Hayao Miyazaki Anuncia Aposentadoria

Posted by:

Foi anunciado pelo presidente do Estúdio Ghibli durante o Festival de Cinema de Veneza, Koji Hoshino, a aposentadoria do renomado criador de animação japonesa Hayao Miyazaki. Você provavelmente já ouviu falar de algum de seus filmes: Meu Amigo Tototro (Tonari no Totoro), A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi), Princesa Mononoke (Mononoke Hime), O Castelo Animado (Hauru no ugoku shiro)…

Hayao Miyazaki Anuncia Aposentadoria

Miyazaki já declarou sua aposentadoria antes mas voltou a dirigir filmes, manifestando vontade de se afastar um pouco dos estúdios desde que Mononoke Hime foi lançado. Desta vez  veio uma declaração mais formal, de que nas próximas semanas uma entrevista à imprensa seria dada em Tóquio para anunciar sua aposentadoria. Entre outros filmes dirigidos, produzidos e/ou escritos por Hayao Miyazaki estão Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no Tani no Nausicaä), Laputa: O Castelo no Céu (Tenkû no shiro Rapyuta) e Porco Rosso – O Último Herói Romântico (Kurenai no Buta).

Suas criações com certeza contribuíram pra moldar a cara do cinema de animação japonês, e contém elementos muito legais. Nas obras de Hayao podemos observar temas como a relação da humanidade com a natureza e a tecnologia, e os conflitos que podem brotar entre estas. Protagonistas nos seus filmes frequentemente são meninas fortes e independentes, ou mulheres jovens, com foco também nos antagonistas, apresentados como seres moralmente ambíguos e com algumas qualidades redentoras.

Kaze Tachinu será o último filme de Hayao Miyazaki (traduzido para o inglês como The Wind Rises). A história é de um engenheiro que desenhou um avião temido durante a Segunda Guerra Mundial, o “Zero”. Foi especulado e depois confirmado, que essa obra é uma crítica direta aos perigos do nacionalismo e da guerra, mais especificamente voltado ao primeiro-ministro Shinzo Abe, que no momento atual está considerando abandonar a política pacifista que o Japão tem desde o fim da guerra mundial. Filme foi lançado em julho no Japão e ainda não tem data para lançamento no ocidente.

Hayao Miyazaki Anuncia Aposentadoria

Fonte: http://www.icv2.com

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment