Traçando a evolução dos jogos de fantasia a partir de suas origens nos wargames, passando pelos jogos de cartas colecionáveis até os contemporâneos MMO, The Evolution of Fantasy Role-Playing Games, escrito por Michael J. Tresca, examina os arquétipos e conceitos dentro do gênero dos jogos de fantasia juntamente com os papéis e funções dos jogadores em si.
O autor faz um excelente trabalho registrando primeiras formas de RPG e explicando os efeitos que eles tiveram sobre o desenvolvimento posterior de jogos, detalhando como O Hobbit e O Senhor dos Anéis ajudaram a definir este formato a partir da obsessão de Tolkien aos detalhes na construção de mundos virtuais.
Tresca defende a idéia de o RPG cria uma espécie de “Irmandade” entre os jogadores, como a descrita por Tolkien em A Sociedade do Anel. Formando assim uma equipe diversificada de indivíduos de diferentes formações e habilidades trabalhando em conjunto para um objetivo comum.
O livro ainda detalha as origens da ficção interativa, dos livros-jogo e a evolução dos jogos online em termos de capacidades tecnológicas, riqueza de midias, estrutura narrativa e o papel dos seus participantes em sua evolução.
The Evolution of Fantasy Role-Playing Games é leitura obrigatória para todos os jogadores, amantes da história e aspirantes a autor de role playing games.
Uma resposta para “O Raccoon Recomenda: The Evolution of Fantasy Role-Playing Games”