, os romanos foram responsáveis pela sai expansão ao redor do mundo (ou pelo menos do mundo conhecido naquela época).

O jogo é composto por três quadrados conectados entre si. Cada participante escolhe uma cor e coloca alternadamente nove peças (soldados) nas posições de suas preferências. O objetivo do jogo é remover as peças inimigas até que restem no máximo uma. Cada vez que um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com três de suas peças sobre o tabuleiro, tem o direito de escolher uma peça inimiga para remover, desde que essa peça não faça parte de um trio inimigo.

A simplicidade do jogo fez com que pessoas de todo o mundo pudessem facilmente construir seus próprios tabuleiros. Alguns deles, datados em até 1440 AC, foram encontrados esculpidos em rochas no Sri Lanka, na Irlanda em sítios arqueológicos da Idade do Bronze e até mesmo na antiga Tróia.

Ludus Latrunculorum

Senet

O mais antigo hieróglifo representando um jogo de Senet é datado entre 3100 e 3500 AC – o que faz dele o jogo de tabuleiro mais antigo registrado pelo homem.

O jogo é composto por um tabuleiro com três quadrados de largura e 10 quadrados de comprimento e um conjunto de 5-7 peças para cada jogador.

Embora suas regras originais tenham se perdido, há um consenso geral de que o objetivo é percorrer as peças através do tabuleiro, usando “tablillas” (pedaços de madeira) como um equivalente para dados.

Embora tenha começado como uma forma de entretenimento,  Senet  logo assumiu um significado religioso para os egípcios. As casas do tabuleiro foram marcadas com vários símbolos que representam os deuses e outros aspectos da vida após a morte presentes nas crenças egípcias.

Se atualmente as pessoas jogam board games por pura diversão, no Egito Antigo a coisa era mais séria… Durante uma partida de Senet os jogadores se uniam ritualmente em vida ao deus Sol, e assim garantiam antes mesmo da morte um bônus para sobreviver as provações do inferno.

Tabuleiro de senet com o nome de Amunhotep III

Pachisi 

O jogo indiano Chopat é o pai dos jogos cruz-e-círculo, (dos quais o exemplo mais conhecido no Ocidente é o Ludo). Os jogadores percorrem suas peças através do tabuleiro, com movimentos determinados por um lance de búzios (conchas Cypraea).

Peças de um oponente podem ser capturadas ao ocuparem a mesma casa e duas peças de um mesmo jogador ocupando a mesma casa podem fundir-se em uma “super-peça”.

O Imperador Mogul Akbar I jogava Pachisi em um tabuleiro gigante, usando escravas em vez de peças. Infelizmente não restaram relatos sobre como eles formavam uma “super-peça” nestas partidas.

Pachisi

Chaturanga

Chaturanga é um jogo que merece ser conhecido, mesmo que somente por causa do seu enorme legado: o xadrez.

Existem poucos jogos tão amplamente conhecidos como xadrez. Indiscutivelmente um dos jogos mais populares do mundo, é praticado por milhões de pessoas, se tornou uma extensão da Guerra Fria em 1972, é tema de óperas e conhecido como o “Jogo dos Reis” – e nossa versão ocidental não está sozinha. Os chineses têm Xiangqi, os japoneses tem o Shogi, e existem outros equivalentes na Coréia, Tailândia e Índia. O Xadrez é usado às vezes como uma analogia para a própria vida e na cultura popular é um símbolo de inteligência.

Chaturanga , que provavelmente surgiu no Século VI d.C, é o ancestral comum de todas as versões modernas de xadrez. O tabuleiro e a maioria peças são as mesmas do Xadrez e embora as regras originais tenham se perdido, todos os elementos do Xadrez moderno estão ali: nada de fatores aleatórios, estratégia pura e complexidade quase infinita.

Chaturanga

O Jogo Real de Ur 

O Jogo Real de Ur é o mais antigo jogo de tabuleiro conhecido do qual as regras originais sobreviveram.

Seus exemplares mais antigos datam de cerca de 2600 AC e foram descobertos no Iraque na década de 1920. O Jogo Real de Ur é um jogo de corrida, similar ao Senet, no qual os participantes jogam dados para mover peões até um determinado objetivo.

Jogo Real de Ur

Pensava-se que o jogo estivesse morto, substituído pelo gamão há mais de dois mil anos, até que Irving Finkel – um Doutor do Museu Britânico, especialista em Oriente Médio (além de entusiasta por jogos) descobriu suas regras esculpidas em antiga tabuleta de pedra. E o mais interessante desta história, é que esta descoberta não aconteceu por acaso…

Aos 11 anos, Finkel foi cativado por um livro sobre jogos de tabuleiro. Seu interesse foi tema foi tão grande que posteriormente acabou sendo apresentado ao seu autor: “Ele me mostrou sua monstruosa coleção de jogos”, diz Finkel, “e transformou a minha vida”.

Finkel ficou particularmente fascinado com o que ele aprendeu sobre o Jogo Real de Ur, que era popular na Mesopotâmia 4.600 anos atrás. Ainda menino, fez uma réplica em madeira do jogo, mas as regras haviam sido esquecidas.

Hoje, ele é o maior especialista do mundo no jogo, e resolveu o mistério de como ele foi jogado.

Após uma boa quantidade de trabalho detetivesco, Finkel foi capaz de recompilar fielmente as regras de um jogo que sobreviveu aos maiores impérios e é mais antigo do que as principais religiões mundiais.

Dr. Irving Finkel
Dr. Irving Finkel

Via: http://listverse.com

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

O que nós conhecemos como Jogos de Tabuleiro Modernos surgiu como resultado direto da Revolução Industrial. No final do século 18 e início do século 19 mudanças tecnológicas resultaram em novas técnicas industriais que por sua vez acarretaram profundas mudanças sociais. Devido a mudanças ocorridas em pelo menos três campos distintos isto desencadeou a criação de um novo gênero de jogos

Primeira e mais óbvia mudança – surgiram novas técnicas de impressão que tornaram mais fácil e barato produzir em massa um jogo impresso.

Segunda e não tão obvia – a mudança do trabalho agrário para o industrial lentamente começou a mudar os conceitos da classe média sobre lazer.

Terceira, mas não menos importante – o trabalho das pessoas saiu das casas (propriedades) e foi para as fábricas. A casa tornou-se um local distinto, utilizado para socialização e educação.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Na década de 1820 surgiram os primeiros jogos de tabuleiro modernos publicados nos Estados Unidos. “A Traveller’s Tour Through the United States” (1822) foi um dos primeiros exemplos, publicado por uma livraria de Nova York.

O jogo mais conhecido é sem dúvida “The Mansion of Happiness” (1843). Ele foi baseado em um jogo Inglês, assim como a maioria dos primeiros lançamentos americanos. “The Checkered Game of Life”, publicado pela Milton Bradley é outro exemplo destas primeiras publicações.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Os primeiros jogos de tabuleiro expressaram um forte ethos puritano. “The Mansion of Happiness” e “The Checkered Game of Life” eram simples jogos de corrida, onde os jogadores tentavam chegar antes ao final de um trajeto. Casas do tabuleiro dedicadas à virtude (como bravura ou honestidade) fazem os jogadores avançarem campos adicionais, enquanto as casas dedicadas a viciosidades (como a preguiça) fazem os jogadores recuar.

“Snakes and Ladders” (Inglaterra, 1892) é outro exemplo de um jogo do século 19 baseado na moralidade.

Os ideais puritanos também se refletiram nos componentes destes jogos. Cartas e dados eram desaprovados, como haviam sido durante toda a Idade Média. Eles eram vistos como instrumentos do diabo, e assim, bons cristãos muitas vezes se recusavam a usá-los.

Como resultado, muitos dos jogos de corrida do século 19 usavam “teetotums” (uma espécie de pião). Ao serem rodados, caem sobre um lado que exibe um número (ou, possivelmente, uma letra). Executavam a mesma função dos dados, mas com outro formato.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Jogos de corrida como “Mansion” , “Life” e “Snakes” representavam a grande maioria dos lançamentos destes jogos iniciais. Não importava o tema – seja a história da vida de Napoleão, um jogo de perseguição ou uma corrida ao redor do mundo – os jogadores inevitavelmente tentavam se mover ao longo de um trajeto, geralmente lançando dados e esperando obter resultados melhores do que os dos seus adversários.

Jogos sociais de conversação também eram bastante populares, onde os jogadores faziam perguntas e davam respostas, jogos de trivia (que foram particularmente populares como ferramentas educacionais), e estranhamente, dado a moral puritana e vitoriana, jogos divinatórios.

No entanto, a maioria desses jogos utilizavam cartas, se havia um tabuleiro, provavelmente mostrava uma pista de corrida.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Estes primeiros jogos eram todos impressos em preto e branco, e então coloridos à mão devido às limitações das maquinas de impressão daquela época.

Na década de 1830 surgiu uma nova técnica de impressão chamada cromolitografia, que permitiu as primeiras impressões verdadeiramente colorida. Ela passou a ser aplicada nos jogos de tabuleiro por volta de 1870, e produziu caixas e tabuleiros coloridos, que muitas vezes refletem o estilo “art nouveau” e são belas obras de arte.

A medida que o uso cromolitografia aumentou na indústria americana de jogos de tabuleiro, esta lentamente começou a crescer e eventualmente ultrapassou suas raízes inglesas, se tornando uma indústria verdadeiramente americana.

Em paralelo, um pequeno nicho de jogo estava se desenvolvendo, o dos os wargames (jogos de guerra.) Eles também viriam a ser dominado pelos Estados Unidos.

Fonte: Mechanics & Meeples

Not Pac-Man

Not Pac-Man

“Not Pac-Man” tem todos os elementos presentes no clássico Arcade lançado pela Namco no início dos anos 80. Como os pontinhos pequenos: fuja dos fantasmas. Coma os pontos grandes: corra atrás dos fantasmas. Tudo isso acompanhado pelos sons hipnóticos e repetitivos de sempre…

Mas esta versão desenvolvida pela Stabyourself oferece um diferencial interessante: você não controla Pacman. Em vez disso, você controla o labirinto e deixa que a gravidade faça o resto. O objetivo permanece inalterado, comer os pontinhos.

O jogo está disponível para download gratuito (windows, Linux e OSX) e oferece ainda um sistema de pontuação avançado multi-dados para profissionais de eventos de jogos competitivos e múltiplos métodos de controle (joystick, mouse, touchscreen ou teclado)

A Stabyourself foi fundada em 2011 pelo criador do jogo, Guégan Maurice, e pelo web designer, SASO Smolej. O estúdio é mais famoso por sua surpreendente e cheia de recursos mistura de Portal e Super Mario Bros.  Todos os jogos publicados pelo estúdio são gratuitos e de código aberto.

Faça aqui o download grátis de Not Pac-Man

H. P. Lovecraft’s DAGON – an Animated Adaptation

H. P. Lovecraft's DAGON - an Animated Adaptation

“Dagon” é um conto de HP Lovecraft publicado em novembro 1919 que conta a história de um homem torturado, viciado em morfina e que planeja cometer suicídio após presenciar um terrível incidente ocorrido no início da Primeira Guerra Mundial , quando ele era marinheiro mercante.

Foi uma das primeiras histórias escritas por Lovecrft, e com a sua ajuda, pode se tornar uma das primeiras a ganhar uma versão animada.

O diretor Alastair McColl e o editor Simon Modery buscam utilizar o poder da animação em “captar o invisível” para capturar o horror atmosférico presente em “Dagon”. Colaborando com 10 Libras (cerca de R$32,00) no Kickstarter do projeto você garante o acesso ao download digital do filme – e será o décimo a ser devorado pela profana divindade marinha.

Quanto maior o valor da colaboração, melhor seu lugar na fila sacrificial. Colaborando com mil Libras você ganha o papel de diretor executivo, storyboards, blue ray o direito de dar pitacos no filme, a amizade dos autores – e o principal – será o último a ser devorado.

Saiba mais na pagina do projeto: H. P. Lovecraft’s DAGON – an animated adaptation

E confira a estética de Alastair e Simon em outro trabalho realizado pela dupla:

Bird World from Alastair Mccoll on Vimeo.

Retorno à Ravnica – Livro Oficial

Jace em: Retorno à Ravnica

Fiquei particularmente decepcionado com o fato de a Wizards não ter produzido um romance para Innistrad, que tinha com uma história muito legal para ser contada… Parece que devido às baixas vendas, a linha de livros no multiverso de M:tG  foi cancelada…

Mas eis que Doug Beyer teve a genial idéia de lançar uma trilogia de e-books para contar a história do novo bloco – Retorno à Ravnica.

Em O Secretista (The Secretist), Beyer nos transporta novamente para  Ravnica, onde Jace tenta descobrir mais sobre um código secreto entalhado no próprio pavimento da cidade e que é a prioridade dos interesses Izzet. Ele acaba lendo a mente de alguém que ele não deveria e se metendo num grande problema, enquanto tenta impedir que as 10 Guildas se destruam. Destaque para a participação de Ral Zarek desde o livro um. ;)

Retorno à Ravnica - Livro Oficial

Bom, o e-book custa a bagatela de R$ 4,00 e está disponível nos formatos Kindle e Nook, podendo ser lido por qualquer computador baixando o software do Kindle pela Amazon gratuitamente. As partes 2 e 3 serão lançadas junto com os próximos sets, no final de janeiro e maio respectivamente.

Enquanto eu termino de ler para fazer uma revisão mais detalhada, não deixem de conferir os spoilers de Gatexrash aqui.

Keep Planeswalking o//

World of Warcraft – Mascote Rende U$2.3 Milhões para Caridade

O humilde Gatinho Borralheiro, um mascote de WOW vendido por apenas 10 dólares é um sucesso em termos de arrecadação para caridade. Graças a ele as vítimas do furacão Sandy receberão uma doação de 2,3 milhões de dólares.

World of Warcraft - Mascote Rende U$2.3 Milhões para Caridade

“Obrigado novamente a todos que ajudaram a fazer a diferença”, declarou a Blizzard através de um post em seu blog. “No mês passado, anunciamos que até o dia 31 de dezembro, 100% do valor das vendas do mascote Gatinho Borralheiro seria doado para as vítimas do desastre – e a comunidade adotou o felino flamejante em nome de uma boa causa”.

Neste período a Blizzard não obteve nenhum lucro através das vendas do mascote – 100% do dinheiro arrecadado foi doado para Cruz Vermelha a fim de fornecer alimentos, abrigo, apoio emocional e outras formas de assistência às vítimas do furacão Sandy .

World of Warcraft - Mascote Rende U$2.3 Milhões para Caridade

Mostra Apresenta Quadrinhos Curitibanos

A exposição “Das WebComics para os Quadrinhos Independentes Impressos” abre hoje, às 19 horas, com trechos de trabalhos do grupo curitibano LoboLimão e amostras de técnicas utilizadas pelo coletivo que iniciou suas publicações na internet.

Lobo Limão - Last RPG Fantasy

A exposição fica em cartaz no Sesc Água Verde (Av. República Argentina, 944) até 28 de fevereiro. O horário de abertura é de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e sábados, das 8 às 13 horas.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br

Planet Four – Ajude Cientistas a Explorar Marte

Um grupo de cientistas que estuda o clima de Marte pede a ajuda de voluntários para fornecer poder de processamento em um projeto que está fora do alcance da computação atual.

A tarefa de Identificar os ‘leques’ e ‘manchas’ na superfície marciana é realizada com mais eficiência por olhos humanos, porém o grupo de cientistas é pequeno demais para revisar as milhares de imagens disponíveis. Além disso, os “leques” e “manchas” são difíceis de identificar através de análise computadorizada.

planet four

Fazer uma média da área que voluntários identificarem como um “leque” ou “mancha” irá produzir uma medição aproximada confiável dos dados – e permitir que os cientistas continuem com seu trabalho real de identificar padrões climáticos. Como um pequeno bônus, os voluntários poderão ser os primeiros seres humanos a ver muitas das áreas fotografadas de Marte.

Os cientistas acreditam que estes “leques” e “manchas” sejam resultado da forma como o dióxido de carbono congela e sublima no polo-sul de Marte – jorrando gás e poeira na atmosfera – que é arrastada pelo vento, permitindo assim que cientistas controlem sua direção de sua propagação, e assim controlem os padrões de vento. As fotografias foram tiradas da câmera HiRISE do Mars Reconnaissance Orbiter.

Planet Four
Os cientistas acreditam que no inverno marciano uma camada de dióxido de carbono congela sobre o polo. Ao longo do inverno, o gelo de dióxido de carbono – comumente chamado de gelo seco – se transforma em placas translúcidas. Quando chega a primavera, a luz solar penetra a camada de gelo de CO2 e aquece o chão. Uma vez que o solo é aquecido, a camada mais baixa de gelo sublima diretamente do estado sólido para gasoso. A medida que o gás se acumula, o gelo se parte e o gás irrompe como um gêiser, levando com ele poeira da superfície. A poeira da superfície é soprada a favor do vento, e os cientistas podem controlar a forma como o vento estava soprando no momento em que o pó foi distribuído.

No momento desta publicação, 15.543 cientistas cidadãos já haviam classificado 547.858 imagens. Você pode ajudar agora acessando o Planet Four.

planet four

Gamewright Anuncia Sequencia de Forbidden Island

Dando sequencia ao design iniciado em 2010 com Forbidden Island, Matt Leacock lançará em fevereiro Forbidden Desert. Neste novo jogo de tabuleiro, 2-5 participantes assumem os papéis de aventureiros procurando recuperar uma máquina voadora antes de sucumbir ao calor implacável do deserto.

Forbidden Desert

Confira a apresentação do jogo feita pela Gamewright:

Uma intensa tempestade de areia está prestes a agitar o mundo dos jogos de tabuleiro com o lançamento de Forbidden Desert, um novo board game cooperativo desenvolvido por Matt Leacock e publicado pela Gamewright.

Em Forbidden Desert, os jogadores assumem o papel de bravos aventureiros que devem sobreviver ao calor escaldante e a tempestades de areia a fim de recuperar uma lendária máquina voadora enterrada sob uma antiga cidade no deserto. O jogo é a continuação do best-seller Forbidden Island e marca a primeira vez que a Gamewright publica a sequencia de um dos seus jogos.

“Quando lançamos Forbidden Island em 2010, imaginávamos ter um best seller em nossas mãos, mas nunca ao ponto de que seríamos convocados a publicar uma sequencia”, declarou Jason Schneider, diretor de desenvolvimento de produtos e marketing da Gamewright. “Estou muito animado para ver esta visão se concretizar.”

Forbidden Desert Componentes

Um dos principais desafios enfrentados pelo designer Matt Leacock foi criar um jogo que contivesse elementos familiares, mas que oferecesse uma experiência de jogo completamente diferente. “Além disso, queria que fosse acessível a novos jogadores e ao mesmo tempo oferecesse novos desafios para aqueles que julgavam já ter dominado Forbidden Island”, diz Schneider.

Tudo isso resultou em um novo jogo baseado em um inovador conjunto de mecânicas, como um tabuleiro sempre mutável, gestão individual de recursos e um método único para localizar as peças da máquina de voo.

Forbidden Desert será demonstrado no New York International Toy Fair (10-13 fevereiro), e disponibilizado comercialmente no segundo semestre de  2013.

Conteúdo do Jogo:

49 cartas, 48 marcadores de areia, 24 peças de tabuleiro, 6 peões, 5 marcadores de nível de água, 4 peças de máquina voadora, um modelo de máquina voadora, 1 marcador de tempestade de areia, um marcador de nível tempestade de areia e Regras do jogo.

Xi3 Piston: Será esse o Valve’s Steam Box?

Mais um dia, mais um novo console… Durante a CES em Las Vegas a fabricante Xi3 revelou um aparelho de codinome Piston, fruto de uma parceria com o Steam para levar seus jogos para a sala de estar.

A máquina tem 1Tb de espaço de armazenamento e é otimizada para rodar o Steam – mais especificamente o modo Big Picture. Os detalhes técnicos técnicas ainda não são oficiais, mas a princípio a maquininha vem equipada com um chip Quad-core, consome pouca energia (40W) e tem uma placa-mãe modular que permite a troca de componentes.

Xi3 Piston: Será esse o Valve's Steam Box?

O Piston ainda tem porta de rede, entrada e saída de áudio, quatro portas USB 3.0, quatro USB 2.0 (com uma dedicada para teclado), quatro portas eSATAp para armazenamento externo, duas portas Mini Display e uma porta DisplayPort/HDMI.

Não se sabe quanto o Steam Box (que ainda não tem nome oficial) vai custar. O site Polygon diz, porém, que o hardware é baseado na máquina X7A da Xi3, que atualmente é vendida por US$ 999.

Fingindo Solucionar um Cubo Mágico

Quando você passa a maior parte do seu tempo frequentando círculos nerd, inevitavelmente surgem várias formas de hierarquia. No topo dessa escada social repousam os nerds de status mais elevado, verdadeiros Lordes Nérdicos. Neste reino tão peculiar, uma das qualidades que automaticamente fazem você subir na escala nerd é a capacidade de resolver um Cubo Mágico.

Fingindo Solucionar um Cubo Mágico

Para aqueles de nós que não possuem talento matemático para tal realizar tal feito, ou simplesmente são muito preguiçosos para decorar os algoritmos necessários – mas ainda querem impressionar alguém especial com o suas habilidades nerd, Matt Parker tem uma solução.

Casualmente encontre um cubo em sua mochila, pegue este cubo embaralhado, mencione casualmente como você se esqueceu de resolvê-lo e BAM! Aumente seu status automaticamente.

Você só precisa de um Cubo Mágico resolvido para começar, e uma contraparte nerd para impressionar. Confira a fórmula para o sucesso:

Fonte: http://www.geeksaresexy.net

Nintendo Anuncia Pokemon X e Y para 3DS

A Nintendo anunciou hoje durante a conferência Nintendo Direct o lançamento de dois novos games da franquia Pokémon: Pokémon X e Pokémon Y, ambos para Nintendo 3DS.

Nintendo Anuncia Pokemon X e Y para 3DS

O anúncio foi importante em dois sentidos: Estes são os primeiro títulos da franquia a apresentar batalhas com gráficos 3D em um portátil e também marcam a primeira vez que a série terá um lançamento mundial simultâneo, em outubro de 2013.

O trailer apresentado pela Nintendo mostra um cenário tridimensional, uma evolução do que já foi apresentado com Pokémon Black e Pokémon White do Nintendo DS. Porém, a verdadeira novidade ficou por conta das batalhas com gráficos em 3D, algo que a série nunca tinha apresentado em suas versões portáteis.

Nintendo Anuncia Pokemon X e Y para 3DS

Além de algumas novas localidades e pokémons já conhecidos, foram mostrados também os três novos monstrinhos iniciais aos quais jogadores terão acesso no começo de sua jornada: Chespin, o novo pokémon de grama, Fennekin, uma espécie de raposa de fogo e Froakie, o estreante inicial de água.