Programador Desenvolve Game e seu Próprio Console DIY

Posted by:

Co-fundador da Almost Human, o programador Petri Häkkinen acaba de desenvolver seu mais novo game: Toorum’s Quest II. O título apresenta o nome do protagonista que apareceu no último jogo de Petri, Legend of Grimrock. Mas o que torna Toorum’s Quest II especial é o fato dele rodar em um console 8-bit desenvolvido pelo próprio Petri Häkkinen, um videogame do-it-yourself.

Programador Desenvolve Game e seu Próprio Console DIY

“The Box” como o seu criador carinhosamente a chama, faz parte de um projeto iniciado na metade desse ano que se mostrou “muito maior e consumiu muito mais tempo” que o esperado. Ela usou a promissora plataforma de hardware livre Arduino, baseada num microcontrolador ATmega328P com 2K de RAM e 32K de memória, que gera uma resolução in-game de 104×80 com 256 cores. Efeitos sonoros e música chiptune tocam através de quadro canais de áudio e o game usa um controle de NES.

Uma lista com todas as partes e esquemas do console está disponível no blog de Häkkinen para quem se interessar. Infelizmente na questão de enredo o game não é nada inovador, com mais uma história de donzela em perigo aguardando um homem salvá-la das mazelas do mundo.

Mas aí pode estar surgindo uma área totalmente nova: a dos videogames independentes e livres. Muito desse projeto foi viável graças à plataforma Arduino, um notável hardware livre lançado em 2005, que torna mais ampla e convidativa a criação de máquinas tão restritas às empresas no mercado. Já temos acompanhado desenvolvedores indie ganhando espaço e destaque para lançar seus games nos últimos anos. Agora sabemos que desenvolver consoles também é possível.

Programador Desenvolve Game e seu Próprio Console DIY

Fonte: http://www.escapistmagazine.com

 

0
  Artigos Relacionados