A Reaper Miniatures angariou mais de 3 milhões de dólares na campanha de financiamento coletivo para sua linha de miniaturas plásticas Bones.
O Kickstarter encerrou no último fim de semana, com 17.744 apoiadores e 3.429.236 dólares angariados. Isso representou mais de 11.400% acima da meta original de 30 mil dólares. Mais de 16.000 apoiadores participaram no nível de 100 dólares, o que garantiu que as premiações adicionais presentes nas metas de crescimento fossem alcançadas.
As comunidades da Reaper Miniatures e do Kickstarter foram incrivelmente ativas durante a campanha, e o projeto acumulou mais de 46 mil comentários postados em sua página.
O projeto Reaper Bones teve uma das maiores angariações na história do Kickstarter, ficando atrás de apenas dos relógios personalizáveis da Pebble Technology, que angariaram mais de US$ 10 milhões, e do console Android Ouya, que arrecadou mais de US$ 8,5 milhões.
A Reaper lançou a linha de miniaturas Bones em março, com apenas 12 peças. O objetivo do Kickstarter, de acordo com a Reaper, foi expandir a linha mais rapidamente do que a empresa seria capaz de suportar se ela crescesse em seu ritmo normal. Como a linha Dark Heaven, a mais popular da Reaper, levou mais de 20 anos para chegar ao seu tamanho atual, os fãs da linha Bones teriam que esperar um longo tempo para dispor de uma linha significativa de miniaturas.
Embora o projeto no Kickstarter represente para a Reaper uma quantidade significativa de vendas diretas ao consumidor, também existe a possibilidade de vendas maiores através do varejo. A campanha Ogre da Steve Jackson Games, que por um tempo foi o wargame top-financiado (levantando U$923.680) acabou com quase metade da sua tiragem dedicada a atender a outros canais que não o Kickstarter – com muitos acreditando que a divulgação obtida através do projeto melhorou significativamente as chances para que o produto obtivessa bons resultados em lojas especializadas.
Alguns dos comentários mais recentes na página do projeto Bones no Kickstarter exemplificam bem esta situação:
“Eu nunca me interessei por miniaturas até o Kickstarter chamar a minha atenção. Agora eu freqüento a minha loja local de jogos uma vez por semana“.
“Isso me incentivou a freqüentar novamente a minha loja local de jogos. Eu não ia lá há dois anos, até fazer parte deste Kickstarter. Agora minhas tintas e miniaturas estão sendo desencaixotadas e pintadas outra vez.”
Poutz!
Esse eu queria ter participado!
:(