Estrelas do kung fu – (Fuk sing go jiu, 1985, Japão)

Posted by:

Jackie Chan. Eu gosto do Jackie Chan. Sou fã. Muita gente torce o nariz quando ouve falar o nome dele ou quando sai algum filme. Pobres criaturas se buscassem saber um pouco mais sobre ele ou sobre os filmes que fez, talvez entendessem o que ele perpetrou para o cinema.

My Lucky Stars

Jackie Chan tem em seu currículo uma gama enorme de filmes asiáticos (minha fase favorita) e americanos, e vou dizer também, alguns bem ruins. Mas, o que me atraiu nos filmes de Chan foi a mistura de ação, artes marciais e comédia. E daí quando eu descobri que era ele que fazia as cenas de ação sem dublês, e às vezes era o diretor dos dublês, fiquei mais admirador ainda! Um adendo: nos extras do filme A Hora do Rush, Jackie reclama que os americanos têm muito daquela coisa de equipamento de proteção, dublê para atores, e ele se sentia preso sem poder mostrar tudo que sabia, ou seja, ele mesmo fazer as cenas de ação. Hoje, mais velho, (ele tem 58 anos), ele está mais fazendo comédias americanas bobas e volta e meia um ou outro filme de ação. Nos moldes americanos, é claro. Quando digo moldes americanos quero dizer que ele vai fazer as mesmas cenas de ação que ele fez ao longo de toda sua carreira, assim, o que parecia uma coisa natural e “fluida” em seus filmes antigos, agora parece uma coisa mecânica e artificial nos seus filmes de origem americana.

Mas, deixe-me falar desse filme. Eu poderia falar de outros, alguns até mais legais que esse, mas é desse que eu quero comentar.

My Lucky Stars

Jackie Chan é um policial (Muscles) de Tóquio que investiga um contrabando de pedras preciosas no Japão, porém seu companheiro, Rick (Biao Yuen) é raptado pelos contrabandistas e para poder resgatá-lo recebe a ajuda dos velhos amigos de infância, a Gang do Orfanato, que tem entre seus membros Kidstuff (Sammo Hung). O longa tem tudo aquilo que você encontra nos filmes dele, bastante ação, cenas de lutas legais e uma boa dose de comédia. E praticamente todos os amigos que fizeram filmes com ele em outra época também estão no filme (Sammo Hung, Biao Yuen, Sibelle Hu, Shui-Fan Fung). A cena onde cada um da gang mostra qual é o seu estilo de kung fu é uma das mais legais, principalmente o estilo serpente.

Então é isso, eu vou continuar fã de Jackie Chan, Sammo Hung também é outro, mesmo tendo alguns filmes ruins na sua filmografia, mas isso é minha opinião, mas podem ter certeza que assistir a algum filme dele é uma experiência que não se esquece tão rápido. Veja o filme, ou algum outro filme dele, recomendo a fase chinesa, e divirta-se.

Até a próxima.

My Lucky Stars

Ficha técnica

Direção: Sammo Hung Kam-Bo

Roteiro:  Cheuk-Hon Szeto e Barry Wong

Elenco: Sammo Hung, Sibelle Hu, Jackie Chan, Richard Ng, Shui-Fan Fung, Biao Yuen

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment