13 Assassinos – Jûsan-nin no shikaku, Japão (1963)

Posted by:

Recentemente adquiri a caixa Cinema Samurai da versátil e confesso que fiquei feliz com o meu investimento. Gosto muito de filmes clássicos de qualquer gênero, e filmes de samurais e ronins só conhecia os do Akira Kurosawa e outros cujos nomes eu não guardava achando que um dia eu os teria na minha videoteca. Ledo engano… Nunca cheguei a comprar filmes deste gênero, mas agora com esse posso iniciar uma pequena coleção (Lobo Solitário e 47 Ronins estão na lista). Assim, vou a cada semana escrever uma resenha (olha uma promessa aí) de cada um deles e hoje começando com o primeiro que é 13 Assassinos.

13 Assassinos

Um vassalo comete suicídio na frente da casa de um senhor feudal, em protesto contra a um senhor provincial que mata e estupra impunemente. Porém nada pode se fazer, pois se trata do irmão mais novo do Shogun. Este escândalo é encoberto, porém 13 assassinos são contratados para assassiná-lo em sua volta para Edo.

O que vemos então na primeira hora do filme são puramente os preparativos para conhecermos quem são os assassinos que irão participar dessa missão suicida e somente na última meia hora é voltada toda para a ação, e é aí uma das partes que se assemelha ao filme Os 7 Samurais, no qual muita gente fez comparações e deixou esse excelente filme apagado na época.

E não existem realmente duelos memoráveis no filme, mas a cena da batalha final é ótima. Eles assumem uma aldeia por onde a comitiva do irmão assassino do Shogun vai passar e a transformam em uma ratoeira fazendo labirintos e, portanto fechando todas as rotas de fuga possíveis. Uma cena soberbamente tensa e perfeitamente coreografada.

Esse filme teve uma nova refilmagem dirigida por Takashi Miike em 2012, ainda não assisti a essa versão, mas se conheço bem os trabalhos dele, veremos muito sangue e órgãos mutilados.

Recomendo fortemente assistir a 13 Assassinos, tirar sua velha espada do armário e relembrar os tempos de honra de ser um samurai.

13 Assassinos

Ficha técnica:

Diretor: Eiichi Kudo

Roteiro: Kaneo Ikegami

Atores: Chiezo Kataoka,Ko Nishimura,Ryohei Uchida, Masaharu Arikawa, Kanjuro Arashi, Sumiko Fuji

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment