Dungeon Monsters: The Card Game – A História do Jogo

Posted by:

O texto a seguir é a introdução do folheto de regras do Dungeon Monsters: The Card Game, onde eu narro os eventos que culminaram na criação do jogo, há 16 anos atrás. Confira:

Dungeon Monsters: The Card Game - Hidra

A história do baralho que você tem em mãos começou no final da minha adolescência, com uma atividade sem nenhuma relação com o mundo dos jogos.

Sou um ávido praticante de artes marciais desde os 13 anos de idade. Nestes 25 anos transitando por este mundo experimentei todas as formas de luta que surgiram pelo meu caminho (repito este mesmo comportamento obsessivo com jogos). Se uma chance surgia, lá estava eu: feliz pela oportunidade, sedento por aprender e pronto para ser agredido.

Dungeon Monsters: the Card GameGraças a este comportamento descobri que infiltrados na comunidade de imigrantes chineses da minha cidade, viviam exímios praticantes do que nós ocidentais chamamos de Kung-fu. A maioria deles vivendo de maneira anônima, como trabalhadores braçais de restaurantes e lanchonetes populares.

Após conseguir a aceitação desta comunidade restrita, fiz mais uma grande descoberta: além de exímios lutadores, os chineses são grandes jogadores. Antes ou após uma seção de Kung-fu, era normal relaxarmos e confraternizarmos jogando alguma coisa. Foi ai que adquiri o gosto pelo Mahjong e por um jogo de cartas, de nome impronunciável, mas extremamente divertido.

Nesse jogo não havia ganhadores ou perdedores e seu objetivo era extremamente simples – descartar todas as cartas da mão. Jogávamos usando um baralho modificado, apenas para nos divertir. Os participantes podiam entrar ou sair em qualquer rodada, sem atrapalhar em nada o andamento do jogo.

E o mais interessante, o jogo favorecia explicitamente quem estava vencendo e penalizava quem estava perdendo, mas sem comprometer em nada sua diversão e mecânica.

Antes de abrir minha loja de jogos nos anos90, aRocky Raccoon, conheci outra variante deste jogo, chamada de Presidente. Com o advento da internet e através de pesquisas descobri que este mesmo jogo possuía dezenas de versões, adaptadas por várias culturas através do mundo: Zheng Shangyou (o tal do nome impronunciável) na China, Dai Hin Min no Japão, Big Two nos Estados Unidos, The Hannah Game no Canadá, Tien Len no Vietnã e como mencionei anteriormente, Presidente no Brasil.

Meu interesse pelo RPG acabou levando a criação da minha própria versão doméstica do jogo, que ao invés das cartas comuns de baralho, utilizava criaturas extraídas das páginas do Livro dos Monstros de AD&D®.

Dungeon Monsters: The Card Game

Zumbi – Versão 1996 vs Versão 2012

Até mesmo Richard Garfield, pai do Magic: The Gathering lançou pela WotC uma versão do jogo, chamada The Great Dalmuti. Tichu , da 999 Games é outro exemplo comercial desta mesma família de jogos.

E agora, depois de ficar restrito somente ao meu grupo por mais de uma década, aqui está a versão comercial do meu jogo. Espero que vocês se divirtam com ela tanto quanto eu e meus amigos nos divertimos todos estes anos. Bons jogos!

O pré-lançamento do jogo vai acontecer nos dias 21 e 22 de julho de 2012, durante o World RPG Fest.

2
  Artigos Relacionados

Comments

Add a Comment