Num evento reservado a jornalistas convidados, a Nvidia apresentou o Shield, o “primeiro console portátil de games de plataforma aberta do mundo”. Sua aparência lembra um controle de Xbox 360 com tela embutida. Segundo a fabricante, o console oferece entre 5 e 10 horas de atividade contínua.
Seguindo a mesma linha do Ouya e do GameStick, o aparelho é controlado pelo SO Android, e como tal, tem acesso à loja de app do Google. Aliás, esse parece ser um dos pontos-chave da estratégia da Nvidia para entrar no mercado competitivo mercado dos videogames.
O CEO mundial da empresa, Jen-Hsun Huang fez questão de destacar: «o Shield é puro Android, trabalha com todos os padrões abertos».
O Shield tem um slot capaz de receber cartões de memória SD, mas o que chama a atenção é o seu processador Tegra Quad-Core e sua capacidade de interagir com a nuvem. Não apenas com a Google Play – o novo aparelho poderá fazer downloads de jogos exclusivos da Nividia, a partir da Tegra Zone Games, bem como aqueles desenvolvidos para PCs.
“Fomos inspirados por uma visão em que a ascensão das tecnologias móveis e em nuvem nos libertará de nossas caixas permitindo que joguemos em qualquer lugar, em qualquer tela”, disse Jen-Hsun Huang, CEO da Nvidia.
O Shield ainda é um protótipo e não tem data certa para chegar às lojas, mas causou impacto na plateia de jornalistas do evento.
E esse é o futuro dos videogames… :)