Navio, Capitão & Tripulação pode ser jogado com duas ou mais pessoas. Cinco dados de seis lados, caneta, papel e marcadores de aposta são necessários para o jogo.
Antes do jogo, definir o número de rodadas e o sistema de apostas. Rodadas individuais podem ser jogadas por valores de aposta ou o jogo pode consistir em múltiplas rodadas por valores de aposta ou apenas por pontos.
O objetivo do jogo é rolar um 6 (conhecido como o “Navio”), um 5 (conhecido como o “Capitão”) e um 4 (conhecido como a “Tripulação’) e conseguir a maior pontuação com os dois dados restantes (conhecido como “Tesouro”). Isto pode ser realizado em no mínimo uma e no máximo três rolagem com os cinco dados.
O Jogo
Cada jogador aposta no início de cada rodada.
O primeiro a jogar pode ser determinado com cada jogador rolando um único dado. O jogador que obtiver o maior resultado desta forma joga em primeiro lugar e o jogo segue em sentido horário.
Em caso de empate, efetuar novas rolagens até obter o desempate.
O primeiro jogador rola então os cinco dados. O objetivo é tirar um 6, um 5 e um 4, nessa ordem se várias rolagens forem necessárias, então obter o maior total possível com os dois dados restantes.
Se na primeira rolagem, não houver um 6, então todos os dados devem ser rolados novamente. Se houver um 6, mas não um 5, o 6 pode ser mantido, mas todos os outros dados devem ser rolados novamente.
Então, se houver um 6 e um 5, mas nenhum 4, o 6 e o 5 podem ser mantidos, mas os outros três dados devem ser rolados novamente.
Se na rolagem houver um 6 um 5 e um 4 o jogador tem a escolha de manter o total dos dois dados remanescentes como seu “Tesouro” ou rolar novamente os dois dados de Tesouro.
Dados de Tesouro sempre devem ser rolados em Par.
Um jogador tem direito de ate três rolagens para alcançar o seu Navio, Capitão, Tripulação e Tesouro, mas pode parar a qualquer momento em que ele obtenha todos os componentes.
Se ele alcançar seu objetivo com apenas uma rolagem, todos os jogadores subseqüentes recebem apenas uma única rolagem para tentar empatar ou ganhar dele.
Se um jogador alcança a meta com duas rolagens,todos os jogadores subseqüentes têm apenas duas rolagens para empatar ou vencer o líder.
Vencer
Sem com três rolagens o jogadornão obtiver um Navio, Capitão, Tripulação e Tesouro, está fora da rodada.
O jogador com o maior total de Tesouro ganha a rodada e a pilha de apostas. Se ninguém pontuar em uma rodada, ou se os dois maiores totais empatarem, todos os jogadores fazem novas apostas e a rodada é repetida.
O jogador vencedor sempre começa a próxima rodada e o jogo continua em sentido horário.
Excelente jogo! Vou colocar em uma das aventuras!