O Nascimento de um RPG

Posted by:

O Nascimento de um RPG

Estávamos discutindo na toca do Raccoon sobre a possibilidade de lançar um livro de RPG e ter mais um produto bacana com o selo da Rocky Raccoon nas prateleiras. Como vocês sabem, todas as pessoas que apoiam a Rocky Raccoon adoram jogos dos mais variados tipos, e não poderia seria diferente com RPG e eu, particularmente, fiquei animadíssimo com a idéia! Vamos traduzir um livro legal e depois podemos até lançar suplementos que fossem de própria autoria – é claro que essa ideia era muito atraente, já vimos inúmeras editoras fazerem o mesmo com edições que eram muito bacanas e até algumas muito ruins. Então qual livro, qual sistema seria o nosso escolhido?

A pergunta seguinte foi, o que faz um sistema de Rpg ter sucesso? O cenário, as regras, o material de suporte, o marketing ou o hábito? Admito que cada caso é um caso, pessoas jogam GURPS ou Rolemaster porque adoram um sistema complexo de regras. Pessoas jogavam AD&D talvez porque as regras eram simples, o jogo era conhecido e existiam muitos suplementos. Estas mesmas pessoas migraram para o D&D 3.X porque as regras “melhoraram” ou porque elas foram “obrigadas”? E fizeram novamente para o D&D 4.0? E o Storyteller, Vampiro a Máscara, Lobisomem e Mago, foram grandes marcos no rpg por causa do cenário, mas e os outros rpgs, que não fizeram tanto sucesso, com cenários como o Senhor dos Anéis?

Acredito que um Rpg pode fazer sucesso quando tem um cenário cativante, mas se não tiver, ele pode se destacar por outra razão. O marketing, a qualidade da impressão, a arte e o preço, são fatores muito importantes nos dias de hoje, isto não tem muita saída. O hábito também não pode ser moldado por uma editora pequena, apenas as grandes empresas conseguem fazer os jogadores comprar os seus novos produtos apenas “porque sempre foi assim”. Agora, as regras… se elas forem ruins o barco afunda.

Tudo bem, fomos aos oráculos e descobrimos alguns sistemas interessantes, sem nenhum cenário impressionante, que tinham uma arte que podia ser melhorada mas estava OK, agora as regras… afundaram o barco. Depois de procurar e jogar, chegamos a alguns títulos que também foram descartados depois da má vontade em negociar os direitos de produção, ou as editoras não respondem e-mails ou simplesmente dizem que não e ponto final.

Decepção, as dificuldades que os pequenos empreendedores passam são grandes, mas não ter um livro descente para ser traduzido não iria impedir a Raccoon de continuar tentando… Qual é a ideia seguinte?

Escrever o próprio sistema de Rpg… Sério? Quantas pessoas já não tentaram isso antes? Quantos já não falharam? Quantos Rpgs já não existem no mercado? Bom, é claro que todas as coisas que contam contra devem ser relevadas, mas e as que contam a favor? Quantos títulos novos são publicados e ainda existe gente comprando? Qual é o crescimento da produção alternativa dos rpgs? Dá trabalho, mas não é legal fazer uma coisa que a gente gosta?

Decisão tomada, vamos tentar interagir com o público pra ver o que sai disso tudo em posts futuros. Acompanhem a gestação deste bebê…

4
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Felipe Pep  abril 11, 2013

    Muito bom!

    Criem algo novo e tenho certeza que será bem vindo.

    A redbox lançou o old dragon e o space dragon, e ambos foram bem recebidos….

    um jogo bom, um bom projeto grafico, e boa relação com o povo sao fundamentais.

    reply
  2. Luis Felipe Kretzmann Raimundini  abril 11, 2013

    Boa sorte nessa empreitada!

    Acredito que os últimos títulos de RPG de destaque conseguiram chamar tanto a atenção justamente por serem bastante diferentes, seja apresentando cenários inovadores ou mecânicas das mais diversas, acrescentando ao jogo muito mais do que fichas e rolagem de dados. Inovar é um bom jeito de despertar a curiosidade em jogadores e não jogadores e manter a experiência sempre agradável tanto para novatos quanto para veteranos.

    Abraços e continuem sempre com o excelente trabalho!

    reply
  3. hebert vieira simplicio junior  abril 11, 2013

    Opa!!!! Apoiadissimo!!! Espero que tenham sucesso nessa empreitada que tenho certeza que criara um otimo rpg!!!

    reply
  4. Tarik  abril 19, 2013

    Boa sorte na formação das regras seu nickel! E quando for playtestear estamos ai!

    reply

Add a Comment