Review Gardens

Posted by:

            Algumas pessoas querem poder, outras querem construir impérios, eliminar seus inimigos, mas há quem queira apenas cultivar belos canteiros de flores. O que poderia dar errado? O orgulho de querer ter seu trabalho visto como melhor que o dos outros. Pois é, é a jardinagem elevada ao nível competitivo.

O Jogo:

            O jogo é muito bonito, não há grande variedade de componentes, são peças quadradas que compõem o tabuleiro, peças redondas para marcar os pontos e peões. Isso já denuncia a simplicidade do jogo, que, na minha opinião, é o ponto forte dele.

           Basicamente você tem que “dominar” os canteiros, como? Cada canteiro se encontra na interseção das peças colocadas, cada ponta de peça preenche um quarto de canteiro com uma cor de flor, a cor que predominar o canteira conta como “dominar” aquele canteiro. Como o tabuleiro é construído a cada jogada, o turno de um jogador influencia no jogo dos outros, e em caso de empate no canteiro, ninguém domina.

           Um tema bem neutro, nada apelativo, com regras simples e partidas geralmente curtas. Feito pra todos jogarem e se divertirem.

Componentes:

           Como comentei, os componente são simples, pra ninguém ficar perdido. Você encontrará peças de jardim, peões (jardineiros), marcadores de pontos e é só!

Game Play:

           Há uma variante para 2 jogadores, aqui vou falar da forma para 3 ou 4 jogadores, que é a mais habitual.

           Cada jogador escolhe uma cor e separa tudo que for correspondente: Jardineiros, oito peças de pontos (canteiros) e a peça coringa, que é uma peça de jardim na qual os quatro cantos são da sua cor. Após isso, é colocado na mesa a peça de jardir maior, ela equivale a 4 peças normais, e é onde o jogo começa. Cada jogador coloca um jardineiro em uma interseção dos caminhos da peça maior, e ficam com seu segundo jardineiro de fora, por enquanto. As peças de jardins são embaralhadas e amontoadas fechadas em pilhas de fácil acesso a todos os jogadores. Pronto, está tudo pronto pra começar.

           A partida é dada pelos turnos de cada jogador, em seu turno o jogador pode fazer uma ação dentre três opções:

           1 – Colocar uma peça de jardim: Uma peça de jardim deve ser colocada alinhada e ligada às peças colocadas anteriormente, de maneira que caminhos, jardins e lagos tenham continuidade. Além disso, pelo menos um dos jardineiros do jogador, deve ter um caminho livre para se mover até essa nova peça. Sendo assim, é possível um jogador trancar o outro.

           2 – Se o jogador tiver um jardineiro fora do tabuleiro, ele pode colocar uma peça, respeitando as regras, e nessa peça, colocar o jardineiro que estava de fora.

           3 – Caso o jogador esteja com os dois jardineiros trancados em jogo e sem opção de onde colocar a nova peça. Ele pode descartar a peça e retirar um jardineiro do tabuleiro. Caso ache vantajoso, o jogador pode optar por essa jogada, mesmo sendo possível colocar a peça.

           Depois de realizar sua ação, se o jogador estiver com os dois jardineiros em jogo, ele pode mover o jardineiro que não foi movimentado no turno para qualquer peça que ele tenha acesso.

           Quando um canteiro é completado, o jogador com a maioria das flores, coloca um de seus contadores de pontos sobre aquele canteiro, sobrepondo a cor dele sobre as outras. Se houver empate, ninguém dominou aquele canteiro.

           A partida termina quando um jogador colocar todas suas fichas, ou quando sobrarem apenas 4 peças, então a rodada é jogada até o final para todos terem o mesmo número de turnos. E, obviamente, quem dominou mais canteiros vence.

 

Dicas:

            Gardens é um ótimo jogo para quem tá começando a conhecer os jogos de tabuleiro. As regras são simples, porém uma partida pode ser bem competitiva e estratégica.  

            Essa dica aparecerá em todas as minhas reviews. Se você tem um grupo que joga sempre e você gosta deste grupo tudo bem, mas se conheceu qualquer jogo em um grupo não usual, antes de decidir se gostou ou não, experimente uma partida com outras pessoas. Pode parecer obvio, mas a diversão pode ser muito maior com as pessoas certas.

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment