Let’s Draft!

Posted by:

Comecei a jogar Magic salvo engano em 1995. Pelas Eternidades, faz tempo… Na época estava rolando a expansão Era Glacial. Joguei uns bons 5 anos com meus amigos até Mascaras de Mercádia e então parei de comprar e acompanhar o desenvolvimento do jogo, ficando só com o RPG. Após 10 anos afastado do jogo, achei que seria bastante justo escrever meu primeiro artigo sobre o motivo que me trouxe de volta a mesa do Magic: o draft.

Let’s Draft!

Para quem não conhece o draft é uma forma divertida de jogar Magic. As origens desse formato se encontram dentre os designers de Miragem e Visões (outras expansões de Magic) que, além de jogar Magic, eram colecionadores de cards de beisebol e jogavam um jogo com essas cartas, no qual escolhiam de uma em uma quais cartas de jogadores iriam pegar para formar seu time. Não demorou muito para eles começarem a draftar Magic…

Ao invés do estilo tradicional, que consistem em construir um deck de no mínimo 60 cartas e levar para jogar com os amigos, no draft cada jogador recebe 3 boosters e senta ao redor de uma mesa, onde irá montar na hora um deck de no mínimo 40 cartas. Para isso, é necessário que cada jogador leve um maço de terrenos básicos, digamos, 12 de cada tipo – já que você não sabe a priori quais serão as cores do seu deck. Para começar o draft, o primeiro booster é aberto e cada jogador irá escolher (pick) uma das 15 cartas para ficar com ela e passará as restantes ao jogador sentado a sua esquerda, recebendo por sua vez 14 cartas do jogador a sua direita. O processo se repete até que todas as cartas do pacotinho tenham sido escolhidas. No segundo booster, ao invés de passar as cartas à esquerda, passa-se a direita e finalmente no último booster o sentido de giro volta a ser pela esquerda.

draft sequence

Acho que o draft é bastante atrativo porque ele elimina uma das reclamações mais comuns dos jogadores de Magic que é ter de duelar contra decks caros e apelões. No draft você conta apenas com suas habilidade de fazer escolhas e com um pouquinho de sorte (porque, claro, abrir uma rara mítica no primeiro booster costuma ajudar MUITO).

Para os que ficaram interessados e nunca jogaram esse formato, fica a dica de começar com boosters básicos, ou Core Set. Assim, descole ai 3 boosters de Magic 2012 e 4-8 amigos e comecem a draftar. Geralmente a premiação de um draft consiste, ao final da partida, em reunir todas as cartas raras de todos os jogadores num bolão, e essas são distribuídas entre os top players. Particularmente, eu e meus amigos gostamos mais de comprar um quarto booster por participante que fica para a premiação, mas claro que a premiação pode ser até um único booster para o primeiro lugar.

boosters magic

Quando eu descobri esse formato de jogo, convidei vários amigos meus para montarmos um mini torneio. Com isso não só eu voltei com força para o ambiente desse fascinante card game como formei um grupo de jogo que está firme e forte até hoje e tive o prazer de trazer amigos que não conheciam o jogo para o multiverso do Magic. Espero que o mesmo se estenda a muitos leitores também.

Vou ficando por aqui. Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre esse formato e se haveria interesse em artigos mais técnicos, falando sobre estratégias de draft, por exemplo.

Grande abraço,

Nelson DeckMaster

Nelson Lemos, DeckMaster

 

4
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Nelson Rosenberg  março 22, 2012

    Aew, meu xará artigando Magic, que orgulho. Tive o prazer de ser um dos participantes desse primeiro draft, que aliás, também me colocou de volta ao jogo, pois já estava fora desde 4 edição e Terras Natais.

    Bom, não tenho muito mais a dizer, meu xará ja tocou nos pontos mais importantes do draft. So quero ressaltar o quanto um draft é divertido realmente pela parte de ficar repassando os pacotinhos, a tensão de passar uma carta boa, as doidera que você não acredita que te passaram, etc. É uma ótima forma de reunir os amigos.

    Um abraço.

    reply
    • raccoonin  março 22, 2012

      Falou tudo, jogar sempre é uma ótima forma de reunir os amigos. Com draft fica melhor ainda…

      reply
    • Nelson Lemos  março 22, 2012

      Thanks bros. ^^

      reply
  2. Tárik  março 23, 2012

    Legal Nelson!! To aguardando o proximo artigo!

    reply

Add a Comment