Qual a primeira coisa que vem em mente se te pedissem pra definir “PlayStation”? Jogos? Uma franquia? Ou você pensa em um console para jogos na televisão desde que o nome PlayStation apareceu pela primeira vez nos anos 1990? Se você imagina um console provavelmente não está sozinho/a. Em relação a isso, a Sony mostrou a intenção de mudar essa impressão que as pessoas tem, mudar e expandir a marca PlayStation.
“Nós queremos fazer mais experiências envolvendo PlayStation em mais aparelhos” declarou em entrevista recente o porta-voz da Sony, Fergal Gara,. Assim a empresa está procurando “interagir com quem joga de maneiras diferentes, mais flexíveis, em mais pontos na sua vida diária”. Isso pode significar que o hardware do PlayStation ficará em segundo plano, e os serviços do PlayStation passarão a ser o foco.
“Se você pegar o PlayStation Vita TV, ou a tecnologia de games na nuvem Gaikai, existe uma estratégia clara de trazer mais experiências através do PlayStation para mais pessoas e da maneira que elas querem,” diz Gara. “Nós somos mais uma marca e um ecossistema do que uma máquina.”
Consumidoras e consumidores podem ver insinuações sobre essa visão no lançamento do Vita TV, ou nos planos da Sony sobre o seu serviço Gaikai na nuvem, o que inclui a implementação de uma biblioteca do PS3 transmissível em streaming para o PS4 e Vita, em vez de uma compatibilidade em formatos físicos.
O futuro da PlayStation pode situar-se fora dos consoles,. “Nós vemos o PlayStation como uma marca, não somente um console. Ao longo de 2013 e provavelmente de forma mais apropriada em 2014, 15, 16, 17, vocês passarão a ver o PlayStation 4 como uma marca e um serviço, como um conjunto de serviços, um conjunto de experiências.”