Com quase uma década de atraso, a Microsoft lança um serviço de streaming e download de conteúdo musical para concorrer com o iTunes da Apple.
“Ouvir música hoje dá muito trabalho. O Xbox Music chega para resolver esse problema“, declarou o lento gigante por meio de um comunicado à imprensa, muito similar ao feito pela Apple quando lançou o iPod em 2001.
Batizado de o Xbox Music, o serviço já nasce com 30 milhões de títulos em seu catálogo, disponíveis para donos do console Xbox (nos EUA). Com uma assinatura de US$ 10 mensais, os usuários tem acesso ilimitado ao conteúdo disponível.
O serviço funciona sob demanda, e não como uma rádio on-line. Além de fazer streaming e de baixar as canções para ouvir sem conexão à internet, a Microsoft disponibilizará a partir de 2012 a capacidade de armazenar arquivos na nuvem e sincronizar o conteúdo entre PCs, videogame e smartphones.
A partir de 26 de outubro usuários do Windows 8, através de notebooks, tablets e futuramente celulares, terão acesso gratuito, porém limitado ao conteúdo do serviço. Para acesso completo haverá um programa de assinatura.
Há anos a Microsoft se esforça para transformar a sala de estar dos consumidores em um polo de entretenimento com o Xbox. O console já conta com mais de 67 milhões de unidades vendidas desde 2005.