O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Posted by:

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

O que nós conhecemos como Jogos de Tabuleiro Modernos surgiu como resultado direto da Revolução Industrial. No final do século 18 e início do século 19 mudanças tecnológicas resultaram em novas técnicas industriais que por sua vez acarretaram profundas mudanças sociais. Devido a mudanças ocorridas em pelo menos três campos distintos isto desencadeou a criação de um novo gênero de jogos

Primeira e mais óbvia mudança – surgiram novas técnicas de impressão que tornaram mais fácil e barato produzir em massa um jogo impresso.

Segunda e não tão obvia – a mudança do trabalho agrário para o industrial lentamente começou a mudar os conceitos da classe média sobre lazer.

Terceira, mas não menos importante – o trabalho das pessoas saiu das casas (propriedades) e foi para as fábricas. A casa tornou-se um local distinto, utilizado para socialização e educação.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Na década de 1820 surgiram os primeiros jogos de tabuleiro modernos publicados nos Estados Unidos. “A Traveller’s Tour Through the United States” (1822) foi um dos primeiros exemplos, publicado por uma livraria de Nova York.

O jogo mais conhecido é sem dúvida “The Mansion of Happiness” (1843). Ele foi baseado em um jogo Inglês, assim como a maioria dos primeiros lançamentos americanos. “The Checkered Game of Life”, publicado pela Milton Bradley é outro exemplo destas primeiras publicações.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Os primeiros jogos de tabuleiro expressaram um forte ethos puritano. “The Mansion of Happiness” e “The Checkered Game of Life” eram simples jogos de corrida, onde os jogadores tentavam chegar antes ao final de um trajeto. Casas do tabuleiro dedicadas à virtude (como bravura ou honestidade) fazem os jogadores avançarem campos adicionais, enquanto as casas dedicadas a viciosidades (como a preguiça) fazem os jogadores recuar.

“Snakes and Ladders” (Inglaterra, 1892) é outro exemplo de um jogo do século 19 baseado na moralidade.

Os ideais puritanos também se refletiram nos componentes destes jogos. Cartas e dados eram desaprovados, como haviam sido durante toda a Idade Média. Eles eram vistos como instrumentos do diabo, e assim, bons cristãos muitas vezes se recusavam a usá-los.

Como resultado, muitos dos jogos de corrida do século 19 usavam “teetotums” (uma espécie de pião). Ao serem rodados, caem sobre um lado que exibe um número (ou, possivelmente, uma letra). Executavam a mesma função dos dados, mas com outro formato.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Jogos de corrida como “Mansion” , “Life” e “Snakes” representavam a grande maioria dos lançamentos destes jogos iniciais. Não importava o tema – seja a história da vida de Napoleão, um jogo de perseguição ou uma corrida ao redor do mundo – os jogadores inevitavelmente tentavam se mover ao longo de um trajeto, geralmente lançando dados e esperando obter resultados melhores do que os dos seus adversários.

Jogos sociais de conversação também eram bastante populares, onde os jogadores faziam perguntas e davam respostas, jogos de trivia (que foram particularmente populares como ferramentas educacionais), e estranhamente, dado a moral puritana e vitoriana, jogos divinatórios.

No entanto, a maioria desses jogos utilizavam cartas, se havia um tabuleiro, provavelmente mostrava uma pista de corrida.

O Nascimento dos Jogos de Tabuleiro Modernos: 1820-1869

Estes primeiros jogos eram todos impressos em preto e branco, e então coloridos à mão devido às limitações das maquinas de impressão daquela época.

Na década de 1830 surgiu uma nova técnica de impressão chamada cromolitografia, que permitiu as primeiras impressões verdadeiramente colorida. Ela passou a ser aplicada nos jogos de tabuleiro por volta de 1870, e produziu caixas e tabuleiros coloridos, que muitas vezes refletem o estilo “art nouveau” e são belas obras de arte.

A medida que o uso cromolitografia aumentou na indústria americana de jogos de tabuleiro, esta lentamente começou a crescer e eventualmente ultrapassou suas raízes inglesas, se tornando uma indústria verdadeiramente americana.

Em paralelo, um pequeno nicho de jogo estava se desenvolvendo, o dos os wargames (jogos de guerra.) Eles também viriam a ser dominado pelos Estados Unidos.

Fonte: Mechanics & Meeples

1
  Artigos Relacionados

Comments

Add a Comment