Lex Arcana – Uma História diferente para Roma

Lex Arcana é um interessante RPG italiano, publicado em 1993 pela editora Dal Negro, escrito e desenvolvido por Leo Colovini, Dario Toffoli, Marco Maggi e Nepitello Francesco.

Apesar da idéia bastante original, teve uma vida curta. Com somente dois complementos publicados, Cartago e Germânia, foi descontinuado poucos anos após o seu lançamento.

A ambientação se passa no século quinto, em um mundo onde o Império Romano nunca foi dividido, não apresenta sinais de enfraquecimento e graças ao amadurecimento e as artes mágicas está remodelando totalmente o poder político.

Uma história diferente para Roma

Lex Arcana
Módulo Básico - Lex Arcana

Esqueça tudo o que você aprendeu nos livros de história, em Lex Arcana toda a história de Roma é revista desde a sua fundação: Romulo, o primeiro Rei-Augúrio, estabeleceu a Pax Deorum: um pacto com os deuses que trouxe benefício a todos os governantes de Roma. Romulo também fundou o Collegio degli Auguri, um conselho de sábios conhecedores das artes mágicas divinatórias.

Como resultado da fundação do Collegio, Roma cresceu como um reino, como uma República e finalmente, como um Império. Ao longo deste caminho aumentou em dez vezes seu território, poder econômico, político e militar. Em paralelo o conselho dos sábios também estudou longa e cuidadosamente a obtenção e o desempenho do conhecimento mágico.

Otaviano Augusto, Imperador, e em seguida Pontifex Maximus, compilou este conhecimento no Codex Augusteus, o primeiro códice real de magia divinatória do império.

Um século e meio depois, no reinado do Grande Adriano (288 ec), com base em predições particularmente ruins dos Oráculos ocorre uma virada decisiva para a política do império. A política expansionista e o estudo dos augúrios são congelados e defesas maciças são construídas sobre os limites das terras controladas por Roma (incluindo o muro de Adriano).

Neste mesmo período é escrito o Codex Hadrianeus, um extenso compêndio sobre magia imperial com a conclusão da investigação sobre o mosaico de conhecimentos em que seus antecessores tinham trabalhado por mais de um milênio.

Os séculos seguintes foram de relativa paz e alterações mínimas no desenho das fronteiras do Império Romano. Este período foi caracterizado por ganhos sociais, obtidos a partir de uma revisão do conceito de escravatura e de um sólido e próspero desenvolvimento econômico, auxiliados em grande parte pela segurança das estradas e vias marítimas do império.

A classe dominante, Cives Romani, adotou um culto religioso e mágico oficial, modelado nas crenças romanas e baseado na graça dos deuses. Mas na multidão de etnias e culturas que o Império cobre e protege, a maioria das religiões como o Judaísmo, o Cristianismo, Mitraísmo, Zoroastrismo e uma série de outros cultos menores, foram reconhecidas e aceitas.

Uma vez que os decretos de Milão e de Salónica nunca foram prenunciados, a contagem dos anos continuou a ser feita a partir da data da fundação de Roma (ab Urbe condita), ou seja, o nosso 753 antes de Cristo.

O Imperador Teodomiro e a Lex Arcana

harpia
Harpia

Depois de quase três séculos de paz, em 1229 AUC (476 DC – o ano real da queda do Império Romano do ocidente) as condições de estabilidade interna sofreram uma mudança e as predições começaram progressivamente a se tornar mais sinistros.

Em um momento em que nem mesmo os augúrios podem dar uma explicação ou conforto, o Imperador Teodomiro fala pela primeira vez ao Senado sobre um plano sombrio que ameaça a existência do Império e que se manifesta através de acontecimentos assombrosos e com o despertar de criaturas lendárias ao longo ou além das fronteiras.

Com isso, uma serie de medidas foram tomadas: a conclusão do Canal de Corinto, a completa reestruturação do enorme porto de Teredon (moderno Bassorá no Golfo Pérsico) e a promulgação da Lex  Arcana, que sancionou a volta do estudo dos Augúrios e da corte Pretoriana (evolução e expansão da Guarda Pretoriana como um exército de elite) com a tarefa de proteger os novos estudantes de magia.

Nesse sentido, decidiu-se impor a Cohors Auxiliaria Arcana, um organismo independente especializado em investigar, detectar e, eventualmente, destruir todas as formas de atividade mágicas não permitidas ou potencialmente perigosas para a independência e integridade do Império.

Os legionários da CAA agem em pequenos grupos. Cada membro é formado em uma área específica de ação e dedicado a uma divindade tutelar a quem deve prestar reverencia:

Magia: Apolo

Exploração: Diana

Diplomacia: Mercúrio

Militar: Marte

Ciência: Minerva

O Sistema:

Em Lex Arcana os jogadores são divididos em cinco classes.

Legionário
Legionário

Augur (Augure) – Especializados no uso de artes mágicas, são capazes de fornecer ao grupo informações valiosas acerca de eventos ocorridos no passado, presente ou futuro, graças à arte da adivinhação. São também responsáveis por interpretar a vontade e os favores dos deuses através de aparições e do sacrifício de animais.

Diplomatas (Diplomático) – Personalidade terrena equivalente ao Augur, o diplomata é alguém que sabe como mover-se na brutal Roma Antiga à procura de informações, contatos e armas. É sua responsabilidade também o uso de palavras para congraçar os personagens reunidos em uma missão ou justificar as ações do grupo perante aos superiores.

Explorador (Esploratore) – Caçador habilidoso e especialista em camuflagem. O Explorador se mimetiza com perfeição a vegetação, e normalmente se apresenta sujo com o sangue de suas presas ou com manchas de ervas medicinais e frutos silvestres.

Guerreiro (Guerriero) – O guerreiro vem das regiões limítrofes do império, nas suas fronteiras mais turbulentas. Possui experiência na utilização de armas, estratégia militar, táticas de combate e detecção de armadilhas.

Sábio (Sapiente) – o Sábio tem um pouco de médico, de engenheiro e de filósofo. O sábio nunca parece saciar a sua sede de conhecimento e é um especialista em geologia, medicina e metalurgia, o sábio é habilidoso em preparar ungüentos, venenos ou armadilhas.

As características físicas dos personagens são chamadas de virtutes (virtudes) e determinadas com base na sua província de nascimento. São escolhidas em acordo com o Demiurgo (o nome do mestre em Lex Arcana) e determinadas aleatoriamente com o lançamento de dados.

O jogador então calcula e distribui os pontos de peritiæ (perícias), que são empregados na construção da história do personagem, e sobre a qual existe uma ampla liberdade de escolha.

Virtutes

Vigor – Constituição física.

Germania
Germania

Coordinatio – Agilidade e capacidade de realizar múltiplas ações simultâneas.

Ingenium – Criatividade e capacidade dedutiva.

Auctoritas – Capacidade de convencimento com palavras.

Ratio – Capacidade de raciocínio, e resistência às ilusões mágicas.

Sensibilitas – percepção visual, auditiva, tátil.

Peritiæ De Bello – Manipular armas e usá-las efetivamente em combate.

De Corpore – Resistência física para correr, saltar, esquivar-se.

De Natura – Habilidade para caçar de pequenos animais, esconder-se na vegetação, reconhecer plantas, e se orientar na mata.

De Magia – Interpretar a vontade dos deuses, para conhecer o passado, o presente e o futuro, através da adivinhação.

De Scientia – Reconhecer minerais e substâncias, construir armadilhas, arrombar, curar feridas, consertar armas, armaduras e mecanismos.

De Societate – Compreensão de idiomas, misturar-se a multidão, rede de contatos.

Conclusão:

Cartago
Cartago

Desde a conclusão da triologia Senhor dos Anéis em 1949, as mitologias de origem germânica e anglo-saxã, com seus elfos, anões e orcs passaram a ser a referência padrão em obras de fantasia medieval e posteriormente vieram a influenciar de forma direta o surgimento do RPG (como pode ser visto neste artigo).

Sou um profundo admirador de Tolkien e seu universo, mas obras que fogem a esta temática sempre despertam a minha atenção. Assim como em Legend of the Five Rings, que se inspira nos mitos orientais para construir seu mundo, Lex Arcana também quebra o paradigma Tolkieniano e bebe de outras fontes para criar sua ambientação, usando como referência o rico universo mitológico greco-romano.

Porém, ao contrário do êxito alcançado pelo L5R, Lex Arcana não obteve sucesso no mercado nacional (italiano, é claro) e logo foi extinto. Como não conheço nenhum RPGista jogador de Lex Arcana por aquelas terras para perguntar quais foram os motivos do insucesso, posso apenas supor que talvez ele tenha sofrido a síndrome de “Desafio dos Bandeirantes”: Muitos acham legal, poucos jogam e quase ninguém compra… Aí, por mais criativo e original que seja, não tem RPG que sobreviva.

Promoção de Maio Rocky Raccoon

Para concorrer a um módulo básico de Castelo Falkenstein basta você assinar a nossa Newsletter, seguir o Raccoon no Twitter, adicionar o Raccoon como amigo no Orkut ou tornar-se fã do Raccoon no Facebook.

Se você fizer as quatro coisas, tem quatro chances a mais de ganhar! O sorteio será dia 30 de maio.

Participe da comunidade Raccoon e  todos os meses concorra a um prêmio diferente!

Castle Falkenstein
Castle Falkenstein

Divulgado trailer de Black Death

Foi divulgado hoje, via Youtube o primeiro trailer do novo file de Sean Bean (o Boromir do Senhor dos Anéis) chamado Black Death. Dirigido por Christopher Smith, deve chegar nos cinemas na metade deste ano. Confira a resenha:

“Com a Inglaterra Medieval caindo sob a sombra da Peste Negra, o jovem monge Osmund é encarregado de liderar o temível cavaleiro Ulrich (Sean Bean) e seu grupo de mercenários para uma aldeia remota, onde misteriosamente os moradores não são afetados pela doença.

A missão do grupo é caçar um necromante – alguém capaz de trazer os mortos de volta à vida. Apesar da longa e brutal jornada até a aldeia, enfrentando bandidos, feras e bruxas, é a chegar a vila de destino que o verdadeiro horror começa …

Miniaturas para Imprimir

O pessoal da Mega Miniatures lançou 5 novas miniaturas, 4 Goblins e 1 Crab Man, disponíveis para compra no E-Bay.

Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho dos caras, sem ter que colocar a mão no bolso, eles também disponibilizam miniaturas para imprimir gratuitamente.

O download pode ser feito aqui. [nggallery id=14]

Dungeons & Dragons Character Builder

Apesar da quarta edição de Dungeons & Dragons ser menos complicada do que era a terceira edição em termos de criação de personagens, a grande variedade de informações ainda torna o processo complexo e trabalhoso.

Você pode precisar consultar diversos livros e artigos para ter certeza de que fez as melhores escolhas para o seu personagem… ou você pode simplesmente executar o Dungeons & Dragons Character Builder  e facilmente ter a mão  todas as regras oficiais.

O demo está disponível na página da Wizards, porém serve apenas como um aperitivo para avaliar as funcionalidades básicas do programa e cobre somente personagens até o terceiro nível. Para ter acesso a todas as funcionalidades, incluindo as atualizações mensais, você precisa se inscrever no D&D Insider.

A boa notícia é que uma vez inscrito, o Character Builder é desbloqueado permanentemente. Mesmo assinando somente o plano mais básico (um mês por US$ 9,95), o programa pode ser utilizado por tempo indeterminado – inclusive com direito as atualizações.

O software tem uma interface simples e intuitiva, projetada para conduzi-lo a cada passo do processo de criação do personagem, ajudando inclusive na detecção de possíveis erros.

A melhor parte disto tudo é que o Character Builder faz todo o serviço bruto e costumeiramente maçante para você, calculando automaticamente as estatísticas de seu personagem baseado em sua escolha de raça, classe, habilidades, equipamentos, feats e poderes.

E ao final do processo, sem dor nem sofrimento, você imprime uma bela ficha de personagem totalmente preenchida e formatada.

Você pode fazer o download da demo do programa aqui.

Tentativa de Proibir Bone nas Escolas

Uma moradora de Mineapolis, nos Estados Unidos, chamada Ramona DeLay tentou banir Bone da biblioteca escolar de seu filho por sentir-se ofendida com as referencias a bebida, fumo, jogo e “situações sexuais” contidas na Graphic Novel.

Jeff Smith postou em eu blog o conteúdo da carta enviada por ele à diretoria da escola em defesa de Bone. Segue o principal trecho referente ao assunto:

Bone - Volume 4
A Edição da Discórdia

“Cerveja e jogos de azar são retratados em Bone, mas apenas como adereços ou como dispositivos da história (mesmo Smiley Bone é pouco mais do que um personagem de Vaudeville/Groucho). Globalmente estes assuntos desempenham um papel muito pequeno na história de Bone… Quanto às “situações sexuais entre os personagens” ao que me concerne, não sei de nenhuma. Também nunca foi minha intenção que houvesse qualquer uma na história. O personagem principal Fone Bone tem uma queda pela jovem Espinho, mas ele é inocente, e certamente não vai além de mãos dadas … Desde meados dos anos 90, milhões de pais em todo o mundo leram Bone para seus filhos. Esta é a primeira vez que eu ouvi a sugestão de que ele é impróprio para crianças. É difícil imaginar que qualquer mau comportamento possa ser visto e incentivado nestas histórias. Francamente, penso que é exatamente o oposto. ”

Após ouvir os dois lados envolvidos no caso, um grupo de pais, professores e especialistas em meios de comunicação do distrito escolar votou em 10-1 por manter Bone nas bibliotecas escolares.

A carta de Jeff Smith pode ser lida na integra aqui.

Magic: the Gathering – A arte tosca das primeiras Edições

Quem vê a arte virtuosa das séries atuais de Magic não imagina o quão precárias e amadoras elas já foram um dia.

Quando lançou Magic em 1993, a então pequenina Wizards of the Coast não tinha recursos para arcar com a arte de todos os cards que compunham o jogo e com isso acabou sendo forçada a adotar um sistema de pagamento comissionado para os artistas.

Por não gerar custos diretos com as ilustrações e por tornar o lançamento viável, em um primeiro momento isso foi interessante para a Wizards. Porém, com o inesperado e estrondoso sucesso do jogo alguns artistas passaram a receber muito mais do que as suas ilustrações realmente valiam.

Somente a partir de 1995, a Wizards of the Coast passou realmente a deter os direitos de todas as ilustrações do jogo, mas aí já haviam sido lançadas diversas edições onde a empresa não exerceu total controle na coesão e na qualidade da arte do jogo.

Confira na galeria abaixo as maiores pérolas deste período:

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Lançamento do livro – O Senhor das Sombras

O segundo livro de Grinmelken, que dá sequência à trilogia “Legado Goldshine”, será lançado dia 21 de Maio, pela IdeaEditora.

Grinmelken é um mundo guiado por aço, magia e fé. Lar de criaturas fantásticas e palco da ascensão de heróis virtuosos, dentre as diversas raças que aqui vivem.

Confira o Book Trailler:

Saiba mais sobre este fantástico universo e os locais de lançamento no site do autor: http://www.grinmelken.com.br

O senhor das Sombras
O senhor das Sombras

Concurso Munchkin!

Encerra nesta sexta (30/04) o prazo para envio das sugestões de cartas criadas para o jogo Munchkin, através do site da Steve Jackson Games.

A carta criada pode ser para qualquer uma das 9 expansões disponíveis do jogo.

A idéia mais original vai ser premiada com a nova edição do jogo autografada por Steve Jackson, John Kovalic e Andrew Hackard. Um verdadeiro item de colecionador!

Os detalhes para participar da promoção estão aqui.

Munchkin
Munchkin!

Jonah Hex – Divulgado pôster do Filme

Jonah Hex, adaptação ao cinema dos quadrinhos de faroeste da DC Comics, ganhou um pôster inédito. O filme deve chegar aos cinemas brasileiros em 20 de agosto e o trailer oficial deve ser lançado no final desta semana.

Nos quadrinhos, Jonah Hex é um pistoleiro caçador de recompensas que mesmo com o final da guerra civil, continua usando seu uniforme dos soldados confederados. Filho de prostituta e alcoólatra inveterado, possui a face direita completamente desfigurada (gentileza de um chefe Apache).

Só nos resta esperar para ver se tantos predicados sobreviverão a uma adaptação cinematográfica.

Jonah Hex

RPG Old School – Microlite74

Mais um RPG para a lista de revivals old school.

Microlite74, é um RPG minimalista criado com o intuito de emular o estilo de jogo da primeira edição de Dungeons & Dragons, publicada em 1974.

Projetado para ser rápido e fácil de se jogar, Microlite74 é ideal para aqueles que querem iniciar no estilo “old school” de RPG. O livro de regras completo, com tudo que se precisa para começar a jogar, possui menos de 20 páginas.

Com um sistema de regras altamente customizavel, também pode ser facilmente adaptado para seu cenário favorito.

O download do livro pode ser feito aqui (em inglês) gratuitamente.

Microlite74
Microlite74

Magic the Gathering: Archenemy

A Wizards of the Coast planeja lançar uma nova expansão para Magic: The Gathering focada em multi-player.

Com data prevista de lançamento para 18 de julho Archenemy apresentará um estilo de jogo que vai aliar diversos oponentes contra um único jogador.

Destinada para jogadores casuais, a expansão é composta por quatro diferentes deck’s pré-construídos de 60 cartas. Cada um deles com 8 cartas raras e 20  cartas especiais de tamanho diferenciado.

Destinada para jogadores casuais, a expansão é composta por quatro diferentes deck’s pré-construídos de 60 cartas. Cada um deles virá com 8 cartas raras e 20  cartas especiais de tamanho diferenciado.

Cada deck oferecerá um tema diferente: um exército de mortos-vivos, uma máquina do juízo final, forças elementais da natureza e o poder majestoso de dragões.

A Wizards of the Coast está planejando eventos de lançamento em lojas especializadas. Nenhuma informação foi divulgada até o momento sobre o lançamento em lojas brasileiras.

Archenemy
Magic the Gathering - Archenemy

Roy Thomas volta a escrever Conan

Boa notícia para os fãs bo bárbaro cimeriano: Roy Thomas, que escreveu Conan – o Bárbaro para a Marvel por dez anos, vai voltar para uma nova série em 12 edições: Conan: Road of Kings.

A nova série será publicada pela Dark Horse e lançada em dezembro, com arte de Mike Hawthorne.

A história vai acompanhar a jornada de Conan, da margem oriental do Mar Vilayet até a costa oeste ao longo da Estrada dos Reis.

Durante seu caminho ele enfrentará as tradicionais monstruosidades desumanas, feiticeiros, homens obcecados pelo poder e mulheres fogosas.

Conan

Editores de Dungeons!

Nada é mais icônico em um cenário de fantasia do que um clássico dungeon esquecido nas profundezas da terra.

Por décadas jogadores tem se esgueirado, lutado, morrido e conquistado glória e fortuna através de incontáveis labirintos e corredores.

Uma parte tão importante das suas aventuras não merece mais ser rabiscada toscamente em pedaços amassados de papel.

Agora você pode contar com eficientes softwares, pagos ou gratuitos, para dar o aspecto digno que os seus dungeons merecem.

Com Dtiles: Dungeons basta clicar e arrastar para criar e imprimir seus cenários com aspecto profissional. Baixe a demo neste aqui e experimente os diversos recursos de criação disponíveis. Caso aprove, ele pode ser comprado aqui por cerca de R$15,00.

Dtiles: Dungeons
Dtiles: Dungeons

Dungeon Tile Mapper foi criado por Randal “Jailoco” Meyer. Também no estilo clique e arraste é mais simples e conta com menos recursos que o Dtiles: Dungeons, porém é gratuito. Você pode acessa-lo online ou fazer o download aqui.

Dungeon Tile Mapper
Dungeon Tile Mapper

Aconteceu na World RPG Fest

Nesse final de semana (24 e 25/04/10) aconteceu em Curitiba o WORLD RPG FEST, um encontro de jogadores de RPG (Role Playing Games) e CCG (Collectable Card Games) que reuniu mais de 300 pessoas nesses dois dias.

No encontro houve o Lançamento Oficial do Livro do Jogador 2 da 4.ª Edição de Dungeons & Dragons, com a realização do D&D Game Day, com vários mestres em aventuras relâmpago e miniaturas promocionais para os participantes.

Com o apoio das editoras DEVIR, Conrad, Conclave, Draco e da Itiban Comic Shop, houveram diversos sorteios, entre eles vários exemplares da Coleção D&D e inclusive o Livro do Jogador 2.

wrpgfContamos com a presença do grupo SteamPunk de Curitiba e do Conselho Jedi do Paraná, que divertiu a todos com a Bounty Hunt, uma brincadeira em que qualquer um podia contratar os caçadores de recompensa (como o Boba Fett) para caçar um desafeto e prendê-lo por cinco minutos.

Tivemos mesas de RPG de diversos sistemas: Savage Worlds, Trial of the Cthulhu (ambos pela Editora RetroPunk), Mutantes Malfeitores, Lobisomens Destituídos, D&D Miniaturas, World of Warcraft Miniaturas, entre outros.

Várias foram também as mesas de CCGs, com representantes de Vampire, Warlord, Magic, Hecatomb e Rage, entre outros.

E não podemos deixar de citar a presença do Sword Play, uma brincadeira com espadas de espuma para dois jogadores se enfrentarem “até a morte”, muito divertido mesmo.

Além disso, houve mostra de maquetes para os jogos de miniaturas Warhammer e Dungeons & Dragons, todas merecedoras de prêmios pela criatividade em tornar isopor, plástico e até latas de pringles em verdadeiras simulações de locações medievais e futuristas.

Contamos também com o apoio de lojas, que marcaram presença no evento com seus stands: WORLD RPG, D3 Store, Mirage Knights Store e Draco Store. Também tivemos o patrocínio da ITIBAN, que é uma referência nacional de Comics e da Editora 2AB.

A cobertura foi feita pela Liga Nerd, que transmitiu tudo ao vivo no seu blog liganerd.com.br

Como parte da organização do evento, minha satisfação foi imensa ao ver realizado um encontro desse porte, que não acontecia em Curitiba há alguns anos. Todos nós, participantes e organizadores, saímos de lá já nos perguntando quando será o próximo.

Com tamanho sucesso, a segunda edição do WORLD RPG FEST já está marcada para ano que vem!

Abraço a todos e até lá!

André Luiz
(André Luiz, o Curinga, é fã incondicional de jogos de estratégia e juiz certificado pela DCI para Magic: The Gathering)

Dados com História

Quer dar um sabor extra em suas seções de RPG?

Adicione séculos de historia em suas rolagens adquirindo autênticos d6 romanos dos séculos I,II ou III.

d6 RomanoOs romanos não foram os inventores destes pequenos geradores numéricos randômicos, mas certamente foram os responsáveis por sua disseminação em todo o mundo antigo e conseqüente utilização até aos dias de hoje.

Meu amigo Gabriel Vandervort vende estas pequenas preciosidades e muitos outros artefatos arqueológicos interessantíssimos, todos autênticos. Confira!

http://www.ancientresource.com/lots/roman/roman_dice.html

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Supernatural Role Playing Game

“Desculpe ser eu a contar isto para você, mas a verdade dói e não adianta tentar suavizá-la.

Fantasmas são reais. Demônios também, juntamente com os despertares súbitos durante a noite e talvez até mesmo o monstro debaixo da cama.

O mundo é um lugar assustador. Se você tiver sorte os males que se arrastam na escuridão não vão se apossar de você.

Exceto que talvez você não esteja com sorte. Talvez você já tenha perdido alguma coisa – ou alguém – para a escuridão. Todas as bebidas e a terapia do mundo não podem colocar sua vida de volta do jeito que estava. E o mal tem sempre um jeito de encontrá-lo novamente depois que prova o gosto do seu sangue.

Então você decide reagir. Não vai ser fácil – como o treinamento é feito em serviço você pode ser morto. Mas você pode parar de ser caçado e tornar-se o caçador. Não há nenhuma fama ou glória nisto, e certamente não lhe trará dinheiro. Mas se você pegar o trabalho, você vai salvar vidas e enviar os caras maus gritando de volta ao inferno, para onde eles pertencem. Se isso soa bem, então você tem trabalho a fazer.”

Em Supernatural Role Playing Game você e seus amigos assumem o papel de caçadores no mundo da série de sucesso da televisão. Interprete personagens do show ou use as regras do Cortex System para criar seu próprio caçador. Você também encontrará detalhes sangrentos sobre fantasmas, demônios e outras perversões para o Mestre colocar em seu caminho. Tudo que você precisa para começar a caça é este livro, alguns amigos, alguns dados, e algum tempo para matar …

Tema:

Supernatural Role Play Game
Supernatural Role Play Game

Através de suas cinco temporadas, Supernatural desenvolveu uma intrigante mitologia envolvendo caçadores e as criaturas que vivem na escuridão e consagrou-se como uma das melhores séries de horror dos últimos tempos.

Graças a este sucesso, ganhou também uma versão em RPG, onde os jogadores assumem o papel de caçadores e juntos enfrentam o mal através dos EUA.

Para o Mestre familiarizado com a série, o processo para criar uma aventura será bastante simples. Basta imaginar uma ameaça sobrenatural, criar um background, um grupo de pessoas envolvidas, um cenário, pistas e Voilà! Estes elementos garantirão aos jogadores uma boa mistura de interação social, investigação, resolução de problemas e combate.

Regras & Sistema:

O sistema utilizado no RPG é o Cortex System da Margaret Weis Productions, editora especializada em títulos baseados em séries de TV, como Battlestar Galáctica e Serenity.

O Cortex utiliza um elegante sistema de compra de pontos, que permite aos jogadores montar personagens fiéis às características e aos aspectos da série de maneira muito simples e rápida. Construir um personagem básico leva menos de quinze minutos.

A ficha de personagem é bastante auto-explicativa e pode-se descobrir como os atributos funcionam apenas olhando para ela.

Os seis atributos básicos do jogo são definidos por um dado específico (d4, d6, d8, d10 ou d12), assim como as habilidades, vantagens e complicações.

Você simplesmente rola um dado quando uma ação relevante surge e combina os resultados com uma tabela padrão, tudo muito simples e ágil.

Complications e Plot Points:

MetamorfoUm ponto bastante interessante do RPG está no seu sistema de desvantagens, aqui chamadas de complicações.

As complicações abrangem vários aspectos, podendo ser físicas, envolvendo o background ou até o caráter dos personagens.

Estas falhas, desde que bem exploradas, tornam os personagens mais autênticos e fornecem elementos preciosos para a trama e para o Role-Playing, podendo até sugerir determinadas linhas de ação durante a aventura ou acrescentar complicações adicionais aos personagens baseados nos eventos ocorridos durante a campanha.

Como em outros RPG’s, as desvantagens escolhidas ou adquiridas podem render pontos extras (plot points) para serem gastos na construção personagens.

Os Pontos de Trama são fundamentais para a sobrevivência no mundo de Supernatural.

Quando um personagem está desesperado em apuros e realmente precisa ter sucesso em uma ação, os plot points podem salvá-lo.

Plot points podem ser utilizados pelos jogadores antes ou depois das suas rolagens. Quanto mais pontos gastos,maiores são as chances de que o jogador alcance um conjunto de resultados possíveis. O custo para utilizar plot points depois da rolagem evidentemente é mais alto, mas pode ajudar manter os personagens afastados por mais tempo da pira funerária.

Outro uso para os plot points é manter os personagens vivos quando as coisas não estão saindo exatamente como planejado. Podem ser gastos pontos para evitar danos e reduzir um ferimento mortal, ou para introduzir um elemento na aventura, como Bobby Singer aparecendo do nada para salvar Sam e Dean.

Em resumo, as ações heróicas que acontecem na série são transferidas ao jogo através dos pontos de trama.

Cenário e Criaturas:

O livro possui também um excelente exemplo de jogo utilizando uma cena da série, com um conjunto de regras e situações previstas, que podem inclusive serem utilizadas em outros sistemas, como GURPS, por exemplo.

O capítulo referente às criaturas é bastante completo e traz até três exemplos de cada um dos seres mais comuns vistos em Supernatural. Elas estão categorizadas como Demônios, Fantasmas, Metamorfos, Shtriga, Vampiros, Wendigo e Zumbis.

Pode parecer pouco, mas geralmente toda a trama de um episódio é construída tendo como base somente uma dessas criaturas.

Os capítulos dedicados aos jogadores são bastante minuciosos e possuem informações úteis para os que não estão completamente familiarizados com o universo da série.

Conclusão:

Apesar do livro não expandir o universo de Supernatural com novas informações, ele é bastante completo e fornece tudo o que você precisa para começar a jogar.

A ambientação no universo da série e o sistema de jogo se mantêm fiéis ao tema, fornecendo boas doses de horror e ação aliados a simplicidade e a clareza de regas do Cortex System.

Se você gosta do seriado e não vê problemas no bom e velho hack-and-slash, certamente vai gostar e se divertir muito com o Supernatural Role Playing Game.