Diferentes jogos para diferentes pessoas

Posted by:

Olá pessoal, esse post é voltado um pouco mais pra quem não conhece muitos jogos e as diferenças entre eles. Em breve estaremos com uma nova promoção para vocês aproveitarem com seus amigos. Mas para isso, é interessante que você identifique o seu perfil e o perfil de quem está jogando com você.

Não há uma norma para classificação dos jogos, mas alguns nomes surgiram, informalmente, classificando os jogos. Portanto, não tem certo ou errado no que vou falar, o objetivo é você saber o que existe, e saber definir o que é um jogo interessante para seu grupo.

Vamos iniciar a identificar os estilos de jogadores, acho que a primeira pergunta seria, quanto tempo você dispõe pra jogar? Algumas pessoas dizem que gostam de jogar, mas acham 3 horas seguidas numa mesma partida um absurdo ou massante e chato. Então, é importante saber qual é o tempo que a pessoa consegue ficar concentrada em um jogo só.

Temos jogos de diferentes durações. Os jogos até 30 minutos são considerados curtos, até 2 horas de duração eu diria que é médio, até umas 4 horas seria longo. Digo isso pra jogadores casuais. Jogadores frequentes consideram até 3 horas como médio, até 6 horas longo, e acima de 6 horas muito longo.

Agora vamos aos estilos de jogos, você terá jogos leves, com regras simples, partidas curtas, poucos componentes e que visam oferecer um entretenimento mais abrangente. Esses jogos agradam tanto jogadores frequentes, jogadores casuais e até não jogadores. Normalmente são denominados jogos Party, ou seja, pra festa. Geralmente eles não tem tabuleiro, ou tem um tabuleiro simples apenas pra contagem de pontos. São jogos de passatempo também, que não exigem estratégias complexas ou um compreendimento profundo das mecânicas.

Avançando na escala, temos os jogos casuais. Esses são para jogadores casuais, ou aqueles jogadores que gostaram dos jogos party mas querem algo mais desafiador. Normalmente, você encontrará mais componentes e uma mecânica simples, porém que exige seu entendimento. A diversão extrapola o simples passatempo e vai para o prazer de jogar com os amigos. As partidas são no máximo de média duração, então é como se trocasse assistir um filme, por uma atividade com mais interação aos envolvidos.

Se você ainda quer mais, já podemos falar de jogos pesados. São jogos com uma mecânica complexa, ou várias mecânicas envolvidas, vários componentes. Não são jogos de sentar e imediatamente jogar, vão exigir uma explicação completa, ou a leitura do manual previamente e também a consulta dele nas primeiras partidas. E para realmente se divertir com esses jogos, é necessário gostar de raciocinar para vencer. Normalmente, suas partidas rápidas tem uma duração média. Jogadores com conhecimento de outros jogos, ou que jogam com frequência, preferem esses jogos.

Se você achou pouco, não se preocupe, essas características podem ser mais fortes com partidas intermináveis, seria um jogo muito pesado, ou pesadíssimo ou qualquer outro nome que quiser dar para essa magnitude.

Além dessas classificações, tem uma “muito importante” que é a de jogos Euro e Ameritrash.

Euro são jogos “Europeus”, mas isso quer dizer que tem mais a ver com gerenciar “recursos e mão de obra”, mesmo que de temas diferentes, esses jogos acabam tendo um pouco a mesma cara. O foco é todos os jogadores começarem, basicamente, com os mesmos recursos e ferramentas, portando a decisão de como e quando usar as coisas é que definirão o ganhador.

 

Os Ameritrash são jogos “Americanos”, normalmente vão apelar pro tema e miniaturas, podendo conter um fator de sorte e diferentes componentes. Enfim, o visual tem grande importância, as vezes mais do que a própria jogabilidade.

 

Mas não caia na besteira de querer classificar os jogos. Essas palavras são só pra dar uma ideia do que é o jogo, muitas vezes, o resultado é uma mistura de tudo, e isso não quer dizer que é ruim ou bom. Com certeza você vai encontrar jogos que poderá falar “definitivamente esse é um euro”, mas em outros nem vale a pena tentar entender o que é.

Além dessas classificações, há muitos outros nomes, mas pra iniciar, esses já bastam pra encontrar um jogo do seu perfil.

Como falei não há uma norma. Por exemplo, eu sou um jogador frequente e gosto de todos os tipos de jogos que citei acima. É possível um jogo pesado fazer com que 6 horas pareçam poucos minutos, ou um jogo leve fazer 15 minutos serem eternos, ou ainda se divertir 6 horas com infinitas partidas de um jogo casual. Não tenho uma compreensão tão aguçada de jogos complexos, mas me divirto jogando-os da mesma maneira, tenho prazer em conhecer e jogar, principalmente tenho prazer em fazer isso com amigos, o que considero o mais importante.

Então, bora iniciar (ou aumentar) a sua coleção. =D

1
  Artigos Relacionados
  • No related posts found.

Comments

  1. Carlos Alvarez  julho 2, 2016

    Muito bacana seu texto. Para aqueles que estão inciando neste mundo, sempre ajuda ter alguns esclarecimentos básicos para não se sentir muito perdido. Parabéns!

    reply

Add a Comment