A Jornada de Daenerys Targaryen

Posted by:

Daenerys Targaryen

Com a publicação de um mapa semi-canônico produzido pela HBO para a série de TV Game of Thrones, agora é possível (pelo menos de maneira aproximada) dimensionar a jornada realizada por Daenerys Targaryen nos romances que compõe As Crônicas de Gelo e Fogo. Até agora, devido à ausência de mapas do continente oriental nos livros, este era um assunto muito discutido entre os fãs dos livros.

Atenção: se você acompanha somente a série da HBO, este artigo contém spoilers.

As escalas e as distâncias indicadas neste artigo são aproximadas. É importante ressaltar também que o mapa da HBO (baseado nos rascunhos feitos por George R.R. Martin) é canônico somente até Vaes Tolorro. A localização precisa de Qarth e das terras ao seu redor será esclarecida em The Lands of Ice and Fire  (que será lançado em outubro).

A Jornada de Daenerys

A Game of Thrones
Pentos – Norvos: 885 quilômetros (aproximadamente)
Norvos – Qohor: 804 quilômetros (aproximadamente)
Qohor – Vaes Dothrak: 3629 quilômetros (aproximadamente)
Vaes Dothrak – Lhazar: 1609 quilômetros (aproximadamente)

A Guerra dos Tronos começa com Daenerys e seu irmão Viserys vivendo na Cidade livre de Pentos como convidados do Magíster Illyrio Mopatis. Mopatis e Viserys arranjam o casamento de Daenerys com o Dothraki Khal Drogo. Eles então deixam Pentos e partem para cidade Dothraki de Vaes Dothrak, que fica cerca de 4800 quilômetros a leste, do outro lado do mar Dothraki.

O khalasar viaja através das estradas Valyrianas, passando pelas Cidades Livres de Norvos e Qohor ao longo do caminho. Eles, então, deixam as estradas Valyrianas e rumam externamente através da vasta floresta de Qohor (levando duas semanas para atravessá-la) antes de chegar ao limite extremo oeste do mar Dothraki.

O caminho tomado através do mar não é claro, com o mapa da HBO revelando a presença de um grande rio e uma área de lagos no meio do mar Dothraki. O khalasar pode ter circulado esta área ou simplesmente a atravessado pelo meio, em linha reta.

Drogo e Daenerys, em seguida, passam um período de tempo – no mínimo algumas semanas, mas possivelmente alguns meses – em Vaes Dothrak (onde Viserys é fatalmente coroado). O Khalasar Drogo atinge então o sul nas terras de Lhazareen, onde planeja fazer escravos e os conduzir rio abaixo até Meereen, a fim de vendê-los para financiar uma invasão a Westeros. Como sabemos, graças a Mirri Maz Duur, isto não aconteceu. Drogo é reduzido a um estado vegetativo, forçando Daenerys a colocar fim em sua miséria. O livro termina com a eclosão dos dragões em algum lugar ao sul das terras Lhazareen, na orla do Deserto Vermelho.

A Clash of Kings
Lhazar – Vaes Tolorro: 1367 quilômetros (aproximadamente)
Vaes Tolorro – Qarth: 724 quilômetros (aproximadamente)

Comparado com sua longa viagem no primeiro livro, A Clash of Kings vê Daenerys enfrentar uma jornada curta – mas muito mais difícil. Ela e seu muito reduzido khalasar tem que atravessar o Deserto Vermelho, uma paisagem agreste de desertos e planícies áridas que se estende em direção ao sul por mais de mil e duzentos quilômetros.

Felizmente seu khalasar encontra refúgio na cidade abandonada de Vaes  Tolorro (e os fãs podem debater a plausibilidade dos seguidores de Daenerys sobreviverem a uma viagem tão longa através de um terreno inóspito e com suprimentos limitados) e é capaz de reagrupar antes de completar a jornada para Qarth, a grande cidade que guarda os estreitos que ligam o Mar de Verão ao Mar de Jade.

No final do romance, Daenerys e seus seguidores embarcam no navio de Illyrio, planejando retornar a Pentos por mar.

A Storm of Swords
Qarth – Astapor: 4023 quilômetros (approximadamente – por mar)
Astapor – Yunkai: 362 quilômetros (aproximadamente)
Yunkai – Meereen: 262 quilômetros (definido)

Obviamente, o plano de voltar para casa por mar não foi exatamente um sucesso. Graças ao “Parecia uma boa idéia na época” de Sor Jorah Mormont de atracar na Baia dos Escravos e contratar o exército Imaculado, Daenerys acaba lutando em uma guerra não planejada, libertando dezenas de milhares de escravos, mas também trazendo enormes quantidades de morte e destruição às terras da Baía dos Escravos.

Isso culmina em seu plano para permanecer em Meereen e aprender a arte de governar.

A Dance with Dragons
Meereen – Pedra do Dragão: Distancia desconhecida, possivelmente algumas centenas de quilômetros.

Daenerys passa a maior parte do romance em Meereen, tentando encontrar uma forma de se livrar dos seus seguidores e de sair do atoleiro onde ela inadvertidamente caiu, e acaba sendo paralisada pela indecisão.

No final do livro ela faz uma viagem de várias centenas de quilômetros montada em seu maior dragão, Drogön, para o extremo sul do mar Dothraki.

Lá, ela busca refúgio em uma colina isolada e depois encontra o khalasar Dothraki  ao lado do seu dragão. E é aí que ela vai ficar até The Winds of Winter revelar o que acontecerá em seguida.

Total Aproximado: 13.665 quilômetros.

O mapa também levanta algumas questões interessantes sobre o que vai acontecer a seguir. Sabemos que haverá uma grande batalha em Meereen entre seus sitiantes e defensores, com os ironborn (e sua trompa mágica invocadora de dragões) e os mercenários de Tyrion cortejando como elementos imprevisíveis.

Voltando por terra, mar ou o ar, Daenerys pode encontrar o seu trabalho já feito quando chegar em casa, com a invasão de Westeros já iniciada pelos dez mil guerreiros da Companhia de Ouro comandados por seu sobrinho (alegado), Aegon VI.

Westeros e Essos

Fonte: http://thewertzone.blogspot.com.br

1
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Nelson Lemos  abril 25, 2012

    Fire and Blood!
    Fire and Blood.

    reply

Add a Comment