Korsar (Loot) Review

Posted by:

Korsar (Gamewright, 1992 – Reiner Knizia) é um jogo de temática pirata, relançado em 2005 com o nome de Loot. O jogo manteve as regras originais, mas apresenta nova arte nas cartas, com uma temática mais cartunesca para os navios e os piratas.

Korsar (Loot)

Korsar um jogo que comporta de três à oito jogadores sendo que os jogos são individuais de 2 à 5 jogadores e pode ser jogado em duplas quando 4, 6 ou 8 jogadores estão à mesa e devo dizer que se torna mais divertido ainda quando jogado com mais pessoas.

Ele é um jogo social, rápido e leve. Sua temática pirata é só uma capa que cobre um jogo abstrato de mecânica simples que pode ser explicada e compreendida rapidamente, as cartas não possuem textos, o que facilita para os que não falam inglês e ele conta com uma dose igual de estratégia e de sorte.

O jogo possui cartas de navios mercantes (25 cartas), navios piratas (48 cartas), 4 capitães piratas (1 carta para cada cor) e um almirante (1 carta). O objetivo é conseguir acumular mais ouro dos navios mercantes no final, sendo que cada navio mercante possui um número diferente “ouros” que variam de 2 a 8.

Korsar (Loot)

Cada jogador recebe uma mão inicial e tem apenas uma ação a realizar em cada turno. As ações são, ou o jogador joga uma carta na mesa ou ele pesca uma carta do monte, bem simples.

Quando alguém joga um navio mercante ele pode ser atacado por qualquer outro jogador com uma carta de navio pirata e pode ser defendido com navios piratas pelo próprio jogador. Os navios piratas são divididos em 4 cores e na disputa de um navio mercante cada jogador pode colocar apenas cartas da mesma cor e não podem haver cores repetidas.

Cada navio pirata também tem intensidade de poder diferentes que variam de 1 a 4, e quando um jogador passar uma rodada com a maior somatória de poder, ele fica com o navio mercante. O navio mercante também fica com o jogador que o colocou em jogo se ele não for atacado.

Korsar (Loot)

Os capitães servem como “trunfos” no ataque e só podem ser derrotados por outros capitães o que torna a carta de capitão muito poderosa. A carta de almirante funciona igual a carta de capitão mas pode ser utilizada apenas para defesa.

O jogo continua as suas rodadas assim até o monte acabar, no final quem acabar com algum navio mercante na mão tem o seu valor subtraído do seu tesouro total, portanto guardar os navios mercantes na mão não é uma boa ideia.

No final das contas acredito que seja um bom jogo pra se ter em casa, não gera muitas discussões de regra (o que mantém a amizade das pessoas), o acabamento das cartas e da caixa é muito bom, não é um investimento caro e acima de tudo ele é um jogo divertido que pode ficar bem equilibrado até o final. Resumindo, é um jogo que vale a pena conferir!

Compre aqui o seu Korsar: The Pirate Card Game.

Korsar (Loot)

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment