O Impacto do Tempo de Preparação

Posted by:

O Impacto do Tempo de Preparação

A maioria dos jogos estão prontos para jogar logo depois que você os tira da caixa. Alguns minutos de preparação, uma jogatina prolongada, e alguns minutos pra guardar tudo outra vez. Facinho. Na verdade, a maioria das pessoas que jogam usam saquinhos plásticos, caixas organizadoras ou outros utensílios para garantir que o jogo possa ser preparado relativamente rápido. Então, na maioria das vezes, isso não é um grande problema. Mas existe uma hora em que a preparação torna-se algo penoso para o resto da partida? Francamente, sim.

Isso não é verdade para a maioria dos jogos. Cinco a dez minutos de preparação é perfeitamente aceitável para um jogo de noventa minutos. Mas eu não acho que um jogo mais longo necessariamente demanda por um tempo maior de preparação. Um dos maiores culpados por excesso de preparação é o Mansions of Madness.

Mansions of Madness

O jogo leva uma eternidade para ficar pronto. Você pode tentar tornar a tarefa menos árdua botando os jogadores pra arrumar as casas e o Keeper ficando a encargo de arrumar suas coisas. Mas, mesmo assim, é um baita esforço, que pode levar meia hora só de preparação. O seu semelhante, Arkaham Horror, também pode exigir uma boa quantidade de preparativos pré-jogo até que você possa iniciar a partida.

Um exemplo mais leve pode ser 7 Wonders e suas expansões Leaders e Cities. Para um jogo que pode levar uma hora ou mais (as expansões de fato aumentam o tempo de jogo), pode ser um saco gastar quinze minutos ou mais reunindo as cartas certas (baseado no número de jogadores), adicionando o número certo de guildas, e embaralhando e adicionando o número correto de cartas de cidade.

7 Wonders Board Game

Nesses casos, o jogo em si não fica menos divertido baseado apenas no tempo de jogo. Na verdade, uma vez que está tudo pronto e rolando, pode ser muito divertido. Mas saber que uma parte considerável da noite de jogo será gasta com preparativos pode ser bem desencorajador para jogar. Especialmente para quem gosta de eurojogos* e tenta maximizar a eficiência, perder tempo de lazer  preparando um jogo em vez de gastar jogando-o, pode parecer um ponto muito negativo.

O interessante é que existem outros jogos com preparações demoradas que não me incomodam nem um pouco. Eclipse, Mage Knight, Through the Ages e Game of Thrones, todos tem um tempo de preparação considerável.

Com relação a estes jogos, talvez eu saiba que de qualquer forma vou gastar uma parte considerável do meu tempo os jogando, então o tempo gasto com preparação não parece uma perda muito grande. Se nós jogarmos Eclipse numa noite de jogo, o estranho é que eu não vou jogar muito. E, talvez com algo como , eu adoro tanto o jogo que eu ignoro a preparação.

Enquanto a você? Você percebe que aproveita menos um jogo se ele tem um longo processo de preparação?

Through the Ages Board Game

 *Eurojogos: ou Eurogames é termo frequente utilizado para classificar certos jogos (não se refere a todos os jogos de tabuleiro que vem da Europa) que reúnem características em comum como: ausência de conflito indireto, competição em torno do acumulo de recursos ou pontos, participantes não são eliminados da partida, pouca sorte envolvida na mecânica – e esta é o principal fator, com a temática sendo menos determinante para os jogos. 

Via GeekInsight:

Giant Fire Breathing Robot

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment