Review Conecta

Posted by:

Quando você está no ambiente corporativo existem infinitos desafios. Toda empresa está encarando alguma situação que demanda uma saída, nem que seja o crescimento ou a manutenção da própria empresa. Muitas pessoas possuem dificuldades para lidar com essas situações, outras são naturalmente lideres e farão a equipe progredir. Essa é a ideia de uma partida de Conecta, colocar os participantes no ambiente descrito.

O Jogo:

Conecta é trazido pela Copag, criado por Bel Pesce e se auto intitula um jogo, porém, aviso aos jogadores que encaram seriamente a vitória e objetivos, fazendo estratégias, maquinando para vencer os oponentes, que esse jogo não lhe agradará. Ele está muito mais para uma dinâmica de grupo, mas não desanime, pois é melhor que as dinâmicas que estamos acostumados, pois ele incorpora elementos dos jogos. Dito isso, daqui pra frente explicarei como a mecânica do jogo funciona.

A partida é cooperativa, porém ao final da partida teremos um novo líder, que será quem propôs mais soluções aceitas pela equipe. O jogo traz vários desafios, cada um com um requisito de vitória e de derrota. Todos estão propondo soluções para o desafio, mas as soluções devem ser apresentadas, defendidas e, através de uma votação, ela é aceita e implementada ou negada. Explicarei melhor no gameplay.

Componentes:

Os componentes são simples, todos feitos de papel. Há cartas de recursos hexagonais, cartas de desafio e fichas de votação.

As cartas de desafio indicam quais cartas formam o anagrama inicial, também dizem quais recursos são considerados soluções para o desafio e quais são consideradas desvio de foco (a derrota do jogo).

Os componentes são bem visuais e coloridos, para a fácil identificação das possibilidades. As cartas de recursos são únicas e possuem bordas coloridas, pois a implementação das soluções são determinadas pelo anagrama que é montado semelhante a um dominó.

Game Play:

O grupo decide quem será o primeiro líder, que será quem conduzirá o jogo e reuniões. Então o líder sorteia ou escolhe um desafio e lê a descrição da situação. No verso da carta de desafio há um anagrama de recursos, que deve ser montado exatamente como o descrito. Todos tem acesso a carta de desafio para ver quais recursos são mais interessantes e quais não devem ser utilizados.

Os recursos são embaralhados e distribuídos 5 para cada do jogador, incluindo o líder. O jogo inicia pelo jogador a esquerda do líder e prossegue em sentido horário em turnos, até que uma das condições de termino se concretize.

No turno do jogador, ele deve comprar um recurso e escolher se irá propor uma ideia (adicionar um recurso no anagrama) ou negociar um recurso com os colegas.

Para negociar um recurso, ele deve revelar a carta que está em negociação, os outros jogadores devem ofertar uma carta em troca ou informar que não tem interesse. O jogador da vez decide qual oferta é mais interessante e troca os recursos, após negociar o jogador da vez deve descartar um recurso e passar a vez. Sim, você joga com uma carta a menos cada vez que optar por negociar a propor uma ideia.

Para propor uma ideia, você revela o recurso que pretende colocar no anagrama e onde irá conectar. Para conectar, os recursos adjacentes devem possuir pelo menos uma cor em comum. Após isso, o jogador deve dissertar sobre a ideia de colocar aquele recurso conectado àqueles outros recursos. Depois de expor e discutir a ideia, vamos para a rodada de votação.

Todos os jogadores devem sinalizar se aprovam, desaprovam ou são neutros àquela ideia. Todos escolhem uma opção, em segredo, exceto quem propôs a ideia. Revela-se as fichas, se a maioria reprovar, a ideia é descartada assim como o recurso. Se a ideia for aprovada o jogador recebe 1 ponto, se for uma decisão positiva unânime ele ganha 2, se houver empate o jogador recebe 2 pontos, se só houverem votos neutros, o recurso fica no anagrama, mas o jogador não recebe pontos. (não há contadores de pontos, tem que ser no lápis e papel)

O jogo pode terminar de 4 formas. Se o anagrama atingir 25 recursos sem solução, todos perdem. Ao final da 5ª rodada, se tiver solução ganham, se não, perdem. Por limite de tempo escolhido pelos jogadores (na regra recomenda-se 1 hora, eu achei demais, 30 minutos e olha lá). E claro, se houver uma condição de vitória, que é conter 4 recursos que façam parte dos recursos de solução do desafio, assim todos vencem e o jogador com mais pontos se torna o novo líder. =D

Dicas:

Altamente recomendado para empresas abrirem a cabeça de seus funcionários, explora o ambiente corporativo de maneira diferente e mais interessante que o habitual, uma vez que, os desafios são baseados em problemas reais. Além de poder criar desafios moldados conforme a visão da empresa.

Se quiser levar Conecta a sério, você realmente tem que dissertar e discutir as ideias, de outra forma não há sentido.

Não é um jogo. Não funciona como uma partida que você tem que ganhar com seus companheiros. Se for analisado como jogo há muitos defeitos.

Essa dica aparecerá em todas as minhas reviews. Se você tem um grupo que joga sempre e você gosta deste grupo tudo bem, mas se conheceu qualquer jogo em um grupo não usual, antes de decidir se gostou ou não, experimente uma partida com outras pessoas. Pode parecer obvio, mas a diversão pode ser muito maior com as pessoas certas.  Menos desta vez.

Para entendedores, Compra porque Vendas.

1
  Artigos Relacionados
  • No related posts found.

Comments

  1. Lanette  julho 20, 2016

    Wow, this is in every repsect what I needed to know.

    reply

Add a Comment