Eles Vivem (They Live! John Carpenter, EUA, 1988)

Posted by:

Quando eu trabalhava em uma videolocadora, alguns clientes sempre me perguntavam quais eram os meus 10 filmes favoritos de todos os tempos. Eu respondia que não tinha 10 filmes ou uma lista de filmes, porque essa lista poderia mudar e aqueles 10 filmes anteriores deixariam de ser os meus favoritos e isso me entristeceria, pois sou muito apegado à certas coisas.

theylive

Depois de certo tempo deixaram de me perguntar e até de falar comigo, já que eu deixei aquela aura de “qual serão os filmes preferidos dele?” e como eu não respondia ao contento deles, foi ficando para trás.

Mas, eu tenho sim um filme favorito (na verdade tenho mais) que entra facilmente na minha categoria Top 5 – e digo com orgulho que ele é considerado um tesouro nas videolocadoras*, pela dificuldade de ser encontrado: Eles Vivem!

Eles Vivem é um filme de ficção-suspense dirigido pelos uns dos meus diretores favoritos, John Carpenter, e conta a história de um trabalhador da construção civil John Nada (Roddy Piper) que arranja emprego em uma construção em Los Angeles e após a polícia destruir o quarteirão de uma região pobre onde vive, encontra uns óculos escuros e passa a enxergar alienígenas que já estariam no nosso planeta induzindo as pessoas a viverem uma situação de letargia e submissão.

they live

Quero dar aqui uma atenção especial aos óculos que faz com que as pessoas que o usem enxerguem os alienígenas que aqui estão: quem o usa além de fazer você ver os seres de outro planeta, também deixa você como se estivesse drogado, assim quando Nada entra para a resistência a fim de exterminar os invasores, as pessoas que não estão sabendo o que está acontecendo só o veem como um viciado assassino que está matando gente inocente. Depois a resistência aperfeiçoou o produto e fez eles como lentes de contato.

O filme tem um ritmo lento, deixando as cenas com mais ação para o fim do filme, inclusive a cena da luta entre John Nada e seu amigo Frank (Keith David) para fazer com que esse segundo coloque os óculos e perceba o que está acontecendo é uma das mais longas da história do cinema e uma das mais bacanas também. Isso sem falar que o filme é uma crítica ferrenha a sociedade de consumo, com cartazes, outdoors e revistas com dizeres como compre, consuma, gaste e outros. Nas notas de dólares está escrito Esse é seu deus. Genial!

Então para finalizar eu digo que aqui está mais um filme para assistirem em uma roda de amigos, e depois ficarem pensando porque não temos uns óculos legais como aqueles.

Até a próxima.

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment