Resenha – Os Vários Mundos de Neil Gaiman

Posted by:

Quem é o criador de “Sandman”, sucesso absoluto das HQs que em 1989 revolucionou o mundo do gênero e criou uma nova denominação, “Graphic Novels”, transpondo as fronteiras acadêmicas e colhendo elogios da crítica literária?

Neil Gaiman. Mistério, vertigem, desafio. Um gênio criativo de múltiplas faces, que transita das HQs para o cinema, do jornalismo de entretenimento para o romance, o conto e a fábula, a história de terror, a televisão e o cinema. Um agitador cultural que seduz multidões. Um dos dez maiores escritores pós-modernos. Este livro monumental se propõe a revelar as muitas faces de Gaiman, sua vida, sua obra, seu processo criativo, do homem ao criador, do adolescente leitor de romances de fantasia e mistério ao mito das HQs consagrado em todo o mundo. Fundamental, do início ao fim, para quem lê Gaiman e para quem, não tendo lido, não vai escapar de ler, um dia.

Os Vários Mundos de Neil Gaiman apresenta uma jornada através da colossal obra produzida por Neil Gaiman, do início de sua carreira nos anos 1980 até 2009 (ano em que o livro foi lançado).

Com entrevistas exclusivas e prefácio de Terry Pratchett (co-autor de Belas Maldições: As Belas e Precisas Profecias de Agnes Nutter, Bruxa), o livro apresenta uma visão detalhada dos quadrinhos, romances, filmes, contos, poemas e qualquer outra coisa que já tenha levado a assinatura de Gaiman.

Como qualquer fã de quadrinhos que se preze deve saber, Neil Gaiman é considerado um dos maiores autores de todos os tempos do gênero, exercendo uma enorme influencia na indústria.  Sandman foi um dos responsáveis diretos na revolução das graphic novel e trouxe um verniz de refinamento e respeitabilidade para a arte sequencial.

 

No entanto – e como indicado pelo nome, Os Vários Mundos de Neil Gaiman vai muito além dos quadrinhos. Os autores revelam histórias bem humoradas sobre o autor, com entrevistas de seus principais colaboradores, como Charles Vess, Dave McKean e Mark Buckingham, que também desenhou duas minisséries da Morte.

Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman

O livro nos dá um insight sobre a obscura disputa jurídica envolvendo o personagem Miracleman e a não tão obscura disputa jurídica contra Todd Mcfarlane, envolvendo questões de direitos autorais.

Há também uma grande análise dos trabalhos individuais do autor, de graphic novels ao episódio escrito para a série Babylon 5.

Os Vários Mundos de Neil Gaiman é um livro informativo, repleto de humor e uma longa entrevista final com o próprio homem. Simplesmente indispensável para qualquer fã.

Ficha Técnica:

Príncipe de Histórias: Os Vários Mundos de Neil Gaiman

Autores: Hank Wagner, Christopher Golden e Stephen R. Bissette.

Tradutor: Santiago Nazarian – 660 páginas – Geração Editorial

 

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment