Magic: The Gathering – E esse tal jogo, do que se trata?

Posted by:

avacyn-restored-innistrad-block

Quando me fazem uma pergunta do estilo: “E esse tal jogo, do que se trata?“, eu primeiro avalio a capacidade intelectual do interlocutor para utilizar uma das minhas respostas pré-elaboradas.

Se for alguém que não merece meu respeito, respondo prontamente: “é um jogo de monstrinhos“, ou “é tipo Yu-Gi-Oh!

Se for alguém que jogue alguma outra coisa e seja um potencial “planeswalker“, já tenho o cuidado de abordar o jogo pelas qualidades que possam atraí-lo, seja a mecânica perfeita, seja a arte das cartas que melhora a cada coleção, sejam as histórias de cada bloco, ou então a propaganda dos campeonatos amadores e profissionais.

Mas se for alguém que mereça o meu respeito mas não tenha nenhum potencial para o jogo (leia-se namorada e afins) eu tento abordar da forma mais científica possível, como a seguinte:

Ela – “E o tal jogo, afinal, do q se trata?”

Eu – O jogo se chama Magic, e é o primeiro jogo da sua categoria, os TCG: Trading Card Games. A ideia foi de um mestrando de matemática que queria inventar um jogo em que os recursos fossem diferentes para cada jogador. Perceba: em todos os jogos, os jogadores sempre jogam com os mesmos recursos: em jogos de tabuleiro com as mesmas peças (xadrez, damas, etc), em jogos de carta com o mesmo baralho (poker, pife, canastra, etc).

Assim, ele criou uma coleção de 350 cartas, de onde cada jogador deveria escolher apenas 60 para usar como seu próprio baralho. Essas 350 cartas estavam divididas em 5 grupos, cada um com uma estratégia própria para ganhar o jogo.

O objetivo do jogo é ser o primeiro a reduzir os 20 pontos do oponente a zero, utilizando essas diferentes cartas. Cartas que tiram mais pontos custam mais caro. Ou seja, é um jogo de estratégia onde a administração de recursos e o reconhecimento de oportunidades são essenciais. Em termos de complexidade, podemos comparar ao xadrez (tabuleiro) e o bridge (cartas).

Ao lado disso, as ilustrações e temas são muito convidativos, com aquele ar medieval e de fantasia, cada carta representando um personagem, seja um cavaleiro, um elfo, um mago, ou um dragão.

E você, já teve que explicar o que é magic para alguém? Como você fez?

magic: the gathering

1
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Nelson Lemos  julho 19, 2012

    Boa Andre! É dificil mesmo ter que explicar Magic para um novato. Eu sempre entro forte no flavor do mesmo, explicando que você é representa um poderoso mago capaz de andar entre os mundos e que controla uma ou mais cores da magia.

    Tarefa árdua, mas compensadora, quando você vê seus amigos jogando todos vidrados no jogo e discutindo a cosntrução de seus decks, é legal saber que foi você quem mostrou pra eles esse mundo.

    Fica ai também a dica para os jogadores serem legais com os novatos, terem paciência de explicar para eles coisas mais complicadas como a “pilha”, e dar dicas durante os jogos, especialmente efeitos que teriam sido melhor feitos no “passe”.

    Abraços e Keep Planeswalking. ;)

    reply

Add a Comment