Felidae – O Gato Detetive (Felidae, Alemanha, 1994)

Posted by:

Como já comentei em uma publicação anterior, meu objetivo aqui não é mostrar resenhas sobre filmes que se encontram “em cartaz” ou que ainda estão para serem lançados, e sim aqueles que eu assisti ao longo de minha vida (vou ao cinema desde meus nove anos) e que as pessoas ainda não viram ou tem curiosidade em saber do que se trata.

O filme que irei comentar hoje é um daqueles que na época, apesar de eu gostar bastante de animação, não me interessei muito por ele, mas um conhecido elogiou e pediu para que eu o assistisse. Olhei a capa, li a sinopse e fui ver qual era a história do filme e de tal modo,quando vi que ele era censura livre, já imaginei uma historinha de ação bonitinha com gatinhos. Ledo engano.

Felidae é um filme tenso, pesado e que poderia estar em qualquer prateleira de filmes de terror ou suspense, mas infelizmente por causa da mentalidade retrógrada de algumas pessoas que acham que filmes animados é somente para crianças, ele passa despercebido ou então fica no gênero infantil, lugar que ele realmente não deveria estar.

Felidae-O Gato Detetive (Felidae, Alemanha, 1994)

Francis, o gato detetive do título, é um animal que se muda com seu dono para um novo bairro e quando chega encontra outro gato morto em sua nova casa assim que coloca as patas lá. Movido pela curiosidade felina, outra boa sacada do roteiro, pois quem tem felinos em casa sabem como esses bichos são curiosos e não que de fato ele seja um detetive, Francis sai a investigar o que aconteceu com aquele gato e por que outros gatos estão aparecendo assassinados nas redondezas.

O roteiro tem um ritmo cadenciado, lembrando um pouco os filmes noir da década de 40 e os filmes de terror da Hammer dos anos 60 e 70, e isso pode parecer meio lento no começo, mas à medida que a história vai se desenrolando, a curiosidade em saber o que aconteceu com aqueles gatos mortos vai começar a fazer você sentir um calafrio na espinha. Até pensei em colocar um spoiler aqui, mas já acredito que isso acaba com a graça do filme para aqueles que não assistiram. Ah, sim, e evitem assistir ao filme dublado, perde muito na dublagem.

Para aqueles que gostam de um bom filme de mistério e não tem preconceito por ser ele uma animação, Felidae é um filme que depois de assistido renderá muita conversa com os amigos. Felidae também é comparado ao outro filme chamado Watership Down, de 1978, que ainda não assisti, mas pretendo em breve. E ambos os filmes são baseados em livros.

Até a próxima.

2
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Tárik  junho 9, 2012

    Fiquei bem interessado!!! Vou assistir assim que encontrar

    reply
  2. Viviane  dezembro 14, 2012

    Tem algum livro dessa história?Eu assisti metade em Alemão sem entender metade,estava ficando meio desconfortavel e desisti,mas o filme é interessante até onde eu vi.

    reply

Add a Comment