Star Castle Para Atari 2600

Posted by:

D. Scott Williamson é um ex-funcionário da Atari, obcecado há décadas com o arcade Star Castle, um jogo extremamente popular nos fliperamas do início dos anos 80.

Em 1981, Howard Scott Warshaw, um conceituado programador da Atari, considerou impossível a tarefa de portar Star Castle para o Atari 2600. Ele acabou reorganizando seus elementos e produzindo um novo jogo, desenvolvido especificamente para o console.

Este jogo se tornou Yars’ Revenge, um dos jogos originais de maior sucesso do Atari 2600 (você pode jogá-lo online aqui).

Star Castle 2600

Décadas mais tarde e decidido a portar Star Castle para a extinta plataforma do 2600, Williamson garimpou seus antigos materiais de desenvolvimento da Atari e começou a tentar espremer o jogo em 8 kilobytes e acomodá-lo às peculiaridades do hardware do 2600 e das dos antigos aparelhos de televisão.

Depois de um longo e intenso período de trabalho, ele conseguiu produzir uma versão verossímil e jogável do Star Castle para Atari 2600.

Não satisfeito, ele aperfeiçoou seu código e se comprometeu a produzir uma versão física do jogo. Williamson construiu do zero seu próprio cartucho para Atari 2600, com direito a luzes piscantes incluídas em seus circuitos – e para garantir que essas luzes seriam visíveis durante o jogo, ele também produziu uma capa transparente para o cartucho.

Star Castle 2600 Cartucho

Williamson ainda se deu ao trabalho de produzir uma bela embalagem para empacotar seu Star Castle 2600.

Agora ele quer produzir em massa este maravilhoso anacronismo atemporal e iniciou um Kickstarter de 10 mil dólares para financiar a fabricação dos cartuchos, placas personalizadas de circuito, CDs (contendo versões do código que podem ser jogados em hardware moderno), manuais e caixas:

Eu fui inspirado por um dos maiores e mais influentes programadores de jogos de todos os tempos a fazer algo que ele julgou impossível. Eu não considero isso um projeto de desenvolvimento, mas sim uma peça alternativa de arte histórica, uma demonstração do que poderia realmente ter sido feito“.

Star Castle 2600 Box

Se você é um colecionador, pode obter um cartucho e jogar da maneira que foi concebido para ser jogado: em um Atari, com um joystick, na frente de uma TV (de preferencia bem antiga).

Se você é um jogador casual, pode jogá-lo em qualquer PC, com som e imagem perfeitamente claros e nítidos.

Se você é um desenvolvedor, o jogo acompanha o código fonte e a arte do CD – tudo o que você precisa para construir sua própria cópia do jogo.

Esta pode ser sua única chance para conseguir uma cópia do Star Castle 2600. Depois da campanha no Kickstarter não existem planos para produzir ou disponibilizar quaisquer cartuchos, CD ou materiais adicionais.

0
  Artigos Relacionados

Add a Comment