Game Cyberpunk Retrô e LGBTQ

Posted by:

Read Only Memories é um projeto de game cyberpunk de tributo a jogos dos anos ’90, que conta com personagens queer. Mas o que seria um personagem queer? É a personagem que não se identifica com nenhum dos gêneros masculino ou feminino, ou melhor ainda, que não tem gênero.

O jogo está sendo financiado no Kikcstarter e desenvolvido pela MidBoss Games junto com a GaymerX, grupo de pessoas que administra o site GaymerConnect e organiza a convenção GaymerX. Como você pode notar, é um grupo de pessoas a favor das causas LGBTQ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans* e Queers), que busca gerar aceitação e conscientização trabalhando com games.

O game Read Only Memories se passa em 2064, onde ROMs tomaram o lugar da tecnologia dos aparelhos celulares. Você jogará como um/uma jornalista em Neo-San Francisco e receberá o beta da última ROM e um bilhete misterioso de um amigo/amiga. A história vai se passando, e mistérios se revelarão envolvendo as ROMs e a Parallax, companhia que tal amigo/amiga seu/sua trabalhava. ROMs adicionais podem instalar novas personalidades ao personagem principal.

Game Cyberpunk Retrô e LGBTQ

A visibilidade de personagens queer é mínima nos games hoje; apesar de parecer que é fácil encontrar personagens sem gênero nos video-games, a realidade é que a grande maioria deles estão associados ao gênero masculino ou feminino. A MidBoss e a GaymerX escreveram como update: “Obrigado por acreditarem em jogos de aventura e na criação de um mundo onde possamos apresentar personagens que normalmente não recebem o foco nos games”, com o jogo disponibilizando tanto personagens queer como não-queers. Duas screenshots na página do kickstarter mostram as opções de pronome pra sua/seu personagem escolher no jogo “ele / ela / ei, não é da sua conta!”.

Read Only Memories será parte do Ouya’s Free The Games Fund que dará um dólar a mais na campanha para cada dólar de apoiadores, até o valor mínimo para financiar o projeto. Para isso, exige-se que o jogo saia antes para o Ouya. Até o momento o game sairá para Mac, iOS, Ouya, Windows e Android, também tendo uma porta para Linux caso o próximo objetivo estendido seja alcançado.

Faltando mais ou menos 1 semana, a campanha termina dia 13 de dezembro, e o lançamento está marcado para novembro de 2014. A GaymerX planeja ter uma versão jogável já disponível na sua convenção do ano que vem em julho.

Game Cyberpunk Retrô e LGBTQ

Fonte: http://www.escapistmagazine.com

0
  Artigos Relacionados