Alucinado (Chasing Sleep,2000)

Posted by:

Ed Saxon é um professor universitário que acorda de madrugada e percebe a falta da esposa. Ela não aparece até o dia seguinte. Preocupado, liga para a polícia e então começa a desenrolar uma trama onde as dúvidas são maiores que as certezas.

O filme Alucinado foi escrito e dirigido por um diretor iniciante chamado Michael Walker e Jeff Daniels faz o papel de Ed Saxon cuja esposa desaparecera.

O filme é uma trama sobre um crime onde as informações são liberadas pouco a pouco, mas com um roteiro linear, diferente de Amnésia, que tem um roteiro não linear (Memento, Christopher Nolan). Mas a semelhança maior deste filme é com o cinema de David Lynch.

Alucinado (Chasing Sleep,2000)

A medida que o filme vai desenrolando lentamente, vemos que os personagens vão dando pistas do que está acontecendo ou que vai acontecer, como no fato de Ed Saxon descrever para a polícia que Eve Saxon, sua esposa desaparecida, é loira, de cabelos lisos e estava usando suéter, aí então todas as mulheres que aparecem no filme têm essas características.

Assim que o tempo vai passando, descobrimos que Eve Saxon traía Ed com o professor de educação física, George Simeon, da universidade onde ele leciona, e isso começa a deixar ele um tanto quanto confuso e estressado. Ele começa a perder a noção do tempo, já quase não sai de casa, um detetive aparece para ajudá-lo, mas o detetive levanta mais questões do que respostas propriamente ditas. Entretanto o fato de ele não sair de casa não impede que ele chegue até a porta, como uma metáfora de que ele quer achar uma saída para o que está acontecendo com ele, mas o mais próximo que vemos dessa liberdade é um quarto cujo as paredes e o teto estão pintados de azul imitando o céu em um dia claro. Há também uma aluna, Sadie Crumb, que aparece na casa do professor e passa a ter relacionamentos com ele. Mais tarde a polícia avisa Ed que sua esposa fora encontrada morta.

Alucinado (Chasing Sleep,2000)

Então é a partir daí que começam a entrar os detalhes Lynchianos. Buracos aparecem no teto e nas paredes da casa, um dedo decepado é encontrado debaixo de um móvel, um bebê gigante aparece dentro da banheira e outras loucuras. Ed tenta montar um quebra-cabeças na sua mente, em uma teoria em que parte dele se sente culpado pela morte da esposa e outra onde ele acredita ser o assassino dela. E isso vai ficando cada vez mais confuso até o ponto de ele ver a si próprio pulando a janela do vizinho, como um simbolismo de que acontecia naquela casa teria se passado com ele.

Devo salientar também que a casa de Ed Saxon, em todos os aspectos é uma casa comum de uma pessoa de classe média, mas o curioso é o porão em que a medida que ele desce ele parece cada vez maior e mais profundo, em um aspecto que nos leva a acreditar que ele está se afundando cada vez mais em seus problemas.

Outro fato curioso deste filme é que todos os personagens tomam alguma espécie de remédios, alguns de substâncias mais leves e outros mais fortes, como psicotrópicos. O filme termina de um modo meio que inconcluso, levando o espectador a tirar suas próprias conclusões dele.

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment