“Luz Azul da Morte”: O PlayStation 4 foi Sabotado?

Posted by:

O PlayStation 4 foi lançado na gringa na sexta-feira passada (15/11) com um início conturbado. O que ficou conhecido como a “luz azul da morte” é uma falha de hardware em que o console se mostra incapaz de funcionar propriamente. Ao ligar o video game, com tudo no seu lugar e devidamente conectado, a luz da máquina começa a piscar, em azul, até que o sinal de video e áudio seja recebido pela televisão e a luz fique estável, na cor branca. Mas no caso da luz azul da morte, ela nunca chega a ficar branca. Você vai esperar eternamente alguma coisa aparecer na tela da sua TV.
ps4-hrdware

Quem está tendo esse problema está procurando imediatamente a própria Sony ou varejistas para trocarem seu produto. Enquanto isso, rumores na internet apontam pra possível origem dessa falha fatal dos consoles…

No mês de outubro um grupo de estudantes da Universidade Tecnológica Xi’an, na China, denunciaram a companhia Foxconn – fabricante de componentes pro PlayStation 4 – por um estágio que foram obrigados a realizar em fábricas da empresa, e caso não fizessem perderiam créditos no currículo e não poderiam receber seus diplomas.

Eles dizem que foram escalados pra linha de montagem do PS4 e faziam funções como colar adesivos nas máquinas, tirar a película protetora de telas e guardar manuais e cabos nas caixas. Relataram uma carga horária de 11 horas de trabalho diário (além das eventuais horas extras) com intervalo de 30 minutos para almoço e 10 minutos de intervalo pela manhã. Estudantes eventualmente desmaiavam.

Na metade de 2012 esta exata fábrica da Foxconn foi acusada de utilizar mão de obra adolescente e ilegal para a produção do Nintendo Wii U. A empresa é a mesma que chamou atenção da mídia em 2010, quando 18 funcionários tentaram suicídio em massa e 14 morreram, acusando as condições absurdas de trabalho que eram submetidos.

fabrica foxconn

Em discussões de fóruns da IGN um usuário/usuária de nome Qbroid publicou o que seria uma discussão entre estudantes que participaram do “estágio” nas fábricas da Foxconn. Um trecho da conversa era “Já que a Foxconn não nos tratou direito, não iremos tratar bem o PlayStation 4 também. Os consoles que montamos irão, no máximo, ligar”.

Segundo afirmações da Sony que reconhecem a “Luz Azul da Morte” a empresa afirma que uma quantidade muito pequena dos consoles apresenta esse problema, que ainda faz a produção respeitar a margem de erro de 0,4% (1 em cada 250 aparelhos) prevista em seus aparelhos. Instruções para solução provisória dessa falha são apresentadas nos fóruns de suporte oficiais, e a Sony está efetuando a troca dos aparelhos seja pelos varejistas, seja diretamente.

O PlayStation 4 chega no brasil dia 29/11 ao preço de R$3.999 que a empresa anunciou ter a intenção de diminuir dentro das suas possibilidades.

Luz Azul da Morte

Fonte: http://canaltech.com.br

0
  Artigos Relacionados