As Melhores Tiras Online

Posted by:

Agora que os jornais impressos estão oficialmente mortos (você ainda lê Jornal!? e tem acesso a internet? não achei que essa combinação fosse possível) o lugar a ir pra ler tirinhas matinais (ou notívagas) é a WWW.

Incluí apenas tiras que ainda estão em produção e que são disponíveis totalmente de graça na internet. Então nada de Calvin e Haroldo, Peanuts e Angeli.

Eis algumas das minha preferidas:

A melhor de todas por seus belos desenhos, imaginação sem limites e humor seco e maldoso com certeza é The Perry Bible Fellowship. Vários dos desenhos circulam no meu Face desde a época em que ele se chamava Orkut.

Infelizmente o autor abandonou a tirinha online e publica uma a cada seis meses… ainda assim é genial e geralmente bem acessível.

The Perry Bible Fellowship

Essa tira acima ilustra pra mim quase TODAS as adaptações históricas pro cinema, objetos que só existiam em Roma a partir de 122 dc em um filme que se passa em 30 ac… quem sabe a diferença? 150 anos não é nada! A zebra é só uma liberdade artística…

Se as pessoas te chamam de nerd, geek, se você faz refêrencia a coisas que só seus colegas de faculdade entendem então nada é melhor que XKCD.

Algumas tiras tem referências obscurissímas do mundo Geek, quase nada de cultura POP aqui, não tem cinema e quadrinhos – estou falando de Primer, Números Binários, Black Sheep, Etimologia e Teoria de Grupos. De vez em quando eles fazem umas publicações que tem tanta pesquisa por trás que mais parecem teses de doutorado em formato de quadrinhos (como essa).

XKCD

Faltam uns 270 dias pra todos esqueceram quem são esses maias… mal posso esperar.

Agora se você é um gamer já deve conhecer Penny Arcade. Eles são um fenômeno lá nos EUA, com uma das maiores convenções de games do mundo levando o seu nome – mas eles começaram com um humilde quadrinho.

Considerando a popularidade do site eu fico surpreso com os temas fortes que eles tratam uma vez ou outra, como aborto, bestialidade e estupro. E muitas vezes não apresentam uma visão convencional.

Apesar de hoje Gabe e Tycho serem poderosos ainda não perderam a habilidade de falar francamente, como quando receberam uma edição especial do Nintendo DS com um jogo para eles testarem e perguntaram se esse suborno já não deveria vir com a nota que a EA queria que eles dessem pro jogo.

Penny Arcade 2

Um slogan efetivo para o Windows 7

 

Se você vive a idílica vida acadêmica de bolsista, seja na Europa, seja no Brasil só tem uma tirinha pra você: PHD Comics.

Ela geralmente é esotérica ou até absurda para as pessoas que nunca viveram a vida como ela foi feita pra ser vivida, dentro de escritórios e laboratórios empoeirados de uma faculdade.

Adoro quando o autor visita universidades e centros de pesquisa e faz uma série de quadrinhos “documentais” sobre os assuntos tratados lá.

phd

Minha série nacional favorita é Malvados, mas eu prefiro ela no começo, acho que era melhor. São algumas das melhores tiras que já vi na vida. Se puder compre os dois livros dos Malvados, tem pra vender no site.

Malvados

Malvados

Algumas das minhas tiras favoritas de todos os tempos vem do Laerte pós-pirar-total.

Eu achava as tiras do Mestre Laerte antes de sua transformação muito ruinzinhas. Melho que a média mas nada demais. Sei lá. Depois que ele enlouqueceu (o filho morreu, passou a se vestir de mulher, etc…) ele ficou muito mais interessante. Hoje todas as tiras dele que eu entendo eu amo! Isso significa que quase 10% dos quadrinhos dele eu amo porque a maioria é difícil de saber o que ele quis dizer. Mas vale a pena!

laerte

Com certeza não é pra todo mundo, cheio de escatologias e palavrões o Talk To Himself Show, com Alan Sieber, pode afastar muita gente, mas se você passar por cima desses incômodos vai achar uma crítica ácida do comportamento humano.

Se eu pudesse pedir pra você ler apenas um texto hoje, leia o relato autobiográfico sobre a infância dele.

Talk To Himself Show

O site Ryo Tiras tem algumas tiras memoráveis e bem filosóficas.

ryo tiras

Entendo essa sensação…

Apesar de já estar no espectro “profundo demais pra uma tirinha” pro meu gosto, tem algumas tiras do Rafael Sica que vão além da meditação zen “não era pra vc entender mesmo” que existe na maioria dos posts dele e as vezes consegue atingir em cheio alguns assuntos bem complexos.

Rafael Sica

Existem ainda vários que eu puderia citar, mas em minha opinião esses são os melhores. Alguma sugestão de algum site que esqueci ou ignorei fiquem a vontade pra postar abaixo.

4
  Artigos Relacionados

Comments

  1. Ismael  março 21, 2012

    Malvados é minha preferida de todos os tempos. Eu mesmo gostaria de saber desenhar porque já imaginei uma tirinha ou outra hahaha. Sem habilidade para o negócio artístico visual =(

    reply
    • Tárik  março 22, 2012

      Malvados já foi a minha preferida… ainda acompanho e adoro, mas nos primórdios era uma obra prima! E acho até engraçado vc usar “malvados” como exemplo de quem sabe desenhar, haha. O André melhorou muuuuuito com o tempo mas algumas das melhores tiras Old School dos malvados são tipo essa http://www.malvados.com.br/index46.html. Quando ele começou os desenhos eram ultra toscos, nenhum quadrinho tinha fundo, ele repetia os desenhos de uma semana pra outra só trocava os balões e eu achava melhor que agoro que é colorido bonitinho. Essa aqui é incrivelmente genial e é praticamente um desenho P&B que parece ter sido feito por uma criança bebada, e ele é ctrl+c ctrl+v nos três quadrinhos: http://www.malvados.com.br/index465.html
      Tenta lá!
      Abraço

      reply
  2. Cassiano Oliveira  março 21, 2012

    Olá! Acompanho sempre o site e ainda não havia parabenizado: PARABÉNS!

    Olha, faltaram algumas tirinhas memoráveis!

    Punny Parker – http://punyparker.blogspot.com.br/
    Bichinhos de Jardim – http://bichinhosdejardim.com/
    RyoTiras – http://ryotiras.com/
    Tirinhas do Zodiaco – http://tirinhasdozodiaco.blogspot.com.br/

    reply
    • Tárik  março 22, 2012

      Olá Cassiano. Obrigado pelo seu post!

      Eu inclui a RyoTiras apesar de não ter discursado muito sobre ela eu acompanho sempre tb, é muito boa mesmo.
      Minhas críticas das suas sugestões:
      A “Tirinhas do Zodíaco” está na mesma categoria de “The Order of the Stick” pelo fato de ser muito, muito específica. Por esse mesmo motivo duelei comigo sobre colocar a “PhD” na lista mas achei que ela tinha apelo universal suficiente mesmo sendo voltada para a academia.
      A “Bichinhos de Jardim” eu tb gosto, acho divertida.
      Essa “Punny Parker” eu não conhecia… dei uma olhada e achei interessante, vamos acompanhar e ver.

      reply

Add a Comment