A Wizards of the Coast está sendo processada pela “Wildcat Intellectual Property Holdings” por uma alegada violação de patentes. Segundo o Courthouse News, a Wildcat acredita que o “Magic: The Gathering Online” infringe a patente referente a “Cartas Colecionáveis Eletrônicas“, e busca uma liminar para proibir a transgressão.
A patente em questão (US Patent No 6200216) foi registrada pela Wildcat em 6 de março de 1995 e emitida em 13 de março de 2001. Ela descreve: “tomando como metáfora o tradicional comércio |de cards colecionáveis| e atualizando e melhorando exclusivamente a sua qualidade para aplicação em meios digitais de consumo“.
A Wildcat afirma que a patente se aplica ao seu jogo “the ultimate mercenary trading card game“.
As alegações Wildcat datam de um processo registrado no ano passado contra a Wizards of the Coast e 11 outras empresas, incluindo Nintendo, EA , Sony Computer Entertainment America, Sony Online Entertainment, Konami e Zynga.
De acordo com o The Cardboard Connection, em agosto deste ano a Chaotic USA e Nintendo foram dispensadas sem prejuízo, deixando aberta a possibilidade de que a Wildcat as processe novamente em separado. Não está claro se o caso presente Wildcat contra Wizards of the Coast é uma reformulação do anterior após uma dispensa semelhante.